instagram facebook facebook twitter twitter youtube whatsapp whatsapp telegram telegram whatsapp telegram email email linkedin linkedin Abrir compartilhar like play Loading Tag

Logotipo Folha Vitória

Logotipo Eleições 2024

Wanderson Bueno é líder absoluto para prefeito de Viana, aponta Futura

O atual prefeito tem 81,5% dos votos na pesquisa estimulada e chega a 92,5% ao avaliar os votos válidos, quando são descartados os brancos, nulos e indecisos

A disputa eleitoral em Viana mostra o atual prefeito, Wanderson Bueno (Podemos), na liderança absoluta das intenções de voto, revela a mais recente pesquisa Futura, no projeto 100% Cidades, divulgada nesta quarta-feira (2) pelo Folha Vitória.

Com previsão de vitória esmagadora nas urnas, Wanderson tem 81,5% dos votos na pesquisa estimulada e chega a 92,5% considerando apenas os votos válidos. Também estão na corrida pela prefeitura os candidatos Fabrício Machado (PV) e Luzinete Deolindo (DC).

Na pesquisa estimulada, quando é mostrada aos eleitores a lista com os nomes dos candidatos registrados no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 81,5% dos entrevistados responderam que votariam em Wanderson Bueno, enquanto 5,0% optariam por Fabrício Machado, e 1,6% escolheriam Luzinete Deolindo.

Além disso, 3,0% dos eleitores afirmaram que votariam em branco ou nulo, e 8,9% não souberam ou não quiseram responder, mostrando-se indecisos. Este levantamento atual foi realizado com eleitores entre os dias 26 e 30 de setembro.

Na pesquisa Futura anterior, realizada entre os dias 12 e 14 de setembro e publicada em 18 de setembro, Wanderson Bueno também liderava absoluto com 82,5% das intenções de votos, seguido por Fabrício Machado com 6,9%, e Luzinete Deolindo com 1,3%. Os votos em branco ou nulo somavam 2,8%, enquanto 6,5% não souberam ou não responderam.

Votos válidos

A vantagem do atual prefeito é ainda mais destacada quando a Futura analisa os votos válidos, ao serem excluídos os eleitores que disseram que votariam em branco, nulo ou que se mostraram indecisos.

Wanderson Bueno aparece com 92,5%, enquanto apenas 5,7% escolheriam Fabrício Machado e 1,9% optariam por Luzinete Deolindo.

Rejeição

Ao serem questionados sobre em qual candidato não votariam de forma alguma, 42,9% dos entrevistados responderam Fabrício Machado, 33,2% disseram Luzinete Deolindo e 3,4% rejeitaram Wanderson Bueno.

Além disso, 20,1% afirmaram que não rejeitam nenhum dos postulantes, 3,6% rejeitam todos e 14,5% não souberam ou não quiseram responder.

Na pesquisa anterior, publicada no dia 18 de setembro, a candidata mais rejeitada era Luzinete Deolindo, com 33,8% das indicações de voto. Fabrício Machado, que hoje lidera, aparecia com 32,7%. Wanderson Bueno já era o nome menos rejeitado, com 4,7%.

Naquela ocasião, 29% não rejeitavam ninguém, 2,2% rejeitavam todos, e 10,5% não souberam ou não responderam.

Pesquisa espontânea

Na pesquisa espontânea, quando nenhuma lista de candidatos é mostrada aos eleitores, 71,7% dos entrevistados declararam que votariam no candidato do Podemos, 2,9% em Fabrício Machado e 0,3% na candidata do DC.

Além disso, 3,9% disseram que votariam em branco ou nulo, e 18,7% estavam indecisos ou não quiseram responder, enquanto 2,4% mencionaram outros candidatos.

Na pesquisa anterior, Wanderson Bueno também liderava nessa questão com 67,7% das intenções de voto. Fabrício Machado tinha 1,3%, e Luzinete Deolindo 0,7%.

Os votos em branco ou nulos somavam 2,8%, outros candidatos foram citados por 3,7%, e 23,9% estavam indecisos ou não responderam.

Posicionamento político

Quando perguntados se o posicionamento político do candidato é importante na hora de decidir o voto, 83,9% dos eleitores afirmaram que sim, 1,0% respondeu ser “mais ou menos”, 11,9% disseram que “não”, e 3,2% não souberam ou não quiseram responder.

Metodologia

Foram realizadas 400 entrevistas, por telefone assistido por computador, entre os dias 26 e 30 de setembro de 2024, com eleitores de 16 anos ou mais. A pesquisa tem margem de erro de 4,9 pontos percentuais para mais ou para menos e índice de confiabilidade de 95%. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral sob o número de ES-01749/2024.

Veja Também