O desenvolvimento das habilidades socioemocionais na infância não é apenas uma questão de aprimoramento individual, mas uma estratégia fundamental para a construção de uma sociedade mais equilibrada e justa. A BNCC (2017) defende que essas competências devem ser integradas ao currículo escolar desde a educação infantil, promovendo uma formação que considere o ser humano em sua totalidade: emocional, cognitiva, física e social.
O projeto “Conhecer, Sentir, Viver” foi concebido pelo Viver Centro Educacional, objetivou promover o desenvolvimento das habilidades socioemocionais das crianças, na primeira infância, contribuindo para a construção de uma base sólida no que tange à autorregulação, empatia, resolução de conflitos e convivência social.
Os processos emocionais foram abordados no espaço escolar por meio de histórias, contos temáticos, teatro e dramatização: a partir de livros e histórias que abordaram emoções e situações sociais, promovendo discussões sobre sentimentos e ensinando empatia e resolução de conflitos. E a sensibilização foi ampliada por meio do teatro, que abre as portas do sentir. As crianças foram convocadas a criarem pequenas peças ou encenações, mediante a representação de situações emocionais cotidianas, contribuindo na identificação e expressão de emoções e na prática de soluções para conflitos.
Além da arte, o esporte cumpriu o papel de estabelecer conexão, pois foram realizados jogos e projetos colaborativos, demandando das crianças a práxis de convivência, contemplando momentos de cooperação e comunicação, desenvolvendo habilidades sociais, como trabalho em equipe e negociação.
A escola ainda ofereceu atividades de Mindfulness e Relaxamento, com introdução de práticas de respiração profunda e exercícios de relaxamento, para ajudar as crianças a reconhecerem e gerenciarem suas emoções. Um outro ponto alto nesse trabalho inovador, foi o Diário das Emoções, um incentivo para as crianças expressarem seus sentimentos por meio de desenhos ou palavras, promovendo a autorreflexão e a consciência emocional.
A Roda de Conversa, permitiu o fechamento, por meio da realização de encontros regulares onde as crianças compartilharam suas sensações e debateram problemas, criando um espaço seguro para a expressão emocional e o desenvolvimento de habilidades de escuta ativa. A família e a comunidade acadêmica se envolveu numa ação colaborativa em prol da educação humanística.
As crianças, vivenciaram momentos de reflexão e partilha, na premissa de tornarem-se mais seguras e aptas a lidar com os desafios do meio ambiente social. “Por meio das atividades pedagógicas inovadoras e colaborativas, as crianças foram estimuladas a reconhecer e expressar suas emoções de forma saudável, criando uma comunidade de aprendizagem afetiva e efetiva”, explica Maria Cândida, pedagoga do Viver Centro Educacional e coordenadora do projeto.