Eleições

Teleférico, concurso e tarifa zero: as propostas dos candidatos a prefeito na Grande Vitória

Os planos de governo abrangem áreas fundamentais, como segurança, educação, emprego, mobilidade e saúde. Confira

Teleférico, concurso e tarifa zero: as propostas dos candidatos a prefeito na Grande Vitória

Antes de votar neste 6 de outubro, é necessário que o eleitor conheça as propostas dos candidatos. Todos já apresentaram as ideias que, caso eleitos, pretendem implementar nas cidades da Grande Vitória.

Os projetos constam nos planos de governo – documentos entregues por cada campanha ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o registro das candidaturas.

Nos documentos, separados por eixos temáticos, os candidatos indicam quais serão as áreas prioritárias em uma eventual gestão. O Folha Vitória traz um resumo das propostas e você pode conferir o material completo de cada candidato nos links indicados no final da reportagem.

LEIA TAMBÉM:
Confira a lista de nomes e números dos candidatos a vereador da Grande Vitória

Em Vitória, as propostas de governo abrangem segurança, com ampliação da Guarda Municipal, uso de tecnologia e integração com forças estaduais; e educação, com expansão de escolas de tempo integral, investimento em infraestrutura e valorização dos profissionais.

Na mobilidade, destacam-se obras viárias para reduzir congestionamentos, além de estímulo ao transporte público e cicloviário. A geração de emprego é focada no apoio a pequenos empreendedores, economia solidária e parcerias para capacitação profissional, enquanto a saúde prevê a ampliação do atendimento especializado e melhorias no SUS.

As propostas para Vila Velha abrangem áreas fundamentais como segurança, educação, emprego, mobilidade e saúde. Na segurança, as sugestões incluem a expansão da Guarda Municipal e a utilização de videomonitoramento.

Na educação, estão previstas a construção de novas escolas e medidas para melhorar a gestão escolar, incluindo a eleição de diretores e valorização salarial. Em saúde, há planos para a criação de um multi hospital municipal e melhorias tecnológicas. Na geração de empregos, propõe-se a desburocratização para atrair empresas e a qualificação profissional.

As propostas para Cariacica incluem melhorias com a ampliação de Unidades Básicas de Saúde (UBS), otimização do agendamento de consultas online, fortalecimento da Estratégia da Saúde da Família e ações voltadas a grupos vulneráveis.

Na segurança, também há planos para expandir a Guarda Municipal, implementar patrulha rural e promover políticas de inclusão social.

Na educação, o foco está na ampliação de escolas em tempo integral, reestruturação das unidades e valorização dos profissionais. Para a mobilidade urbana, propõe-se a expansão de ciclovias, melhorias no trânsito e semáforos inteligentes.

Já para a cidade da Serra, as propostas abrangem diversas áreas fundamentais para o desenvolvimento da cidade. Na segurança, destaca-se o aumento do efetivo da Guarda Municipal e a criação de um Observatório de Prevenção ao Crime, visando promover a segurança comunitária e melhorar a colaboração entre polícia e cidadãos.

Na educação, há foco na expansão da educação em tempo integral, programas de alfabetização e capacitação de professores, além de iniciativas para atender as demandas de jovens em situação de vulnerabilidade.

A saúde inclui a implementação de tecnologias como telemedicina, e o fortalecimento da medicina preventiva, com a reorganização dos serviços de saúde.

Para acompanhar os planos de governo, o Folha Vitória reuniu em 4 matérias as propostas de cada candidato nas cidades da Grande Vitória.

Clique abaixo:

Vila Velha: acompanhe as propostas.

Vitória: acompanhe as propostas.

Serra: acompanhe as propostas.

Cariacica: acompanhe as propostas.