instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Posso votar com CNH Digital? Veja os documentos válidos para as eleições

O Folha Vitória procurou a Justiça Eleitoral para responder a essa e outras questões e ajudar os eleitores

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Na hora de ir às urnas, muitos eleitores ficam em dúvida com relação a quais documentos são válidos e se podem apresentar versões digitais para votar. É possível, por exemplo, usar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) digital?

O Folha Vitória procurou o Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo (TRES-ES) para responder a essa questão e ajudar os eleitores.

De acordo com o TRE-ES, qualquer documento oficial com foto é considerado válido, e no caso de versões digitais, que precisam ser apresentadas por meio de celular, é necessário apenas exibir a documentação durante a identificação do eleitor.

Depois, o aparelho eletrônico permanece com o mesário, até que o momento do voto seja concluído.

O TSE, por meio da Resolução nº 23.736/2024, lista os documentos que serão aceitos como forma de comprovação de identidade no dia da votação:

  • Carteira de identidade
  • Identidade social
  • Certificado de revista
  • Carteira de trabalho
  • Carteira nacional de habilitação
  • Passaporte ou Carteira de categoria profissional reconhecida por lei

E-título e certidões de nascimento ou casamento são válidos?

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ressalta que certidões de nascimento ou de casamento não são consideradas válidas como prova de identidade na hora de votar.

Além disso, o cadastro biométrico não será exigido no momento de votação. Basta estar com o título eleitoral regular e apresentar um documento oficial com foto aos mesários.

A medida foi pensada para que, mesmo quem não tenha concluído a biometria, tenha acesso ao processo eleitoral. Dados da Justiça Eleitoral mostram que pouco mais de 129 milhões de pessoas já têm a biometria registrada.

Para tirar essas e outras dúvidas, basta conferir o material produzido pelo Folha Vitória, com 10 dúvidas e respostas para esclarecer antes de votar nas eleições municipais de 2024.

Veja Também