A criação do projeto “Vejo Flores em Você” está embasada em princípios éticos e pedagógicos que buscam promover a alteridade, a empatia e a interação social, atendendo, tanto às demandas do Novo Ensino Médio, quanto às necessidades emocionais e sociais de grupos vulneráveis, como os idosos. A ação envolveu alunos, professores, pedagogos e a direção do Colégio Faesa para alinhar o projeto aos objetivos curriculares do Novo Ensino Médio. A proposta das flores se traduz em um gesto simbólico de cuidado para com os idosos do Asilo dos Velhos de Vitória, que fica próximo ao colégio.
Para promover o engajamento houve uma mobilização 50 alunos das turmas envolvidas para que participassem ativamente da campanha e das atividades sociais com os idosos. Como proposta final, o projeto envolveu a entrega das flores arrecadas aos idosos do Asilo de Vitória, além da realização da escuta ativa, atividades lúdicas e interativas, como jogos de tabuleiro, quebra-cabeças e rodas de conversa, e o lanhe coletivo.
O principal objetivo do projeto “Vejo Flores em Você” é aplicar, na prática, os conceitos de alteridade e empatia, promovendo o desenvolvimento das competências socioemocionais dos alunos do Colégio Faesa. Por meio da interação com os idosos do Asilo de Vitória, o projeto visa fortalecer a consciência social e a responsabilidade cidadã dos estudantes, oferecendo uma experiência que conecta teoria e prática.
A interação com os idosos do Asilo de Vitória permitiu que os desenvolvessem adquirissem uma nova perspectiva sobre o cuidado com o próximo, fortalecendo seu senso de responsabilidade social e cidadania. Através da entrega de flores, o projeto promoveu não apenas gestos de carinho e atenção, mas também momentos de convivência intergeracional, oferecendo aos idosos, experiências de afeto e socialização, muitas vezes ausentes em suas rotinas.
As atividades lúdicas realizadas durante as visitas contribuíram para o bem-estar emocional e mental dos idosos, ao mesmo tempo em que proporcionaram aos alunos a oportunidade de refletir sobre os desafios enfrentados pelas gerações mais velhas.