A Serra terá como vice-prefeita a partir de 2025 uma delegada de polícia aposentada. Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno tem 53 anos e atuou na Delegacia da Mulher e na Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres.
LEIA TAMBÉM:
Sueli Vidigal passa mal durante votação na Serra e está internada na UTI
Weverson Meireles é eleito prefeito da Serra com 60,48% dos votos válidos
Derrotado, Muribeca chora e diz que entra para a história por “ter furado a bolha”
Natural de Colatina, Gracimeri iniciou a carreira como delegada de Polícia Civil em 1999, e conta que tem a mãe como maior exemplo, e que os pais a inspiraram a ser policial.
“Minha mãe foi, sem dúvida, a minha maior inspiração. Ela enfrentou as dificuldades de ser mãe solo, trabalhando em dois empregos enquanto estudava à noite. Sua luta e dedicação me ensinaram a nunca desistir dos meus sonhos, por mais difíceis que parecessem. Foi vendo o exemplo dela que decidi seguir a carreira policial, assim como meu pai”, pontuou.
A delegada aposentada afirma também que enxerga a presença de mulheres na política como essencial, e que é fundamental trazer mais vozes femininas para a vida pública da Serra.
“A presença feminina nos espaços de decisão é essencial. As mulheres trazem uma perspectiva única, especialmente em temas relacionados à segurança, saúde e educação. Na Serra, onde ainda temos uma forte cultura masculina, precisamos de mais vozes femininas para garantir que as questões que afetam diariamente as mulheres sejam discutidas e resolvidas com sensibilidade e eficácia”, declarou.
Diálogo com as forças de segurança
Gracimeri declarou, também, que a principal meta como vice-prefeita eleita é fortalecer o diálogo entre a comunidade, e as forças de segurança do município, e que quer focar em questões que envolvem a juventude serrana, como o alto índice de encarceramento de adolescentes, e a gravidez precoce.
“Minha principal meta é fortalecer o diálogo entre a comunidade e as forças de segurança, trazendo uma abordagem mais humana e inclusiva. Quero focar na juventude, abordando questões como o alto índice de encarceramento de adolescentes e a gravidez precoce”, disse.
A delegada aposentada foi chefe da Polícia Civil do Espírito Santo entre 2015 e 2016, Ouvidora Geral de Segurança Pública do Estado, e Subsecretária de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo.