Eleições

"Ele só não sobe mais em trator", diz Norma Ayub sobre Ferraço com 86 anos

Norma Ayub, esposa do mais velho entre os prefeitos eleitos no Espírito Santo, Theodorico Ferraço (PP), de 86 anos, critica etarismo.

Norma Ayub e Theodorico Ferraço. Foto: Acervo pessoal
Norma Ayub e Theodorico Ferraço. Foto: Acervo pessoal
Norma Ayub e Theodorico Ferraço. Foto: Acervo pessoal

“Eu estou engasgada”, disse a ex e futura primeira-dama de Cachoeiro, Norma Ayub, esposa do mais velho entre os prefeitos eleitos no Espírito Santo: Theodorico Ferraço (PP), de 86 anos. O motivo da chateação de Norma foi o chamado etarismo, o preconceito contra idosos.

Leia também:

Weverson x Muribeca: Quem formou maior base na Câmara da Serra?

Deputado ou vereador? Saiba o que pensa Doutor Hércules sobre escolha

Prefeito que pode ficar inelegível nega ligação com pesquisa irregular: “Sou inocente”

“Ele só não sobe mais em trator. Antigamente era assim, entrava dentro das obras, subia no trator. Eu não vejo prefeito dentro de buraco igual ele ficava. Eu não tinha marido, praticamente”, contou a ex-deputada em entrevista ao Folha Vitória.

Detalhe: ele só não sobe em trator porque escorregou perto da piscina ano passado e arrumou um problema no joelho que o faz andar com a bengala que foi sua companheira nas andanças durante a campanha eleitoral.

“Aqui em Cachoeiro, pessoas que procuraram meu marido foram as primeiras a terem preconceito dizendo que ele não tinha condições de ser prefeito por causa da idade”, contou. Ela se emocionou narrando que os idosos saíram todos, em peso, para votar no Ferraço.

Norma acredita que a relação entre a idade avançada e a falta de capacidade para atribuições intelectuais não existe e que o preconceito contra os idosos é prejudicial para toda a sociedade. “Fizeram campanha contra o idoso. A minha revolta é ver gente que abandona os idosos. Nós temos que acabar com isso”, disse.

Norma e Ferraço tem o costume de fazer atividade física juntos. Ela disse que ele não gosta, mas tem que fazer, e o faz três vezes por semana. Ela, por outro lado, se classifica como “marombeira” e malha todos os dias. A diferença de idade entre eles é de 21 anos, e os dois são casados há 35 anos.

Ferraço tem 86 anos e Norma tem 65. Em relação à perspectiva de ficar novamente “sem marido” por conta do trabalho na prefeitura, ela demonstra tranquilidade. “Agora eu estou mais esperta, naquela época eu era mais novinha. Ferraço sempre foi trabalhador. Ele sempre já chega trabalhando, já estou acostumada”, disse.

A voz do deputado estadual e prefeito eleito foi ouvida ao longe durante a entrevista com Norma, que foi feita por telefone. Segundo ela, ele tinha saído para trabalhar às 8h e estava chegando naquele horário, por volta das 19h30.

“Ferraço começou novo, ele já está tomando ciência de todos os problemas da cidade. Amanhece com papelzinho na mão e anotando”, contou.

A futura primeira-dama avisa que é ele quem cuida mais dela. “Aqui um cuida do outro, mas ele cuida mais de mim do que eu dele, porque ele se preocupa com tudo”, avisa.

Nas redes sociais, ela chegou a publicar um dia desses uma foto dos dois com a legenda “Esse gatoso tá deixando muitos novinhos desesperados”. Gatoso, significa gato idoso, uma expressão que Norma diz gostar. “Ferraço é bonitão mesmo, sempre foi”, derrete-se.

Norma Ayub ainda diz que pretende retomar seus trabalhos sociais em Cachoeiro, especialmente em relação ao cuidado com idosos.

“É uma missão a minha junto com Ferraço, quero cuidar dessas pessoas, quero garantia de direito. O preconceito com idoso é um absurdo”, salientou.