O projeto “Arte Emergencial” teve início durante a pandemia com o propósito de colocar a arte capixaba em evidência! A iniciativa consiste em uma websérie virtual de oito episódios referentes à cultura. O primeiro episódio foi ao ar na quinta-feira (15), no canal oficial do projeto. E pra essa galera que é mestre em valorizar a cultura local, haverá espaço de debate e diálogo com os artistas convidados. Que demais, né?! 😍
Na quinta-feira (15), o primeiro episódio teve a participação especial do cantor e compositor Nano Vianna. Se liga:
Os demais episódios vão abordar, respectivamente, assuntos relacionados ao Teatro, Dança, Literatura, Cinema, Filosofia, Arte & Educação e Psicologia.
Desenvolvida pela Made Produções, a websérie recebeu apoio Secretaria da Cultura (SECULT-ES), pela Lei Aldir Blanc, que visa ajudar os profissionais a superar os desafios impostos pela pandemia. Além de dar destaque aos artistas que produzem conteúdo no Espírito Santo, a websérie também pretende despertar reflexões acerca do papel da arte, especialmente neste período de isolamento social.
“A ideia surgiu naturalmente a partir de um incômodo pessoal, pois o nosso setor foi um dos últimos a receber apoio e, ao mesmo tempo, a classe artística estava bastante empenhada em produzir conteúdo de qualidade na internet. O acesso à cultura e o consumo de arte é essencial para a manutenção da saúde mental. Foi pensando justamente na relevância do nosso papel enquanto artistas é que convidei alguns profissionais para debaterem o tema na websérie”, explica a produtora artística e autora do projeto, Cora Made.
Ainda de acordo com a produtora, por trás do nome “Arte Emergencial” há uma provocação direta para os espectadores.
“Significa um pedido de socorro, já que a arte também salva as pessoas de emergências emocionais. Grande parte da sociedade ainda tem uma visão romantizada, por isso precisamos provocar as pessoas que estão na internet para que elas entendam e reconheçam o valor que a arte tem na vida de cada um”.
Websérie 💻
Os episódios serão exibidos no canal oficial do projeto no youtube. Outras duas lives também estão programadas para acontecer no Instagram (@arte.emergencial).
Veja abaixo as datas e os profissionais convidados:
Episódio 1 – Música (15 de abril): Nano Vianna, cantor e compositor.
Episódio 2 – Teatro (22 de abril): Patricia Galetto, atriz e pesquisadora de Mímica, Teatro Físico, Teatro de Animação e Máscaras.
Episódio 3 – Dança (27 de abril): Juliander Agrizzi, bailarino, professor e pesquisador em Dança.
Episódio 4 (29 de abril) – Literatura: Lívia Corbellari, escritora, produtora e jornalista.
Episódio 5 (4 de maio) – Cinema: Anderson Bardot, graduado em Cinema e Audiovisual.
Episódio 6 (6 de maio) – Filosofia: Leonardo Machado, mestre em Filosofia e pesquisador das relações entre arte e política.
Episódio 7 (11 de maio) – Arte e Educação: Brisa Marina, bacharel em Artes Plásticas e especialista em Educação e Direitos Humanos.
Episódio 8 (13 de maio) – Psicologia: Carla Carrion, psicóloga e mestre em Psicologia Institucional.