A música, a criação do mundo e a escola

A ideia do projeto se dá em identificar os diferentes elementos da criação e sua importância. Refletir também, sobre o papel do ser humano como cuidador da criação e conscientizar as crianças sobre como Deus criou todas as coisas para o nosso bem e que somos corresponsáveis para desenvolver valores, princípios cristãos na formação de cada cidadão. O projeto tem a coordenação de Andressa Margôto Colombo, do Colégio Marista de Colatina.

Os alunos da educação infantil, ao participarem do projeto Musical Maristinha, têm a oportunidade de explorar temas como a “Criação do Mundo” de maneira lúdica e significativa. Isso ocorre por meio de múltiplas linguagens, como a música, a dança, o teatro e as artes visuais, promovendo uma abordagem interdisciplinar que integra diferentes áreas do conhecimento.

Como uma escola católica de tradição Marista, o projeto também incorpora valores espirituais e éticos, permitindo que as crianças não apenas desenvolvam habilidades acadêmicas e artísticas, mas também fortaleçam o seu senso de pertencimento, empatia e respeito pelo próximo e pelo meio ambiente.

Isso reflete a pedagogia da integralidade, que busca o desenvolvimento completo do ser humano. Através desse projeto, as crianças têm a chance de se tornarem protagonistas no processo de criação, sendo incentivadas a pesquisar, colaborar em equipe e culminar suas descobertas em apresentações que celebram o aprendizado coletivo e a expressão criativa.

A metodologia do projeto “A Criação do Mundo” é baseada em uma abordagem interdisciplinar e colaborativa, utilizando múltiplas linguagens – como arte, música, teatro, dança e narrativa – como ferramentas essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos.  Um dos pilares fundamentais do projeto é a interdisciplinaridade, onde diferentes áreas do conhecimento, como ciências, história e espiritualidade, se entrelaçam ao redor do tema “A Criação do Mundo”. Através de atividades práticas e criativas, as crianças têm a oportunidade de explorar esses conceitos de forma simultânea, estimulando seu aprendizado de maneira integrada.

A participação ativa dos alunos foi garantida por meio de metodologias ativas, incentivando as crianças a se envolverem em processos de pesquisa, descoberta e experimentação. Isso não só desenvolve o protagonismo dos estudantes, mas também fortalece sua autonomia no aprendizado. A metodologia também valorizou o uso de múltiplas linguagens expressivas, como música, teatro, dança e artes visuais, para engajar as crianças e permitir que elas explorem e compartilhem suas interpretações sobre o tema.

Ao fazer isso, a diversidade de pensamento e expressão é promovida, tornando a experiência de aprendizado rica e multifacetada. O projeto culmina em apresentações artísticas que celebram os aprendizados e as criações das crianças. Essa culminância não só concretiza o que foi assimilado durante o processo, mas também reforça o senso de pertencimento, superação e colaboração, essenciais para o desenvolvimento integral dos alunos. “A integração das artes no processo educativo foi fundamental para o desenvolvimento da criatividade e da expressão pessoal dos alunos, além de fomentar um cuidado mais profundo com o meio ambiente”, comenta. Andressa Margôto Colombo.

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