Eleições

Justiça concede direito de resposta a Pazolini após ataque de Assumção

Conteúdo postado era sobre supostos gastos com a coleta do lixo na cidade. Multa para Assumção é de R$ 2 mil para cada novo compartilhamento

Justiça concede direito de resposta a Pazolini após ataque de Assumção

A Justiça Eleitoral concedeu direito de resposta ao candidato Lorenzo Pazolini (Republicanos) e à coligação “Vitória da União” contra o Capitão Assumção (PL).  

A decisão é baseada em vídeo que circulava nas redes e dizia: “Pazolini gasta quase R$ 3 bilhões sem licitação na coleta do lixo da cidade. É muita sujeita, não acha?”, se referindo ao atual prefeito de Vitória. 

>> Clique aqui e confira todas as notícias sobre as eleições 2024 <<

Durante a sentença, foi destacado que a divulgação de informações falsas em campanhas eleitorais fere a resolução 23.610/19, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que exige a verificação da veracidade das informações veiculadas. 

A partir da situação, o Ministério Público também se manifestou a favor da concessão do direito de resposta, considerando que as declarações de Assumção feriram a honra e a imagem de Pazolini.

O candidato deverá divulgar em suas redes sociais uma correção referente à informação incorreta, mantendo a publicação ativa por pelo menos 48 horas e garantindo que seu perfil permaneça acessível ao público.

A publicação acusada de conter informações falsas não está mais disponível. O Folha Vitória procurou a assessoria do Capitão Assumção para o pronunciamento do candidato sobre o caso, mas, até o momento, não houve retorno. O espaço segue aberto.

Repórter do Folha Vitória, Maria Clara de Mello Leitão
Maria Clara Leitão Produtor Web
Produtor Web
Formada em jornalismo pelo Centro Universitário Faesa e, desde 2022, atua no jornal online Folha Vitória