O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dará início nesta terça-feira (10) ao processo de assinatura e lacração de todos os sistemas que serão utilizados nas eleições municipais de 2024. O evento público é um marco importante na preparação do processo eleitoral, garantindo a segurança e autenticidade dos programas utilizados nas urnas eletrônicas e outros sistemas.
Durante a cerimônia, que será conduzida pela presidente do TSE, ministra Cármen Lúcia, os sistemas serão apresentados a entidades fiscalizadoras na forma de programas-fonte executáveis. Após a conferência e validação, esses programas serão assinados digitalmente e lacrados. O processo visa assegurar que, no dia das eleições, o voto registrado nas urnas eletrônicas seja computado de forma totalmente segura e confiável.
LEIA TAMBÉM:
>> Vagas em creche e qualidade do ensino: os desafios na educação para os futuros prefeitos no ES
>> Você sabe a diferença entre federação e coligação?
>> Candidato é impedido de disputar prefeitura de Itapemirim; entenda
Segurança das urnas eletrônicas
O foco do TSE é garantir a confiança no processo eleitoral, especialmente no Sistema Transportador, responsável por transmitir os dados das urnas para os Tribunais Regionais Eleitorais (TREs). Os programas das urnas eletrônicas também serão lacrados e armazenados na sala-cofre do Tribunal, garantindo sua inviolabilidade.
Além da assinatura e lacração física e digital, o TSE disponibiliza online os resumos digitais dos sistemas lacrados, permitindo que qualquer pessoa possa verificar se os programas utilizados no dia das eleições são idênticos aos que foram lacrados, promovendo maior transparência.
A cerimônia marca o encerramento do desenvolvimento dos sistemas, a fixação prática dos programas e serve como base para futuras verificações de integridade.
*Com informações do Portal R7.