O espaço de convívio comunitário é um ambiente que estimula a convivência entre as pessoas, estreitando os laços entre os moradores de determinado território, facilitando os encontros, a interação, a troca de ideias e o desenvolvimento de ações conjuntas. O exercício dialógico entre professores e alunos da Idade Criativa, resultou no Projeto “Eu criança em Jardim Camburi: o bairro”, após se constatar, por meio de uma escuta ativa dos alunos, que disseram não conhecer alguns lugares do entorno da escola.
A direção da instituição fez um levantamento para saber quantos alunos residiam no bairro, e detectou que a maioria mora no bairro onde está situada a escola. No processo de verificação dos estudantes moradores no bairro, verificou-se que alguns alunos são oriundos de outros estados e países, até. Tal descoberta suscitou a ideia e o desejo de apresentar o bairro para os alunos, para despertar o olhar infantil sobre o bairro de Jardim Camburi.
De acordo com a diretora da Idade Criativa, Alessandra Salazar Paganoto, a premissa é enriquecer a bagagem de vida das crianças da escola com repertórios urbanos, dando-lhes oportunidades de conexão e pertencimento, em relação ao bairro em que vivem, bem como a consciência de cidadania, de participação e envolvimento com os acontecimentos da comunidade.
O projeto tem intencionalidades de socialização – foram realizadas saídas pedagógicas por diversos lugares do bairro, em que as crianças puderam se deparar com situações existenciais que impactam o entorno de suas vidas: questões de trânsito, de segurança, acerca do lixo, e espaços de diversão e lazer. Nesse âmbito, as famílias também foram envolvidas, vivenciando as brincadeiras e diversões em uma praça do bairro, remontando tempos passados. Também foi oportunizado aos alunos, a interação com profissionais que atuam no bairro: garis, comerciantes, etc.
Esse tipo de projeto permitiu a reverberação de valores como a importância do diálogo, da participação, da convivência, da colaboração, do interesse pelo outro, acerca de direitos e deveres dos cidadãos, para a formação de indivíduos atuantes como protagonistas. O projeto, sintonizado com os ditames da BNCC, teve, em muitas situações como ponto de partida, a literatura e a interdisciplinaridade.
Jardim Camburi é um bairro situado em Vitória/ES, atualmente considerado o mais populoso de Vitória, com cerca de 60 mil habitantes. O estudo e interação pelas ruas do bairro foi iniciada em março de 2024. Os temas ambientais também foram abordados como limpeza das praças, o aproveitamento dos alimentos, a reciclagem e até questões de mobilidade urbana.
As professoras realizaram a leitura da música “Bicicleta” de Toquinho e apreciaram imagens de ciclistas na orla da praia de Camburi com a finalidade de conscientizar os alunos sobre o hábito saudável que é andar de bicicleta. A coordenação da escola averiguou algumas famílias que utilizam a bicicleta como meio de transporte para ir e vir de casa para a escola. As professoras dialogaram com as crianças trazendo essas famílias como exemplo de cidadãos que já substituem uso de carro por bicicleta promovendo a preservação do meio ambiente e a melhora da saúde.
O projeto envolveu a parceria de diversos estabelecimentos comerciais, 90 estudantes, 46 profissionais da escola, incluindo professores e a direção, e 180 familiares.