Na reta final da campanha eleitoral do segundo turno para definir quem será o novo prefeito da Serra, a Rede Vitória realizou um debate entre os candidatos nesta quinta-feira (24), nos estúdios da TV Vitória/Record, a partir de 18h20 (horário de Brasília). Participaram do debate os candidatos Pablo Muribeca (Republicanos) e Weverson Meireles (PDT).
VEJA O DEBATE:
O debate foi transmitido ao vivo na TV Vitória, tendo transmissão simultânea na capa do Folha Vitória e nas plataformas do Youtube e Instagram do Folha Vitória. O debate teve três blocos, e foi mediado pela apresentadora do Jornal da TV Vitória, Juliana Lyra.
LEIA TAMBÉM:
>> TSE aprova envio de tropas federais para três cidades no segundo turno
>> Eleitores não podem ser presos a partir desta terça
>> Voto para quem completa 18 anos entre os turnos é obrigatório; entenda
Dinâmica do debate
O primeiro bloco será uma rodada de confronto direto entre os candidatos, com tema livre, no formato de pergunta, resposta, réplica e tréplica.
O segundo bloco será composto por perguntas de jornalistas da Rede Vitória, que abordarão temas diversos. O candidato que vai responder à primeira pergunta será decidido em sorteio prévio na presença de representantes da campanha. O outro candidato vai comentar a resposta e seu adversário terá direito à réplica.
O terceiro bloco também será de confronto direto entre os candidatos, mas com tema definido ao vivo por sorteio, na hora do debate. O assunto vai precisar ser diferente dos abordados no bloco anterior. A ordem das respostas será definida por sorteio prévio.
Ao final do terceiro e último bloco, os candidatos terão um minuto e meio para realizarem suas considerações finais, sendo que a ordem será definida através de sorteio prévio.
Regras do debate
Pelas regras do debate, fica proibido aos candidatos exibir qualquer objeto, documento, imagem ou demais acessórios que apoiem a argumentação no debate, sob pena de ter a participação interrompida e a palavra dada ao outro candidato.
É proibido palavrões, palavras obscenas, uso de apelidos e expressões pejorativas para se referir ao outro candidato. Quem descumprir as regras receberá punição de 30 segundos, que serão descontados das considerações finais.
O postulante a prefeito que receber três punições perderá automaticamente o direito às considerações finais, e caso receba uma quarta punição, poderá ser expulso do debate.
O candidato que considerar ter sofrido difamação ou injúria durante o debate poderá solicitar ao mediador o direito de resposta. Uma comissão formada pela Gerência de Jornalismo e Departamento Jurídico da Rede Vitória definirá se cabe o direito de reposta. A resposta será de 30 segundos e será feita assim que sair decisão favorável.
Em caso de agressão física, os organizadores do debate poderão realizar a expulsão imediata, podendo também decidir por encerrar o evento, ou prosseguir como sabatina do outro candidato.