Empreendedorismo na escola

Nas atividades de empreendedorismo, encontramos parte das grandes motivações e atitudes que impulsionaram historicamente o comportamento do ser humano: em primeiro lugar o lúdico, ainda que sujeito a algum tipo de norma, onde a questão principal é obter sucesso e lidar com desafios de forma competitiva e enxergando oportunidades. Ao lúdico podemos agregar a forma prazerosa de enfrentar situações cotidianas – desafios e busca de soluções – com planejamento e metas a serem atingidas. O projeto Empreender e Inovar é só começar é uma iniciativa da Escola Siena.

A boa colheita é que o Ensino de Empreendedorismo coloca o aluno como protagonista e integrante do processo educacional. É o indivíduo em ação e no controle de suas atitudes, compreendendo a sua responsabilidade pelo seu destino e o de seu país. A prática do empreendedorismo na escola é, portanto, um convite para mudança cultural. Suscitando comportamentos inatos ao ser humano, à felicidade, a competição, a realização e as conquistas, que podem, contudo, serem cultivadas e desenvolvidas através da educação e, fundamentalmente, por parte da educação empreendedora.

A história da humanidade parece demonstrar que, todos esses comportamentos enriqueceram o ser humano e contribuíram à sua formação global.

Inserir o empreendedorismo na escola como componente curricular básico da educação e atuante no contexto das ciências escolares propicia a socialização, a integração e a autoestima dos alunos; promove o inter-relacionamento, a troca de experiências e de vivências; desenvolve um ambiente cooperativo, enfatizando o sentido e a importância da coletividade, da cooperação, da democracia e de uma moral voltada para a autonomia dos alunos.

Valorizar e adotar a prática do empreendedorismo como um dos aspectos básicos da qualidade de vida; construir relações interpessoais de solidariedade e repúdio às injustiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito; proporcionar aos alunos aprender a conviver com as vitórias e derrotas sem supervalorizá-las, colocando em primeiro plano as trocas sociais, também são resultados coletados da prática empreendedora.

O programa atende às demandas da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), pois trabalha os valores: Criatividade, Inovação, Organização, Planejamento, Responsabilidade, Liderança, Colaboração, Visão de futuro, Capacidade de assumir riscos, Resiliência, Curiosidade científica, dentre outros que serão citados no detalhamento das turmas, de acordo com a idade e série que o aluno está estudando.

“Na Escola Siena trabalhamos com atividades direcionadas na disciplina de Inovação e Empreendedorismo, ao qual são realizadas semanalmente em nossas unidades 1 e 2, essas atividades perpassam boa parte pelas grandes motivações e atitudes que impulsionaram historicamente o comportamento do ser humano: Em primeiro lugar o lúdico, ainda que sujeito a algum tipo de norma, onde a questão principal é obter sucesso e lidar com desafios de forma cooperativa e enxergar oportunidades. Ao lúdico é possível agregar a forma prazerosa de enfrentar situações cotidianas – desafios e busca de soluções – com planejamento e metas a serem atingidas, histórias e jogos”, explica a coordenadora, Cristina Tonon. O Ensino de Empreendedorismo coloca o aluno como protagonista e integrante do processo educacional, sendo na escola um convite para mudança cultural.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *