Eleições

Teleférico, UPA, hortas e patrulha para ônibus. Veja as propostas dos candidatos de Vitória

Confira os planos de governo dos candidatos a prefeito da Capital nas áreas de Mobilidade, Saúde, Segurança, Geração de Empregos e Educação

Arte: Folha Vitória
Arte: Folha Vitória

Com a eleição municipal se aproximando, os candidatos à Prefeitura de Vitória têm apresentado suas propostas para enfrentar os desafios da cidade e atender às demandas da população.

Em um cenário de expectativas e mudanças, os eleitores buscam entender as soluções que cada candidato oferece para áreas cruciais, como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e desenvolvimento econômico.

O Folha Vitória reúne nesta reportagem as principais propostas dos candidatos para essas áreas. Veja abaixo um resumo enviado pelas campanhas e também um link para o arquivo completo do plano de governo de cada postulante ao cargo de prefeito registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Veja quais são as propostas dos candidatos de Vitória

Camila Valadão (PSOL):

EDUCAÇÃO: o nosso programa de governo propõe implementar políticas para integrar esporte, arte, cultura e desenvolvimento do pensamento crítico nas escolas, buscando a preservação da memória dos bairros e promoção da cultura popular. Também vamos fortalecer a gestão democrática, valorizar as trabalhadoras da educação, investir na modernização dos CMEIs e EMEFs, fortalecer a política de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e promover um modelo de ensino com inclusão e diversidade. 

GERAÇÃO DE EMPREGO: Na assistência social, vamos criar o programa de trabalho e renda direcionado à população em situação de rua, promovendo a capacitação técnica e a reserva de vagas para essa população no mercado de trabalho; Priorizar os micro e pequenos negócios, especialmente aqueles com vocações tradicionais da nossa cidade, além do fortalecimento de cooperativas desses segmentos, incluindo o turismo, o esporte, a cultura, os serviços especializados em saúde, economia criativa, etc.

MOBILIDADE URBANA: o Plano de Mobilidade Urbana, que deveria ser entregue em 2022, ainda não foi implementado pela atual gestão. Além disso, faltam políticas para o fomento de outros modais de transporte ou, ainda, para desenvolver um plano para reduzir o impacto das áreas geradoras de tráfego (áreas com grande quantidade de deslocamentos de pessoas). Vamos transformar a Setran em Secretaria de Mobilidade Urbana de Vitória e criar um Laboratório de Inovação para a Mobilidade, além de planejar, em conjunto com o governo do ES, a logística de vans, ônibus, aquaviário e faixas prioritárias para transporte público.

SAÚDE: na saúde, vamos buscar o fortalecimento do SUS com a ampliação da atenção primária, expansão das equipes da Estratégia de Saúde da Família e melhorias no acesso a consultas especializadas. Para melhorar o atendimento e reduzir as filas, vamos ampliar a quantidade de profissionais nas unidades de saúde que necessitarem e finalizar a implementação da Estratégia de Saúde da Família no município.

SEGURANÇA: entre outras medidas, Camila propõe a implementação de um novo modelo municipal de segurança pública, com foco na proteção da vida e na promoção da cidadania; a construção de um Pacto Municipal de Redução da Violência Urbana e Doméstica, onde conste um programa de metas de redução dos índices de violência; a criação do Observatório Municipal da Violência, com o objetivo de coletar, produzir e sistematizar dados sobre segurança pública, violência e vitimização; a ampliação a participação popular nas decisões que envolvam a segurança. 

Confira completo: Propostas de governo.

Capitão Assumção (PL):

EDUCAÇÃO: O plano prioriza zerar o déficit de vagas escolares. Propõe implantar segurança nas escolas com contratação de segurança privada e capacitação contínua de professores. Além disso, visa expandir as creches em tempo integral e oferecer reforço escolar no contraturno. Haverá investimentos em infraestrutura e atividades extracurriculares, com foco na elevação do nível educacional e na expansão da acessibilidade nas escolas.

GERAÇÃO DE EMPREGO: o plano foca no desenvolvimento econômico sustentável, atraindo investimentos e parcerias. Serão criados programas de incentivo às micro e pequenas empresas, além de aceleração de startups com foco em soluções urbanas. A CDTIV será fortalecida como agência de desenvolvimento econômico, com incentivos fiscais, parcerias público-privadas e políticas de inclusão produtiva, visando gerar empregos e aumentar a competitividade da cidade em nível regional e nacional.

MOBILIDADE URBANA: o plano prevê a implementação de ônibus elétricos gratuitos e ampliação de
ciclovias. Sistemas de semáforos inteligentes serão instalados para melhorar o fluxo de trânsito, e drones serão usados para monitoramento em tempo real. A integração dos modais de transporte público, ciclovias e transporte aquaviário será uma prioridade, junto à melhoria da gestão de estacionamentos e à expansão de bicicletas e patinetes elétricos.

SAÚDE: foco na ampliação da atenção primária, fortalecendo as equipes de saúde da família e programas de prevenção. O uso de telemedicina será adotado para melhorar o atendimento e reduzir filas. O plano inclui a ampliação da cobertura de especialidades médicas, saúde mental e serviços odontológicos, além da construção de novas UPA’s, uma infantil e outra geriátrica, e de um centro de especialidades. A contratação de mais profissionais e a ampliação do atendimento comunitário também são previstos.

SEGURANÇA: o plano propõe a criação de uma Agência de Inteligência Municipal para combater facções criminosas, utilizando videomonitoramento inteligente e drones. Serão implementados grupamentos da Guarda Municipal em cada uma das nove regiões de Vitória. A prevenção ao crime será baseada em tecnologia, treinamento contínuo e parcerias com forças estaduais e federais.

Confira completo: Propostas de governo.

Du Kawasaki (Avante):

EDUCAÇÃO: focaremos na logística de transporte seguro e agradável para a escola. Garantiremos que as crianças encontrem um ambiente acolhedor e saudável nas escolas, com infraestrutura adequada e alimentação adequada. Vamos capacitar os professores para garantir um ensino de qualidade, potencializando talentos e diferenças de cada criança e incentivando o empreendedorismo desde cedo.

GERAÇÃO DE EMPREGOS: focaremos no Centro das Artes, um espaço que será criado no Centro da capital para levar de volta o desenvolvimento econômico local, apoio ao empreendedorismo e na capacitação da mão de obra, estímulo aos setores da economia criativa, como artes, design e estabelecimento de parcerias com empresas, universidades e instituições de ensino técnico para criar programas de capacitação profissional que atendam às demandas do mercado de trabalho local. Isso inclui cursos de qualificação, treinamento em habilidades digitais e programas de estágio.

MOBILIDADE URBANA: para reduzir congestionamentos, criaremos faixas exclusivas para motos e incentivaremos o uso do transporte público com faixas dedicadas e maior conforto nos ônibus. Ampliarmos o transporte aquático e incentivarmos seu uso, construiremos viadutos e um teleférico. Utilizaremos terrenos ociosos para estacionamentos com incentivos fiscais e construiremos mais estacionamentos verticais. Cidades como Londres, por exemplo,  utilizam o UberBarco como solução logística.

SAÚDE: o Hospital do Cais será transformado em um centro de referência não só para Vitória, mas para toda a metrópole, oferecendo atendimentos especializados em saúde mental, e também para mulheres e crianças. Essa estrutura permitirá um atendimento rápido e eficaz, com suporte completo para todos que necessitam de cuidados especializados.

SEGURANÇA: para aumentar a segurança nas áreas de elevado confronto por tráfico de drogas, proponho um programa integrado de segurança pública e social. Intensificaremos a presença policial nas áreas críticas e firmaremos parceria com o projeto ARCAH, oferecendo alternativas sociais e econômicas. Investiremos em tecnologia de monitoramento e fortaleceremos a colaboração entre a Guarda Municipal e a Polícia Militar. Utilizaremos hortas urbanas como uma alternativa de renda para ajudar na reintegração social.

Confira completo: Propostas de governo.

João Coser (PT):

EDUCAÇÃO: ampliar oferta de creche em tempo integral em áreas de maior vulnerabilidade. Reorganizar o modelo das escolas de Tempo Integral e ampliar o atendimento. Criar bolsa a permanência para estimular que estudantes em situação de vulnerabilidade possam concluir o Ensino Fundamental e criar programas de fomento nas áreas de esporte e cultura. Superar o analfabetismo de jovens e adultos. Assegurar licença remunerada aos profissionais da rede para mestrado e doutorado e implantar política de saúde mental. Integrar ações da educação, saúde e assistência para estudantes da Educação especial.

GERAÇÃO DE EMPREGOS: retomar a Fábrica de Ideias como espaço de empreendedorismo e formação profissional, com a oferta de qualificação profissional de nível técnico (jornada de formação e complementada com outra de trabalho). Ampliar o acesso ao microcrédito e criar fundo de aval. Articular a construção de um Centro de Convenções e Eventos. Ampliar aporte de recursos no Facitec. Fortalecer os empreendimentos econômicos solidários e de micro e pequenos empreendedores.

MOBILIDADE URBANA: implantar nova via ligando a Av. Dante Michelini ao município da Serra. Implantar uma nova via partindo de Andorinhas até a região da Grande São Pedro. Modernizar a sinalização semafórica. Construir e Promover melhorias em calçadas e escadarias. Ampliar a rede de ciclovias. Buscar parcerias com o Governo Federal para garantir melhorias de acesso em áreas ocupadas nos morros.

SAÚDE: implantar uma nova UPA na região continental e reorganizar os dois PAs existentes. Reestruturar o Centro Municipal de Especialidades e ampliar a oferta de consultas e exames na média e alta complexidade, inclusive por meio do Telesaúde. Ampliar as equipes de saúde da família. Ampliar oferta de serviços relacionados à saúde mental a partir da contratação de mais profissionais da área, e readequação do CAPS, com atendimento 24h. Ampliar o horário de funcionamento de unidades de saúde conforme a necessidade.

SEGURANÇA: Ampliar o quantitativo da Guarda Municipal. Valorizar e reconhecer os profissionais de segurança. Promover maior integração com o governo do Estado. Aperfeiçoar o sistema de vídeo monitoramento integrado com outros órgãos. Investir na Patrulha Escolar, Comunitária assegurando mais presença nas ruas . Criar a Patrulha do Transporte Público e melhorar a iluminação pública da cidade.

Confira completo: Propostas de governo.

Lorenzo Pazolini (Republicanos):

EDUCAÇÃO: ampliamos de quatro escolas de tempo integral, em janeiro de 2021, para 30, em 2024.  O novo índice do Ideb coloca o município em 1º lugar entre as capitais do Sudeste. Além disso, Vitória alcançou o 1º lugar em aprendizagem na Região Metropolitana. Vitória é a única cidade do Brasil com nenhuma obra educacional paralisada ou cancelada. Desde 2021, todas as 104 unidades de ensino receberam reformas. Novas unidades serão climatizadas. Ofertaremos jornada ampliada e projetos no contra turno, como pré IFES, e projetos de recomposição de aprendizagem.

GERAÇÃO DE EMPREGOS: para manter o foco na sustentabilidade econômica e preservação do meio ambiente, os incentivos estão direcionados à atração de empresas não poluidoras (economia criativa, tecnologia e turismo), incentivando a atração de empreendimentos de alto valor agregado e empregos de qualidade. Também realizaremos Feiras do Emprego em parceria com o Sine e empresas privadas para inserir os moradores de Vitória no mercado de trabalho e aprimorar a geração de renda e negócios na cidade.

MOBILIDADE URBANA: para maior eficiência e sustentabilidade na mobilidade urbana, vamos iniciar as obras do Mergulhão de Camburi e também a requalificação da Av. Beira Mar, além de finalizar a elaboração do Plano de Mobilidade da capital e as intervenções viárias do Plano Mobilidade Leste. Vamos ampliar o Programa Bike Vitória e investir na ampliação da malha cicloviária, estabelecendo novas conexões e integrações. Também ampliaremos o número de vias com conversão à direita e a rede semafórica com uso de inteligência artificial.

SAÚDE: Vitória é 1º lugar em saúde no Ranking Connected Smart Cities 2024. Ampliamos em 153% a oferta de consultas e exames especializados, com 1,5 milhão de procedimentos. Agora, vamos ampliar a oferta  de ressonância magnética, tomografia computadorizada e consultas em neurologia, psiquiatria, gastroenterologia, além de cirurgias eletivas em angiologia, oftalmologia e dermatologia. Concluiremos as UBS de Santo Antônio e Grande Vitória e faremos as UBS do Bairro República e Consolação, a duplicação da UBS de Jardim Camburi e a primeira UPA de Vitória.

SEGURANÇA: vamos intensificar a a integração com as forças federais e estaduais de segurança e o uso de ferramentas de inteligência artificial, integrando-as aos sistemas de videomonitoramento – temos mais de mil câmeras espalhadas na cidade – e alarme, como o botão do pânico e o SOS comércio. Para promover a igualdade entre todas as regiões, vamos ampliar os investimentos em educação em tempo integral, saúde de qualidade, cultura, esporte e lazer para todos os bairros da cidade. Também continuaremos a requalificação de praças e parques.

Confira completo: Propostas de governo.

Luiz Paulo (PSDB):

EDUCAÇÃO: vamos fazer um levantamento detalhado da demanda por vagas em cada região administrativa, considerando a faixa etária das crianças.  Vamos investir em infraestrutura, com a construção de novas escolas e creches, além da adaptação de espaços existentes. Vamos fazer Vitória voltar a ser a melhor rede de educação pública municipal do país.

GERAÇÃO DE EMPREGOS: nossa proposta para a geração de emprego e renda é transversal a diversos outros projetos. Vamos investir na desburocratização para o incentivo ao empreendedorismo. Vamos fazer parcerias com instituições para criar um ambiente fértil para o investimento e tecnologia e inovação. Também entendemos que o turismo, a economia do mar e a economia circular, que são frentes prioritárias nossas, principalmente nas áreas mais vulneráveis, têm um impacto direto na geração de emprego e renda.

MOBILIDADE URBANA: a questão da mobilidade em Vitória precisa ser separada entre a mobilidade interna da cidade, a mobilidade interna dos bairros, o sistema viário, as linhas circulares dentro dos bairros e as linhas tronco-alimentadoras, que levem as pessoas de dentro dos bairros até os eixos da cidade, tudo isso deve ser separado do problema principal, que é o trânsito de passagem. O trânsito de passagem é uma questão metropolitana. Tem que ser tratada com diálogo junto com o governo do Estado e as demais prefeituras.

SAÚDE: em nossa gestão fizemos os dois únicos Pronto Atendimentos da cidade, em São Pedro e na Praia do Suá, e agora vamos construir duas UPAs, Unidades de Pronto Atendimento. Para garantir a Atenção Primária à Saúde vamos investir em diversas frentes. Vamos expandir os horários de atendimento, aumentando a carga horária das equipes de saúde da família para que possam resolver 80% das demandas da população. A saúde precisa de mais atenção. Precisamos monitorar as doenças crônicas, implantando um sistema de controle para pacientes com hipertensão, diabetes, obesidade, câncer e outras doenças crônicas.

SEGURANÇA: a Capital hoje não tem integração com as forças de segurança estadual. Precisamos de uma gestão de segurança pública centrada em quatro eixos: reorganização da Guarda Municipal, integração estratégica, utilização de inteligência e tecnologia, e ações estratégicas de prevenção. A Guarda precisa retomar sua finalidade constitucional e estatutária de polícia preventiva, alinhada à PM. A retomada do Projeto Terra também vai contribuir com uma ação preventiva, com geração de oportunidades para os jovens nos territórios de maior vulnerabilidade social, que são as principais vítimas da violência.

Confira completo: Propostas de governo.