O Projeto Laboratório de Emoções é um projeto institucional de Educação Socioemocional na Escola, pensado para trabalhar com crianças de 2 a 6 anos, criado para promover o desenvolvimento de habilidades emocionais e sociais desde a primeiríssima infância. Através de atividades lúdicas e interativas, as crianças aprenderam a reconhecer, nomear e lidar com suas emoções, além de construir relacionamentos saudáveis e desenvolver competências fundamentais para a vida em sociedade. O projeto foi desenvolvido esse ano no Grão de Mostarda Centro Educacional.
“Logo no início do ano, percebemos que muitas de nossas crianças apresentavam dificuldades em lidar com frustrações, resultando em comportamentos como birras, conflitos entre colegas e isolamento. Com a pressão social crescente, uso excessivo de tecnologia e a falta de tempo de qualidade em família, essas crianças não estavam desenvolvendo adequadamente as habilidades emocionais necessárias para entender e expressar seus sentimentos”, explica a responsável pela iniciativa, Dalva Carolina Segrini Leite.
A implantação do Laboratório de Emoções se relaciona, portanto, ao crescente número de crianças enfrentando dificuldades emocionais e comportamentais no ambiente escolar, muitas vezes refletidas em episódios de ansiedade, agressividade ou dificuldade de socialização. Segundo Dalva, a infância é um período crucial para o aprendizado das emoções e para o desenvolvimento das habilidades sociais, por isso, a ideia de se criar um espaço onde as crianças pudessem vivenciar, expressar e compreender seus sentimentos de maneira lúdica e significativa. Para se evitar os problemas de convivência, baixa autoestima e dificuldades em se concentrar nas atividades escolares, decorrentes do estresse e dos sentimentos confusos.
Em face a essa realidade, a escola, percebendo o impacto negativo dessa falta de inteligência emocional nas crianças, tanto no aprendizado quanto nas relações interpessoais, viu a necessidade de criar um projeto específico para trabalhar essas questões de forma prática e integrada no dia a dia escolar. Foram realizadas atividades para: autoconhecimento e autocontrole, fortalecimento da empatia, mediação e resolução de conflitos, prática dialógica, formação de vínculos de laços de amizades, trabalho em equipe, processamento da autoestima e promoção do bem-estar coletivo.
“Reconhecemos que a infância é um período crucial para o aprendizado das emoções e para o desenvolvimento das habilidades sociais, por isso, criamos um espaço onde as crianças pudessem vivenciar, expressar e compreender seus sentimentos de maneira lúdica e significativa”, justifica Dalva.
O Laboratório de Emoções também responde à necessidade de uma educação holística, que integre mente, corpo e emoções. A escola não pode ser apenas um espaço de transmissão de conhecimento, mas também um local onde as crianças aprendem a lidar com suas emoções e a construir seu caráter. Com atividades lúdicas e envolventes, o projeto oferece às crianças oportunidades de aprender sobre suas emoções de forma prática e aplicada, promovendo um desenvolvimento completo que considera o ser humano em sua totalidade.