Wanderson Bueno, do partido Podemos, foi reeleito prefeito de Viana com uma expressiva votação de 37.587 votos, o que corresponde a 92,49% dos votos válidos no município.
Este resultado coloca Wanderson como o prefeito mais votado do Espírito Santo, proporcionalmente, nas eleições municipais de 2024. Ao seu lado, o vice-prefeito Fábio Dias (MDB) também garantiu sua continuidade no mandato, que terá início em 1º de janeiro de 2025 e se estenderá até 2028.
O segundo colocado em Viana foi Fabrício Machado (PV), com 5,22% dos votos, apenas 2.123 votos. Já o terceiro lugar ficou com Luzinete Deolindo (DC), com 2,28%, somando 928 eleitores escolhendo pelo seu nome.
LEIA TAMBÉM:
Confira os prefeitos e vereadores eleitos em todas as cidades do ES
Em nota enviada pela campanha logo após a confirmação do resultado, Wanderson agradeceu aos eleitores e reforçou seu compromisso com o desenvolvimento de Viana.
“Viana escolheu acelerar! Na festa da democracia, os vianenses votaram no projeto que leva a cidade a patamares mais altos, que gera oportunidades e transforma Viana no local em que sonhamos. Agradeço, primeiramente, a Deus, que nos deu forças na caminhada. A todos que depositaram sua confiança em nosso projeto, foram às urnas e votaram 20 para Viana acelerar, para nossa cidade ser nosso motivo de orgulho e alçar voos mais altos”, disse.
O prefeito reeleito também destacou o papel dos apoiadores e reafirmou seu compromisso de governar para todos os cidadãos. Wanderson Bueno comemorou a vitória com apoiadores e a família, e chorou ao abraçar a tia Mara, que ajudou a criá-lo.
“Meu sincero agradecimento aos nossos apoiadores, que construíram esse projeto conosco, colocando sempre a transformação do vianense como foco. Quero ressaltar meu compromisso em continuar trabalhando todos os dias, ininterruptamente, para todos os que vivem em Viana, independentemente do voto. Quem vence hoje não é Wanderson Bueno, a vitória é dos vianenses que querem construir uma cidade pronta pro futuro, daqui pra melhor! Acelera Viana!”
Outro prefeito no ES teve 88,83% dos votos
O segundo prefeito que foi melhor votado, proporcionalmente, foi Leonardo Finco (PP), de Governador Lindenberg, região Noroeste do Espírito Santo, que despontou nas eleições com 88,83% dos votos, com 6.360 eleitores fazendo a escolha pelo nome dele. O segundo lugar na cidade ficou com Geraldo Loss (PP), que recebeu apenas 800 votos, 11,17% do total.
Em terceiro do ranking dos prefeitos eleitos com melhor votação proporcional foi Euclério Sampaio (MDB), com 88,41%, ao receber 168.771 votos dos eleitores de Cariacica. Já os demais candidatos tiveram o seguinte desempenho: Célia Tavares (PT), 9,08%,17.331 votos; e Ivan Bastos (PL), que recebeu 4.788 votos (2,51%).