instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

VLT, escola militar e até voucher para academia: as promessas dos candidatos da Serra

Veja as propostas dos candidatos a prefeito da cidade nas áreas de mobilidade urbana, saúde, segurança, geração de empregos e educação

Arte: Folha Vitória

O que pode ser feito para melhorar a saúde, a segurança, educação, mobilidade urbana e a geração de emprego na cidade da Serra? Essas são algumas das áreas consideradas prioritárias pelos eleitores da cidade, segundo pesquisa Futura, e os candidatos a prefeito têm propostas para cada uma delas.

O Folha Vitória levantou com Antonio Bungenstab (PRTB), Audifax Barcelos (PP), Igor Elson (PL), Pablo Muribeca (Republicanos), Professor Roberto Carlos (PT), Weverson Meireles (PDT) e Wylson Zon (Novo) o que eles prometem fazer para resolver os gargalos desses setores.

Dentre as propostas estão construção de mergulhões para desafogar o trânsito, corredor exclusivo para ônibus, patinetes elétricos públicos, abertura de concursos, discussão sobre implantação de VLT (veículo leve sobre trilho), ampliação de vagas nas escolas, inclusive com escola cívico-militar, mais serviços para pessoas do espectro autista e também criação de vouchers em parceria com academias.

A Serra, que é o município mais populoso do Espírito Santo, é uma cidade marcada pelo rápido crescimento urbano e industrial, e enfrenta desafios.

Veja abaixo um resumo das propostas dos candidatos para essas cinco áreas prioritárias e também acesse todo o programa de governo dos postulantes, registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Audifax Barcelos (PP)

EDUCAÇÃO: novas unidades e atividades voltadas à ciência e tecnologia, comunicação, inclusão e socialização, com o foco na alfabetização até o segundo ano. Vamos trabalhar educação junto à Assistência Social, Cultura, Esportes, Saúde, Tecnologia, Emprego e Renda, Trânsito, Meio Ambiente, Conselho Tutelar e MP, direcionando estudantes e suas famílias. Também vamos ampliar vagas nas creches e criar um Centro de Referência com especialidades voltadas ao desenvolvimento de estudantes no espectro autista.

GERAÇÃO DE EMPREGO: com a Reforma Tributária prevemos uma queda de R$ 300 milhões na arrecadação. Terei uma excelente equipe técnica para captar recursos públicos e privados e, assim, gerar emprego, renda e aumento na arrecadação do município. Jacaraípe e Nova Almeida, por exemplo, estão de braços abertos para novos investimentos, que chegarão com as crescentes atividades portuárias de Serra, Aracruz e Linhares. A Serra merece contar com a experiência de quem já enfrentou pandemia, crises nacionais e o fim do Fundap, sempre com investimentos superiores a 25% do orçamento.

MOBILIDADE URBANA: nossa mobilidade urbana ainda é dominada pelo transporte individual e pelo fluxo de veículos de cargas. Vamos aumentar a frota e infraestrutura do transporte coletivo, ampliar ciclovias e incentivar formas sustentáveis de mobilidade. Teremos melhorias nos principais gargalos da BR-101, com mergulhões de ligação: do Civit I ao Civit; da BR com as avenidas Brigadeiro Eduardo
Gomes e Dos Metalúrgicos e nos cruzamentos com a Avenida Eldes Scherrer e da Norte Sul com
João Palácio e Rio Amazonas, em Hélio Ferraz, além da busca por recursos para a terceira via de
ligação da Serra com Vitória.

SAÚDE: nossa gestão terá a saúde na linha de frente das prioridades, com foco na Atenção Primária,
que vai aumentar a cobertura em 80%. Vamos manter o abastecimento de medicamentos, insumos e odontologia constantemente acima de 95%, além de ampliar especialidades, incluindo mutirões e melhorias na oferta de exames complementares. Além de reformas na estrutura física da rede, vamos incorporar às prioridades da gestão atenção à saúde mental e ao bem-estar animal. Nas ações, um novo CCZ, com espaço Inter setorial para o bem-estar animal e o aprofundamento do suporte oferecido a pacientes neuro divergentes.

SEGURANÇA: implementar a “Guarda 24 horas”; reestruturar a Central de Controle Operacional de Videomonitoramento; criar os programas “Patrulha Maria da Penha” (botão do pânico), “Comércio Seguro” e “Retorno Seguro” (locais e horários de maior vulnerabilidade), com mais bases móveis da Guarda Civil Municipal; Instituir no ensino municipal conteúdos de prevenção ao uso de drogas e à violência doméstica; estabelecer o Plano de Cargos e Salários e um Fundo Municipal para garantir saúde, qualificação, estrutura e equipamentos aos agentes da Guarda.

Confira do programa de governo completo: Propostas de governo.

Igor Elson (PL)

EDUCAÇÃO: vamos estabelecer novas e mais ambiciosas metas de aprendizagem para os alunos que estudam nas escolas municipais, dando aos estudantes serranos protagonismo regional e nacional. Vamos instituir o Programa Municipal das Escolas Cívico-Militares, onde os estudantes serão preparados para serem cidadãos conscientes e atuantes. Teremos contraturno escolar em cinco eixos: fortalecimento de vínculos, educação, esportes, artes e música, que será implementado via terceiro setor, priorizando as áreas com alto índice de vulnerabilidade.

GERAÇÃO DE EMPREGO: queremos promover o uso adequado da política de incentivos, que estimulem a permanência e atração de novas empresas, principalmente nas regiões carentes. Estabelecer mecanismos para a atração de empresas de base tecnológica, incluindo startups, oferecer incentivos fiscais para atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação. Vamos apoiar, capacitar e viabilizar o acesso à crédito para o micro e pequeno empreendedor. Ampliar o mercado de serviços através do agroturismo e do turismo segmentado com atrativos como o Complexo Turístico do Mestre Álvaro.

MOBILIDADE URBANA: queremos facilitar a circulação de pedestres, ciclistas e de pessoas com mobilidade reduzida, por isso ampliaremos a calçada legal e aumentaremos a extensão de ciclovias. Vamos implantar corredores exclusivos de ônibus, integrando os principais polos produtivos do município. Faremos um estudo para avaliar a possibilidade de ligar Jardim Camburi à lagoa Carapebus, via viaduto, passando pela Vale, como alternativa para corrigir o principal problema no trânsito da cidade hoje, que é a travessia entre os dois municípios.

SAÚDE: transformar a Serra em polo de referência na utilização de saúde digital e telemedicina para diminuir as filas. Aumentaremos o número de Unidades de Saúde com horário estendido e vamos acelerar a expansão do programa de Saúde da Família. Vamos implementar serviços de longa permanência especializados em geriatria e pacientes crônicos, além de centros-dia para cuidados com idosos. Queremos ofertar tratamento e reinserção social para as pessoas com transtornos mentais e dependência química, e ampliar o acesso da população em situação de rua aos serviços de saúde.

SEGURANÇA: devolver a paz e a tranquilidade para a população precisa ser prioridade. Vamos enfrentar de forma integrada as questões de desordem social e violência, com o uso de tecnologia de ponta, reconhecimento facial em pontos estratégicos e ampliação do vídeo monitoramento. Reconhecer quem nos protege e valorizar a imagem da guarda municipal. Desenvolver ações para geração de emprego e renda, com esporte e lazer nas regiões mais vulneráveis para ocupar nossas crianças e adolescentes; E criar programas de prevenção específicos para redução da violência contra mulheres, crianças e idosos

Confira o programa de governo completo: Propostas de governo.

Pablo Muribeca (Republicanos)

EDUCAÇÃO: ampliar o número de Escolas de Tempo Integral, começando pelas áreas mais carentes. Instituir a Política de Bem-Estar, Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho e Valorização dos Profissionais da Educação (Lei Federal 14.681/23) no âmbito municipal. Programa + Tempo na Escola: oficinas esportivas, culturais, artísticas, alinhado ao reforço nas disciplinas de Português e Matemática, oferecidas no contra-turno escolar.

GERAÇÃO DE EMPREGO: simplificar o Registro e a Legalização de Empresas e Negócios, com base em análise de risco, diminuindo o tempo e o custo para o registro e legalização de pessoas jurídicas. Estimular o desenvolvimento de serviços criativos, micro e pequenas empresas, e startups por meio da inovação e do incentivo à criação de negócios em todas as regiões da cidade, especialmente no Centro da Serra e Garantir abertura instantânea de empresas de baixo e médio risco;

MOBILIDADE URBANA: intenso programa de regularização fundiária, garantindo escritura gratuita aos moradores de áreas já ocupadas e consolidadas. Urbanizar os bairros de periferia com infraestrutura básica. Criar o sistema inteligente de monitoramento e otimização do tráfego. Implementar bicicletários e patinetes elétricos públicos em todas as regiões da cidade. Promover o ordenamento das calçadas e passeios com acessibilidade para pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

SAÚDE: reduzir a fila por especialidades médicas por meio de compra de consultas e exames na rede privada. Implementar programa voltado ao atendimento, cuidado e inclusão de indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Implementar Rede de Telemedicina. Garantir a cobertura universal de Equipes de Saúde da Família e estender para às 22h o horário de funcionamento das unidades de saúde, gradativamente.

SEGURANÇA: programa SOS Comércio, integrado à Guarda Municipal. Formação de grupamentos especiais na Guarda Municipal e ampliação do Efetivo da Guarda e Valorização da Carreira dos profissionais da Segurança.

Confira o programa de governo completo: Propostas de governo.

Professor Roberto Carlos (PT)

EDUCAÇÃO: expansão da educação em tempo integral, principalmente nas creches e nas séries iniciais; investir na capacitação e valorização salarial dos profissionais da educação; Modernizar as instituições de ensino com foco em ciência, tecnologia, engenharia, artes e matemática (STEAM); criar programas de formação continuada para professores em tecnologias educacionais e métodos inovadores de ensino; fortalecer a Educação Inclusiva; promover a reforma curricular integrada; equipar escolas com tecnologia de ponta e acesso a softwares educacionais que suportem uma aprendizagem personalizada e interativa.

GERAÇÃO DE EMPREGO: incentivar o crescimento das empresas e dos serviços locais; desenvolver projetos de atração para novas empresas por meio de incentivos; incentivar novos negócios por meio de incubadoras e empreendimentos solidários para atender às mulheres; criar uma política eficaz de microcrédito para pequenos e médios empreendedores; apoiar organizações voltadas para atendimento aos pequenos empreendedores; desenvolver programas de atualização, formação e capacitação para inserção no mercado de trabalho e empreendedorismo; fortalecimento do agroturismo investindo em áreas com atividades recreativas para aumentar o turismo na cidade.

MOBILIDADE URBANA: Liderar o debate sobre a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na região metropolitana, reduzir a dependência de veículos individuais promovendo o uso de alternativas limpas e coletivas; garantir condições de acessibilidade para pessoas com deficiência, como identificação inteligente, rampas de acesso, elevadores, codificação que transmita informações para celulares, e semáforos com sinalização sonora; criar programas de compartilhamento de bicicletas e patinetes elétricas, com estações distribuídas estrategicamente, incentivando a mobilidade sustentável e reduzindo o congestionamento nas vias.

SAÚDE: Aderir ao programa Mais Acesso a Especialistas do Governo Lula; investir na medicina preventiva; promover ações e programas que visem o aperfeiçoamento e a capacitação dos profissionais de saúde, através de plataformas digitais, com conectividade e equipamentos: desenvolver tecnologias inovadoras para melhorar o acesso aos serviços de saúde, como telemedicina e diagnóstico remoto; realizar campanhas de educação para a saúde da população; assegurar número de profissionais adequados a todos os equipamentos públicos de saúde; reorganizar os serviços das unidades de saúde.

SEGURANÇA: Realizar concurso público para aumento do efetivo da Guarda Municipal, garantindo um ambiente seguro para todos os cidadãos; estabelecer uma relação de confiança e colaboração entre a polícia e a comunidade, promovendo uma cultura de segurança participativa; modernizar as forças de segurança por meio de investimento na Guarda Municipal; investir em treinamento e equipamentos como câmeras nos uniformes dos profissionais de segurança; incentivar a criação de programas de vigilância comunitária.

Confira o programa de governo completo: Propostas de governo.

Weverson Meireles (PDT)

EDUCAÇÃO: Ele ampliará em 50% a educação em tempo integral, priorizando a educação infantil. Criará o Cartão KIT Escolar e expandirá o Programa de Educação Financeira e Empreendedorismo. Construirá a Universidade da Criança e modernizará o sistema de gestão escolar.

GERAÇÃO DE EMPREGO: Promoverá PPPs para criar ambientes de negócios e facilitará a emissão de alvarás. Criará um Observatório de Investimentos e um Hub de Inovação para startups.

MOBILIDADE URBANA: Weverson vai criar o Departamento de Mobilidade Urbana e o Observatório da Cidade, expandir Parques Lineares, fortalecer a rede cicloviária e incentivar polos empresariais. Também planeja novas ligações viárias, municipalizar o trecho da BR 101 que passa pela Serra, Terceira Ligação Serra-Vitória e construir o Contorno de São Domingos.

SAÚDE: Weverson planeja construir 11 unidades de saúde, criar Centros de Especialidades Regionais e o Serviço de Hemodiálise Municipal. Terá foco na saúde da mulher e crianças neuroatípicas. Implantará o serviço Odontomóvel e o CAPS 3.

SEGURANÇA: Implantará a Guarda Municipal 24 horas, aumentará o videomonitoramento e investirá em mais viaturas. Criará um Plano de Cargos e Salários para a Guarda e uma Companhia Independente da PM em Serra-sede.

Confira o programa de governo completo: Propostas de governo.

Wylson Zon (Novo)

EDUCAÇÃO: programas intensivos de alfabetização nos primeiros anos do Ensino Fundamental e médio. Criar sistema de acompanhamento da aprendizagem trimestral para eventuais correções de rota. Implantar o contraturno escolar nos bairros, iniciando pelos bairros de maior vulnerabilidade social, através de aulas de reforço escolar, da prática de esporte e aulas de dança, música e teatro com entidades parceiras da Administração Municipal como Igrejas, Clubes, entre outros. Criar o Centro de Formação, para oferecer desenvolvimento profissional e garantir que os professores estejam preparados para promover novas estratégias de aula e o domínio dos conceitos-chave de cada disciplina.

GERAÇÃO DE EMPREGO: avançar com Plano Estratégico Serra 2044, desenvolvendo o potencial econômico do município em todos os aspectos, como logística, industrial, comércio e serviço, turístico, imobiliário, de saúde e educacional. Promover o uso de Zonas de Melhoria de Negócios, permitindo a coordenação de empresas para o desenvolvimento de áreas da cidade, impulsionando o comércio, a segurança, o lazer, o desenvolvimento urbano e o turismo. Revisar e implementar novos projetos de parques industriais, em parceria com o setor privado PPPs, considerando a vocação geográfica, logística e estrutural da cidade. .

MOBILIDADE URBANA: integrar ônibus e bicicletas, implantando bicicletários seguros nos terminais de ônibus, bem como estudar a possibilidade de reservar um espaço para a bicicleta dentro dos ônibus. Estudar a implementação de faixa reversível (3° faixa) em ruas que geram gargalos de trânsito. Melhorar a fluidez do trânsito e a mobilidade, analisando fluxo e corrigindo alterações de vias por meio de softwares e retomar o serviço de aluguel de bicicletas e patinetes, criando atratividade para a empresas por meio de concessões.

SAÚDE: Criação da Plataforma Digital Unificada, um sistema municipal que irá reunir todos os dados pessoais do cidadão, como resultados de exames, históricos médicos pessoais e familiares, integrado aos dados do sistema municipal de saúde. Reforço das visitas domiciliares e integração da Telemedicina ao Programa de Saúde da Família, e consultas virtuais, visando aumentar a eficácia da saúde preventiva no município, e criar um programa de atividades físicas e parceria com academias, órgãos esportivos, por meio de vouchers, para fomentar o mercado local na prevenção da saúde.

SEGURANÇA: criação do Observatório de Prevenção ao Crime, uma entidade que irá coletar informações relacionadas à criminalidade para instruir e planejar políticas públicas e atuações da Guarda Civil, polícias, ONGs e a Assistência Social da Prefeitura. Elaborar o Mapa de Calor do Crime, destacando as regiões de maior incidência de crimes. No aspecto social, desenvolver projeto em parcerias com instituições como Sesi/Senai, Sesc e outros, com infraestrutura física, que podem ser as escolas de rede municipal, nas regiões de maior vulnerabilidade social.

Confira completo: Propostas de governo.

ANTONIO BUNGENSTAB (PRTB)

O candidato não enviou o resumo de suas propostas de governo até o fechamento desta matéria. As informações referentes aos seus planos de gestão estão disponibilizadas para consulta pública no DivulgaCand. Confira: Propostas de governo Antonio Bungenstab (PRTB)


Veja Também