Sustentabilidade é falar sobre mudança. O conceito de sustentabilidade tem sua origem relacionada ao termo “desenvolvimento sustentável”, definido como aquele que atenda às necessidades das gerações presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades. O que nos torna sustentáveis? Como preparar crianças tão pequenas, para um desafio tão grande, que é o de mudar comportamentos? Essas perguntas foram a tônica do Projeto Pequenos Sustentáveis, criado pela Escola Novo Mundo em 2024, e que concorre ao Prêmio Sinepe-ES em Ação.
Ao apresentar essa temática a escola fez uma proposição: difundir um olhar diferenciado para os espaços, dentro, e ao redor da instituição escolar, e direcionado também para o mundo. O propósito foi provocar uma mudança de atitude não só nas crianças, mas em suas famílias, e em toda a comunidade escolar – profissionais da educação, direção, etc. A palavra transformação foi o ponto de partida para desenhar processos inusitados e criativos de sustentabilidade. A metodologia incluiu o campo de aprendizagem “espaços, tempos, quantidades, relações e transformações”, para delinear as mudanças planejadas.
Como fazer para mudar hábitos, incentivar a comunidade escolar de que é possível e necessário reutilizar produtos, foi a pergunta que norteou o projeto. Então a proposta foi dividir grupos de estudos e pesquisa para que cada grupo pudesse observar e contemplar o seu entorno, a fim de perceber novas ações necessárias de transformação social. A palavra de ordem foi “Reutilizar”, pois na Educação Infantil, a escola procurou reutilizar tudo, transformar, reaproveitar e reinventar.
O objetivo do projeto foi propiciar o conhecimento e a conscientização dos alunos da Educação Infantil acerca do cuidado com o meio ambiente, e da cidadania, desenvolvendo a construção de atitudes para a preservação e o desenvolvimento sustentável. “Com a duração de um bimestre, por meio das atividades foi possível se constatar mudanças em nossas crianças, em suas famílias e em nossa equipe”, avalia a coordenadora do projeto, Mara Stella Ghisolfi Zanotti, ressaltando que quando a família abraça a ideia, tem-se a certeza de que haverá mudança de comportamento, pois as crianças cobram tais mudanças.
Mara explica que o papel das famílias foi fundamental para o sucesso do projeto, uma vez que mediante o envolvimento dos familiares o resultado foi uma produção recheada de criatividade. Foram produzidas maquetes com materiais recicláveis mostrando pontos turísticos e sua conservação, outras maquetes sobre mangues e mares e tiveram também trabalhos feitos sobre água potável e água suja.
A partir de 2025 a Escola Novo Mundo introduzirá na grade curricular da Educação Infantil as “Práticas Pedagógicas” que consistirão em abordar com as crianças as ações necessárias para desenvolvimento de conscientização ambiental no dia a dia. O projeto terá ainda mais vida! As crianças e a comunidade escolar seguirão juntas num caminho sem volta em busca de mais equilíbrio e de um mundo mais sustentável.