O Plano Estratégico de Atuação Integrada Estadual, que será utilizado na operação das forças de segurança do Espírito Santo nas eleições deste ano, foi entregue pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp) ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE-ES) nesta semana.
O documento tem como objetivo garantir a segurança durante o período eleitoral no Espírito Santo. O secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, Leonardo Damasceno, realizou a entrega na última segunda-feira (2) para o presidente do TRE-ES, desembargador Carlos Simões Fonseca. O encontro ocorreu na sede do TRE, em Vitória.
O primeiro turno das eleições ocorrerá em 06 de outubro e o segundo, caso haja, está previsto para 27 de outubro. Em 2024, brasileiros vão às urnas para escolher prefeitos e vereadores.
LEIA TAMBÉM:
>> Weverson tem que tirar propaganda do ar por excesso de Vidigal
>> Candidatos de Cariacica são proibidos de usar imagem de Bolsonaro
>> Segurança, postos de saúde e meio ambiente são prioridades para os capixabas
O planejamento da operação é realizado pela Sesp, em apoio e parceria com o TRE-ES e será o norteador para o planejamento e a execução de ações e operações direcionadas aos eventos relacionados ao processo eleitoral até o fim do segundo turno. Todas as ações relacionadas à segurança do pleito estão previstas no Plano, bem como a função de cada órgão envolvido no evento.
Esse trabalho será desenvolvido de forma multisetorial, reunindo instituições das esferas federal, estadual e municipal. Desta forma, o objetivo é prevenir e coibir a adoção de condutas eleitorais irregulares ou ilegais, apoiar autoridades e garantir que o processo eleitoral transcorra de modo pacífico e seguro.
O secretário Leonardo Damasceno afirmou que espera mais um ano de boa atuação das forças de segurança, na garantia do momento mais importante da democracia, que é o direito ao voto e à eleição dos representantes da população.
“Foram meses de planejamento, que resultaram neste plano integrado que vai nortear as ações da Operação Eleição 2024. Estaremos a postos, nos dias de votação, acompanhando durante todo o tempo o que vai acontecendo no Espírito Santo, de norte a sul, para garantir que tudo ocorra dentro da normalidade”, ressaltou Damasceno.