instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

“Sou contra aborto, linguagem neutra e ideologia de gênero”, diz Weverson em debate

Fala do candidato do PDT foi em resposta à pergunta de Muribeca sobre alteração do plano de governo do adversário no tema LGBTQIAPN+

O candidato à Prefeitura da Serra pelo PDT, Weverson Meireles, afirmou ser cristão e se opor ao aborto, linguagem neutra e “ideologia de gênero” durante debate realizado pela Rede Vitória nesta quinta-feira (24). A declaração foi em resposta a uma indagação do adversário Pablo Muribeca (Republicanos).

Muribeca questionou Weverson sobre a alteração de seu plano de governo, especificamente sobre a retirada de todas as citações de políticas públicas e programas destinados à população LGBTQIAPN+ do texto, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O candidato do PDT, por meio de uma petição ao TSE assinada pelo seu advogado, Rodrigo Barcellos, o candidato pediu a alteração e também a inclusão de um novo plano de governo.

LEIA TAMBÉM:

Weverson tira “LGBTs” do plano de governo: “Interpretações equivocadas”

TEMPO REAL | Muribeca e Weverson se enfrentam em debate na Rede Vitória

Futura: Weverson tem 57,3% dos votos válidos e Muribeca 42,7% no 2º turno na Serra

Em resposta, Weverson Meireles disse ser evangélico e ser contra pautas como a legalização do aborto e liberação das drogas. Segundo ele, a adaptação em seu plano de governo foi realizada justamente por afirmações de Muribeca, as quais ele definiu como narrativas.

“Reafirmo aqui os meus valores, como evangélico que sou: sou contra o aborto, contra a liberação das drogas, sou a favor da vida. Sou contra a ideologia de gênero nas escolas, sou contra a linguagem neutra. Mas ele (Muribeca) se esconde atrás dessa narrativa, porque não tem propostas”, disse.

Ainda segundo Meireles, o adversário tenta estabelecer uma narrativa e chamou Muribeca de campeão de mentiras e de fake news, além de reiterar que o candidato do Republicanos já responde a mais de 20 processos.

“Vem uma narrativa mentirosa e eu respondo com propostas, ele já é o campeão das mentiras, da fake news, mais de 20 processos. E essa é mais uma narrativa que ele tenta colocar na cidade para esconder a falta de propostas”, disse Weverson.

Em contrapartida, Muribeca afirmou que o candidato pedetista alterou seu plano de governo para conseguir se apropriar de votos de eleitores cristãos.

“O senhor buscou retirar o que estava promovendo da comunidade LGBTQI do seu plano de governo para poder se apropriar do voto dos cristãos, para poder ficar bem com os cristãos, mas você tinha feito um compromisso com a comunidade LGBTQI, você apertou a mão e fez compromisso, e agora por conta do processo eleitoral, se desfaz deles”, disse.

A coluna De Olho no Poder, de Fabi Tostes, listou os pontos de mudança no plano de governo de Weverson. Veja abaixo:

1 – Citação ao que já tinha sido feito pelo município

PLANO ANTIGO:

Pilar 2 – Direitos Humanos e Cidadania Cenário atual

As políticas de Direitos Humanos avançaram no município da Serra com o fortalecimento dos espaços de participação popular como os conselhos de direitos, fóruns e comitês. A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania criou o Comitê Intersetorial de Acompanhamento da Política Municipal para Pessoas em Situação de Rua (CIAMPRUA), reativou o Conselho Sobre Drogas (COMSOD) e fortaleceu o Conselho de Direitos Humanos, o Conselho da Juventude e o Fórum LGBTI+.

A importância de políticas públicas voltadas para esses públicos é que, segundo o IBGE, em nosso município residem 116.519 jovens entre 15 e 29 anos; dez por cento da população se reconhece como LGBTI+; cerca de 400 pessoas estão em situação de rua e, entre elas, pessoas em estado de uso abusivo de álcool e outras drogas; reforçamos as políticas de direitos humanos com base nas notificações nos casos de violência interpessoal/autoprovocada de munícipes de Serra no Sistema de Informação e-SUS VS, totalizando 52,69 notificações por semana.

PLANO NOVO:

Pilar 2 – Direitos Humanos e Cidadania Cenário atual

As políticas de direitos humanos avançaram no município da Serra com o fortalecimento dos espaços de participação popular como os conselhos de direitos, fóruns e comitês. A Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania criou o Comitê Intersetorial de Acompanhamento da Política Municipal para Pessoas em Situação de Rua (CIAMPRUA), reativou o Conselho Sobre Drogas (COMSOD) e fortaleceu o Conselho de Direitos Humanos, o Conselho da Juventude.

A importância de políticas públicas voltadas para esses públicos é que, segundo o IBGE, em nosso município residem 116.519 jovens entre 15 e 29 anos; cerca de 400 pessoas estão em situação de rua e, entre elas, pessoas em estado de uso abusivo de álcool e outras drogas; reforçamos as políticas de direitos humanos com base nas notificações nos casos de violência interpessoal/autoprovocada de munícipes de Serra no Sistema de Informação e-SUS VS, totalizando 52,69 notificações por semana.

2 – Metas e políticas públicas para o mandato

PLANO ANTIGO:

Implantar o Tripé da Cidadania LGBTI+ com a criação do conselho, cargo representativo na gestão municipal e o plano municipal;
Projeto “Esse é meu Nome”: Realizar campanhas de sensibilização e combate à LGBTfobia, promovendo o respeito à diversidade sexual e de gênero;
Fomentar o diálogo e a colaboração com organizações LGBT+ dentro dos territórios para identificar e atender às necessidades específicas da comunidade.

PLANO NOVO:

Realizar campanhas de sensibilização e combate a qualquer tipo de discriminação, promovendo o respeito e promovendo a cultura da paz.

Veja Também