Dono de um estilo muito pessoal, que compôs de quadros a propagandas e embalagens de biscoitos e bombons, o maior expoente do movimento Art Nouveau e pioneiro na arte publicitária, o artista tcheco Alphonse Mucha, acaba de chegar ao Museu do Centro Educacional Leonardo da Vinci.
Representando em diversas obras especialmente a figura feminina, caracterizada por formas sinuosas, envoltas em elementos da natureza como flores, folhas e ramos em arabescos, Mucha traz ao espaço um traço cheio de perfeccionismo com a sutileza que lhe é própria, mas também elementos do folclore e do desejo de libertação do povo eslavo.
De acordo com a curadora do Museu da Escola, Luciana Biasutti, o objetivo é mostrar aos alunos da Educação Infantil ao 1º ano do Ensino Fundamental, através do Projeto de Arte, a amplitude da criação de Mucha, que também foi escultor, decorador, fotógrafo e pintor. “As crianças entenderão que a arte vai além das pinturas clássicas ou abstratas, pode ser encontrada ainda em cartazes de produtos ou eventos. Elas farão atividades pesquisando os formatos dos pequenos animais e insetos que faziam parte das bijuterias e joias da época”, explica.