instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Logotipo Eleições 2024

VLT, escola militar e até voucher para academia: as promessas dos candidatos da Serra

Veja as propostas dos candidatos a prefeito da cidade nas áreas de mobilidade urbana, saúde, segurança, geração de empregos e educação

Arte: Folha Vitória

O que pode ser feito para melhorar a saúde, a segurança, educação, mobilidade urbana e a geração de emprego na cidade da Serra? Essas são algumas das áreas consideradas prioritárias pelos eleitores da cidade, segundo pesquisa Futura, e os candidatos a prefeito têm propostas para cada uma delas.

O Folha Vitória levantou com Antonio Bungenstab (PRTB), Audifax Barcelos (PP), Igor Elson (PL), Pablo Muribeca (Republicanos), Professor Roberto Carlos (PT), Weverson Meireles (PDT) e Wylson Zon (Novo) o que eles prometem fazer para resolver os gargalos desses setores.

Dentre as propostas estão construção de mergulhões para desafogar o trânsito, corredor exclusivo para ônibus, patinetes elétricos públicos, abertura de concursos, discussão sobre implantação de VLT (veículo leve sobre trilho), ampliação de vagas nas escolas, inclusive com escola cívico-militar, mais serviços para pessoas do espectro autista e também criação de vouchers em parceria com academias.

A Serra, que é o município mais populoso do Espírito Santo, é uma cidade marcada pelo rápido crescimento urbano e industrial, e enfrenta desafios.

Veja abaixo um resumo das propostas dos candidatos para essas cinco áreas prioritárias e também acesse todo o programa de governo dos postulantes, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Audifax Barcelos (PP)

EDUCAÇÃO: novas unidades e atividades voltadas à ciência e tecnologia, comunicação, inclusão e
socialização, com o foco na alfabetização até o segundo ano. Vamos trabalhar educação junto à Assistência Social, Cultura, Esportes, Saúde, Tecnologia, Emprego e Renda, Trânsito, Meio Ambiente, Conselho Tutelar e MP, direcionando estudantes e suas famílias. Também vamos ampliar vagas nas creches e criar um Centro de Referência com especialidades voltadas ao desenvolvimento de estudantes no espectro autista.

GERAÇÃO DE EMPREGO: com a Reforma Tributária prevemos uma queda de R$ 300 milhões na
arrecadação. Terei uma excelente equipe técnica para captar recursos públicos e privados e, assim, gerar emprego, renda e aumento na arrecadação do município. Jacaraípe e Nova Almeida, por exemplo, estão de braços abertos para novos investimentos, que chegarão com as crescentes atividades portuárias de Serra, Aracruz e Linhares. A Serra merece contar com a experiência de quem já enfrentou pandemia,
crises nacionais e o fim do Fundap, sempre com investimentos superiores a 25% do orçamento.

MOBILIDADE URBANA: nossa mobilidade urbana ainda é dominada pelo transporte individual e pelo fluxo de veículos de cargas. Vamos aumentar a frota e infraestrutura do transporte coletivo, ampliar ciclovias e incentivar formas sustentáveis de mobilidade. Teremos melhorias nos principais gargalos da BR-101, com mergulhões de ligação: do Civit I ao Civit; da BR com as avenidas Brigadeiro Eduardo
Gomes e Dos Metalúrgicos e nos cruzamentos com a Avenida Eldes Scherrer e da Norte Sul com
João Palácio e Rio Amazonas, em Hélio Ferraz, além da busca por recursos para a terceira via de
ligação da Serra com Vitória.

SAÚDE: nossa gestão terá a saúde na linha de frente das prioridades, com foco na Atenção Primária,
que vai aumentar a cobertura em 80%. Vamos manter o abastecimento de medicamentos, insumos e odontologia constantemente acima de 95%, além de ampliar especialidades, incluindo mutirões e melhorias na oferta de exames complementares. Além de reformas na estrutura física da rede, vamos incorporar às prioridades da gestão atenção à saúde mental e ao bem-estar animal. Nas ações, um novo CCZ, com espaço Inter setorial para o bem-estar animal e o aprofundamento do suporte oferecido a pacientes neuro divergentes.

SEGURANÇA: implementar a “Guarda 24 horas”; reestruturar a Central de Controle Operacional de Videomonitoramento; criar os programas “Patrulha Maria da Penha” (botão do pânico), “Comércio Seguro” e “Retorno Seguro” (locais e horários de maior vulnerabilidade), com mais bases móveis da Guarda Civil Municipal; Instituir no ensino municipal conteúdos de prevenção ao uso de drogas e à violência doméstica; estabelecer o Plano de Cargos e Salários e um Fundo Municipal para garantir saúde, qualificação, estrutura e equipamentos aos agentes da Guarda.

Confira do programa de governo completo: Propostas de governo.

Igor Elson (PL)

EDUCAÇÃO: vamos estabelecer novas e mais ambiciosas metas de aprendizagem para os alunos que estudam nas escolas municipais, dando aos estudantes serranos protagonismo regional e nacional. Vamos instituir o Programa Municipal das Escolas Cívico-Militares, onde os estudantes serão preparados para serem cidadãos conscientes e atuantes. Teremos contraturno escolar em cinco eixos: fortalecimento de vínculos, educação, esportes, artes e música, que será implementado via terceiro setor, priorizando as áreas com alto índice de vulnerabilidade.

GERAÇÃO DE EMPREGO: queremos promover o uso adequado da política de incentivos, que estimulem a permanência e atração de novas empresas, principalmente nas regiões carentes. Estabelecer mecanismos para a atração de empresas de base tecnológica, incluindo startups, oferecer incentivos fiscais para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Vamos apoiar, capacitar e viabilizar o acesso à crédito para o micro e pequeno empreendedor. Ampliar o mercado de serviços através do agroturismo e do turismo segmentado com atrativos como o Complexo Turístico do Mestre Álvaro.

MOBILIDADE URBANA: queremos facilitar a circulação de pedestres, ciclistas e de pessoas com mobilidade reduzida, por isso ampliaremos a calçada legal e aumentaremos a extensão de ciclovias. Vamos implantar corredores exclusivos de ônibus, integrando os principais polos produtivos do município. Faremos um estudo para avaliar a possibilidade de ligar Jardim Camburi à lagoa Carapebus, via viaduto, passando pela Vale, como alternativa para corrigir o principal problema no trânsito da cidade hoje, que é a travessia entre os dois municípios.

SAÚDE: transformar a Serra em polo de referência na utilização de saúde digital e telemedicina para diminuir as filas. Aumentaremos o número de Unidades de Saúde com horário estendido e vamos acelerar a expansão do programa de Saúde da Família. Vamos implementar serviços de longa permanência especializados em geriatria e pacientes crônicos, além de centros-dia para cuidados com idosos. Queremos ofertar tratamento e reinserção social para as pessoas com transtornos mentais e dependência química, e ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.

SEGURANÇA: devolver a paz e a tranquilidade para a população precisa ser prioridade. Vamos enfrentar de forma integrada as questões de desordem social e violência, com o uso de tecnologia de ponta, reconhecimento facial em pontos estratégicos e ampliação do vídeo monitoramento. Reconhecer quem nos protege e valorizar a imagem da guarda municipal. Desenvolver ações para geração de emprego e renda, com esporte e lazer nas regiões mais vulneráveis para ocupar nossas crianças e adolescentes; E criar programas de prevenção específicos para redução da violência contra mulheres, crianças e idosos

Confira o programa de governo completo: Propostas de governo.

Pablo Muribeca (Republicanos)

EDUCAÇÃO: ampliar o número de Escolas de Tempo Integral, começando pelas áreas mais carentes. Instituir a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação (Lei Federal 14.681/23) no âmbito municipal. Programa + Tempo na Escola: oficinas esportivas, culturais, artísticas, alinhado ao reforço nas disciplinas de Português e Matemática, oferecidas no contra-turno escolar.

GERAÇÃO DE EMPREGO: simplificar o Registro e a Legalização de Empresas e Negócios, com base em análise de risco, diminuindo o tempo e o custo para o registro e legalização de pessoas jurídicas. Estimular o desenvolvimento de serviços criativos, micro e pequenas empresas, e startups por meio da inovação e do incentivo à criação de negócios em todas as regiões da cidade, especialmente no Centro da Serra e Garantir abertura instantânea de empresas de baixo e médio risco;

MOBILIDADE URBANA: intenso programa de regularização fundiária, garantindo escritura gratuita aos moradores de áreas já ocupadas e consolidadas. Urbanizar os bairros de periferia com infraestrutura básica. Criar o sistema inteligente de monitoramento e otimização do tráfego. Implementar bicicletários e patinetes elétricos públicos em todas as regiões da cidade. Promover o ordenamento das calçadas e passeios com acessibilidade para pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

SAÚDE: reduzir a fila por especialidades médicas por meio de compra de consultas e exames na rede privada. Implementar programa voltado ao atendimento, cuidado e inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Implementar Rede de Telemedicina. Garantir a cobertura universal de Equipes de Saúde da Família e estender para às 22h o horário de funcionamento das unidades de saúde, gradativamente.

SEGURANÇA: programa SOS Comércio, integrado à Guarda Municipal. Formação de grupamentos especiais na Guarda Municipal e ampliação do Efetivo da Guarda e Valorização da Carreira dos profissionais da Segurança.

Confira o programa de governo completo: Propostas de governo.

Professor Roberto Carlos (PT)

EDUCAÇÃO: expansão da educação em tempo integral, principalmente nas creches e nas séries iniciais; investir na capacitação e valorização salarial dos profissionais da educação; Modernizar as instituições de ensino com foco em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM); criar programas de formação continuada para professores em tecnologias educacionais e métodos inovadores de ensino; fortalecer a Educação Inclusiva; promover a reforma curricular integrada; equipar escolas com tecnologia de ponta e acesso a softwares educacionais que suportem uma aprendizagem personalizada e interativa.

GERAÇÃO DE EMPREGO: incentivar o crescimento das empresas e dos serviços locais; desenvolver projetos de atração para novas empresas por meio de incentivos; incentivar novos negócios por meio de incubadoras e empreendimentos solidários para atender às mulheres; criar uma política eficaz de microcrédito para pequenos e médios empreendedores; apoiar organizações voltadas para atendimento aos pequenos empreendedores; desenvolver programas de atualização, formação e capacitação para inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo; fortalecimento do agroturismo investindo em áreas com atividades recreativas para aumentar o turismo na cidade.

MOBILIDADE URBANA: Liderar o debate sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região metropolitana, reduzir a dependência de veículos individuais promovendo o uso de alternativas limpas e coletivas; garantir condições de acessibilidade para pessoas com deficiência, como identificação inteligente, rampas de acesso, elevadores, codificação que transmita informações para celulares, e semáforos com sinalização sonora; criar programas de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricas, com estações distribuídas estrategicamente, incentivando a mobilidade sustentável e reduzindo o congestionamento nas vias.

SAÚDE: Aderir ao programa Mais Acesso a Especialistas do Governo Lula; investir na medicina preventiva; promover ações e programas que visem o aperfeiçoamento e a capacitação dos profissionais de saúde, através de plataformas digitais, com conectividade e equipamentos: desenvolver tecnologias inovadoras para melhorar o acesso aos serviços de saúde, como telemedicina e diagnóstico remoto; realizar campanhas de educação para a saúde da população; assegurar número de profissionais adequados a todos os equipamentos públicos de saúde; reorganizar os serviços das unidades de saúde.

SEGURANÇA: Realizar concurso público para aumento do efetivo da Guarda Municipal, garantindo um ambiente seguro para todos os cidadãos; estabelecer uma relação de confiança e colaboração entre a polícia e a comunidade, promovendo uma cultura de segurança participativa; modernizar as forças de segurança por meio de investimento na Guarda Municipal; investir em treinamento e equipamentos como câmeras nos uniformes dos profissionais de segurança; incentivar a criação de programas de vigilância comunitária.

Confira o programa de governo completo: Propostas de governo.

Weverson Meireles (PDT)

EDUCAÇÃO: Ele ampliará em 50% a educação em tempo integral, priorizando a educação infantil. Criará o Cartão KIT Escolar e expandirá o Programa de Educação Financeira e Empreendedorismo. Construirá a Universidade da Criança e modernizará o sistema de gestão escolar.

GERAÇÃO DE EMPREGO: Promoverá PPPs para criar ambientes de negócios e facilitará a emissão de alvarás. Criará um Observatório de Investimentos e um Hub de Inovação para startups.

MOBILIDADE URBANA: Weverson vai criar o Departamento de Mobilidade Urbana e o Observatório da Cidade, expandir Parques Lineares, fortalecer a rede cicloviária e incentivar polos empresariais. Também planeja novas ligações viárias, municipalizar o trecho da BR 101 que passa pela Serra, Terceira Ligação Serra-Vitória e construir o Contorno de São Domingos.

SAÚDE: Weverson planeja construir 11 unidades de saúde, criar Centros de Especialidades Regionais e o Serviço de Hemodiálise Municipal. Terá foco na saúde da mulher e crianças neuroatípicas. Implantará o serviço Odontomóvel e o CAPS 3.

SEGURANÇA: Implantará a Guarda Municipal 24 horas, aumentará o videomonitoramento e investirá em mais viaturas. Criará um Plano de Cargos e Salários para a Guarda e uma Companhia Independente da PM em Serra-sede.

Confira o programa de governo completo: Propostas de governo.

Wylson Zon (Novo)

EDUCAÇÃO: programas intensivos de alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental e médio. Criar sistema de acompanhamento da aprendizagem trimestral para eventuais correções de rota. Implantar o contraturno escolar nos bairros, iniciando pelos bairros de maior vulnerabilidade social, através de aulas de reforço escolar, da prática de esporte e aulas de dança, música e teatro com entidades parceiras da Administração Municipal como Igrejas, Clubes, entre outros. Criar o Centro de Formação, para oferecer desenvolvimento profissional e garantir que os professores estejam preparados para promover novas estratégias de aula e o domínio dos conceitos-chave de cada disciplina.

GERAÇÃO DE EMPREGO: avançar com Plano Estratégico Serra 2044, desenvolvendo o potencial econômico do município em todos os aspectos, como logística, industrial, comércio e serviço, turístico, imobiliário, de saúde e educacional. Promover o uso de Zonas de Melhoria de Negócios, permitindo a coordenação de empresas para o desenvolvimento de áreas da cidade, impulsionando o comércio, a segurança, o lazer, o desenvolvimento urbano e o turismo. Revisar e implementar novos projetos de parques industriais, em parceria com o setor privado PPPs, considerando a vocação geográfica, logística e estrutural da cidade. .

MOBILIDADE URBANA: integrar ônibus e bicicletas, implantando bicicletários seguros nos terminais de ônibus, bem como estudar a possibilidade de reservar um espaço para a bicicleta dentro dos ônibus. Estudar a implementação de faixa reversível (3° faixa) em ruas que geram gargalos de trânsito. Melhorar a fluidez do trânsito e a mobilidade, analisando fluxo e corrigindo alterações de vias por meio de softwares e retomar o serviço de aluguel de bicicletas e patinetes, criando atratividade para a empresas por meio de concessões.

SAÚDE: Criação da Plataforma Digital Unificada, um sistema municipal que irá reunir todos os dados pessoais do cidadão, como resultados de exames, históricos médicos pessoais e familiares, integrado aos dados do sistema municipal de saúde. Reforço das visitas domiciliares e integração da Telemedicina ao Programa de Saúde da Família, e consultas virtuais, visando aumentar a eficácia da saúde preventiva no município, e criar um programa de atividades físicas e parceria com academias, órgãos esportivos, por meio de vouchers, para fomentar o mercado local na prevenção da saúde.

SEGURANÇA: criação do Observatório de Prevenção ao Crime, uma entidade que irá coletar informações relacionadas à criminalidade para instruir e planejar políticas públicas e atuações da Guarda Civil, polícias, ONGs e a Assistência Social da Prefeitura. Elaborar o Mapa de Calor do Crime, destacando as regiões de maior incidência de crimes. No aspecto social, desenvolver projeto em parcerias com instituições como Sesi/Senai, Sesc e outros, com infraestrutura física, que podem ser as escolas de rede municipal, nas regiões de maior vulnerabilidade social.

Confira completo: Propostas de governo.

ANTONIO BUNGENSTAB (PRTB)

O candidato não enviou o resumo de suas propostas de governo até o fechamento desta matéria. As informações referentes aos seus planos de gestão estão disponibilizadas para consulta pública no DivulgaCand. Confira: Propostas de governo Antonio Bungenstab (PRTB)


Veja Também