Eleições

Eleições municipais de 2024 não terão voto em trânsito; entenda

Voto em trânsito é permitido apenas nas eleições gerais. Caso não possa comparecer no local de votação este ano, os eleitores vão precisar justificar a ausência

Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil
Foto: Tânia Rêgo/ Agência Brasil

Os eleitores que não estiverem nos seus lugares de votação em 6 de outubro, a data do primeiro turno das eleições municipais de 2024, deverão justificar a ausência no pleito. Isso porque para eleger prefeito, vice-prefeito e vereador, não é possível votar em trânsito, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O voto em trânsito é permitido nos anos de eleições gerais, em que se elegem o presidente da República, deputados federais e senadores, governadores e deputados estaduais. Neste caso, a votação ocorre em colégios eleitorais normais ou criados para o voto fora do município onde o eleitor mora.

LEIA TAMBÉM: Perdeu o prazo para regularizar o título de eleitor? Veja o que fazer

Como justificar o voto?

As justificativas podem ser apresentadas pelo aplicativo da Justiça Eleitoral, o e-título, ou imprimir o formulário de requerimento de justificativa eleitoral e entregá-lo preenchido nas mesas receptoras de votos ou de justificativas, nos tribunais regionais eleitorais e pelos cartórios eleitorais.

Qual o prazo para justificar o voto?

Se a justificativa não for apresentada no dia do pleito, ainda é possível entregar a declaração em até 60 dias após cada turno. Se houver um segundo turno e, novamente, não haja como votar por estar fora do município, será preciso apresentar uma nova justificativa.

Estadão Conteúdo
O Estadão Conteúdo divulga informações para os segmentos financeiro, econômico, político e corporativo.