O Projeto Maple Bear Business Builders foi desenvolvido com o objetivo de unir educação ambiental e empreendedorismo no ambiente escolar, promovendo uma formação multidisciplinar e prática para alunos do ensino fundamental I e II, da Maple Bear, de Cachoeiro de Itapemirim.
Através da criação de startups focadas na produção de bens a partir de materiais recicláveis os alunos são incentivados a pensar criticamente sobre a sustentabilidade e o impacto do lixo no meio ambiente enquanto aprendem conceitos fundamentais de negócios como desenvolvimento de produtos, pesquisa de mercado, marketing e gestão financeira.
O projeto também integra os alunos do ensino Fundamental I, como equipe de apoio para a organização de uma Feira de Negócios, onde os produtos criados são comercializados. Os lucros arrecadados são revertidos para um objetivo comum escolhido pelos alunos, promovendo, assim, um impacto social dentro da comunidade escolar.
Com essa abordagem, o projeto contribui para o desenvolvimento das competências empreendedoras e também reforça o compromisso com a educação ambiental e o trabalho em equipe.
A necessidade de desenvolvimento do projeto Maple Bear Business Builder surgiu a partir da observação do baixo engajamento dos alunos em atividades práticas multidisciplinares. O crescente interesse por questões ambientais e a necessidade de preparar os alunos para o futuro, com competências empreendedoras e ambientais, também motivaram a criação dessa iniciativa.
Essa iniciativa foi desenvolvida com os alunos do Ensino Fundamental da nossa escola e tem como propósito a promoção da atitude empreendedora, envolvendo a sustentabilidade ambiental e a criatividade, através da criação de startups estudantis voltadas para a produção de bens utilizando materiais recicláveis. A ação abrangeu todo o Ensino Fundamental.
Envolveu diretamente os alunos do Ensino Fundamental II na concepção e execução das startups, e os alunos do Ensino Fundamental I na organização da Feira de Negócios, uma estratégia crucial de prospecção por meio de um evento onde os produtos foram comercializados.
A atividade permitiu aos estudantes desenvolverem habilidades como autonomia, liderança, responsabilidade e capacidade de lidar com desafios e incertezas. Além disso, ao utilizar materiais recicláveis na confecção dos produtos, buscou-se conscientizá-los sobre a importância de práticas sustentáveis, gerando valor não apenas econômico, mas também social e ambiental.
A inovação está na criação de startups formadas por jovens que, ao resolverem problemas com uma perspectiva ambiental, demonstram a capacidade de gerar impacto social. Com o potencial de resultados concretos em termos de conscientização, o projeto prepara os alunos para se tornarem cidadãos e empreendedores responsáveis, capazes de buscar soluções criativas e sustentáveis para os desafios do futuro.
Para garantir o perfeito andamento do projeto Maple Bear Business Builder em todas as suas etapas, são utilizadas as ferramentas Google Drive e Google Docs para facilitar a comunicação e o acompanhamento do progresso entre os professores mentores. Além disso, quinzenalmente os professores mentores se reúnem para atualizar a planilha de acompanhamento das tarefas e compartilharem as dificuldades encontradas.
A parte teórica do projeto foi desenvolvida em conjunto pelo coordenador do projeto e professores mentores, considerando o nível de maturidade atual dos alunos participantes em relação a conhecimentos de fundamentos de empreendedorismo, capacidade de adaptação a novos cenários, liderança e criatividade, focando onde é desejado chegarem relação à transformação dos conhecimentos dos alunos.
Em uma abordagem prática e colaborativa, os alunos do Fundamental II foram divididos em grupos para formar suas startups, nas quais aprenderam e aplicaram conceitos de empreendedorismo e criatividade. Eles são responsáveis por todas as etapas do processo de criação de um novo negócio, incluindo a elaboração do plano de negócios, a definição do problema que o produto pretende resolver e criação da identidade visual da marca.
A equipe de apoio, formada pelos alunos do Fundamental I, terá a missão de colaborar com a organização da Feira de Negócios, cuidando do planejamento do evento, o que cria um ambiente de colaboração entre os diferentes ciclos do ensino fundamental. Toda a parte prática do projeto foi desenvolvida pelos alunos participantes, os professores mentores apenas supervisionaram as atividades.
Segundo o responsável pelo projeto, Fabio Rabbi Bortolini, “os recursos financeiros obtidos com a comercialização dos produtos cumprem a destinação de realização de um sonho comum dos alunos, promovendo um engajamento motivacional adicional ao projeto”.
O projeto inovador de empreendedorismo sustentável gerou resultados expressivos tanto em termos de desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos quanto no impacto ambiental e social na comunidade escolar. Houve a implementação de startups voltadas para solucionar demandas ambientais, reverberando na conscientização e prática de Sustentabilidade, mediante a viabilização de produtos a partir de materiais recicláveis, a partir do que os alunos aprenderam sobre a relevância da responsabilidade ambiental.
“Ao longo do projeto, foram reutilizados 30 kg de materiais recicláveis, contribuindo diretamente para a redução de resíduos na comunidade local”, observa Fábio. Além disso, o projeto despertou maior conscientização nas famílias e na comunidade sobre a importância de práticas ecológicas, estendendo o impacto para fora da escola.