“Ingresso sem taxa comigo”: entenda qual é o papel de uma promoter

Foto: @saracortezini @mirelasouza_
Compartilhe esta notícia

Evento é o que não falta pra gente curtir muito todo fim de semana, mas agora, uma pergunta super válida! Você já viu alguém fazendo posts falando sobre uma festa específica e dizendo “ingresso sem taxa comigo?” ou então “ingresso no precinho aqui!”. 😂

Leia também: De Astrix a Fabio Fusco: Festival Equilibrium divulga line do palco principal

Geralmente essas pessoas estão envolvidas em grandes eventos, mas você sabe qual é a função de um (a) promoter ou comissário (a)?

Desde 2021 trabalhando no ramo de eventos, a capixaba Sara Cortezini explicou sobre a profissão.

“Em 2021 foi um ano radical na minha vida! Foi um ano de mudanças e quando comecei a ter o contato com eventos. Em dezembro recebi a oportunidade para ser comissária do núcleo Equilibrium. Nessa profissão, muita gente acha que é só vender ingresso, que é só esperar a pessoa vir atrás de você, mas não, é muito mais que isso! Sou de Cachoeiro de Itapemirim e há seis anos estou em Vila Velha. No início foi muito difícil porque não conhecia ninguém. Tive que fazer minha carteira de clientes do zero!”.

Foto: @saracortezini

E mesmo pra quem faz os “corres” e mete as caras sem medo do trabalho, há muitas dificuldades pelo caminho.

“A minha grande dificuldade foi começar do zero. E outra coisa: já tinha gente que trabalhava com isso e que já era muito boa. No começo dei uma desanimada e falei: ‘Ai. Será que vai dar certo?’. Mas continuei, fui persistente, montei minhas estratégias de venda e comecei a me apresentar para as pessoas. Hoje em dia tenho um bom reconhecimento e as pessoas me conhecem e já sabem: ‘Oh, a Sara que vende ingresso’, e isso é muito bom”. 

A real é que ninguém consegue ver o que passamos antes de postar o resultado final. Tanto para a organização dos eventos e para quem faz a cobertura desses grandes acontecimentos, tem sim muito trabalho a se fazer!

“Dizer que é fácil? Não é! Tem muitas dificuldades nessa área. Às vezes a desvalorização deixa a gente um pouquinho pra baixo, mas a gente sempre tenta se empenhar para mostrar mais trabalho, e para as pessoas verem que a gente realmente está ali, disposta a fazer o negócio acontecer. Hoje me coloco à disposição dos eventos. Eu tenho um bom reconhecimento, eles sabem que se precisarem de mim para qualquer coisa eu estou ali disponível e eu acho que isso me torna uma boa comissária. Não é só vender ingresso”.

E tem outro nome que a galera já conhece: Mirelinha. A gata manda benzão nas divulgações. Do interior de Minas Gerais para o Espírito Santo, Mirela Souza é comissária há três anos.

Agora um desabafo! Todo mundo que está envolvido de alguma forma nos eventos não para de receber pedidos, e com as meninas não é diferente.

Assim como pra gente que escreve conteúdos ssobre rocks, sempre rola um: “Tem VIP?”, “Coloca meu nome na lista?”, e assim como Mirela disse, acho que falta a galera valorizar quem proporciona entretenimento para o público.

Foto: @mirelasouza_

“A maior dificuldade que vejo hoje na cena eletrônica daqui é o público abraçar as ideias, o público ser fiel aos eventos, sabe? Sinto falta do entrosamento mesmo. Temos sim grandes eventos, porém, na maioria das vezes, falta muito o público abraçar a cena. E tenho certeza que se todo mundo fizer a sua parte, a nossa cena vai crescer cada vez mais!”.

E não tem jeito né? Um time, é um time! E quando todo mundo veste a camisa, não tem como o evento não ser um grande sucesso. E como as meninas bem falaram: “NÃO É SÓ VENDER INGRESSO”.

“As embaixadoras são fundamentais pra Equilibrium. Elas são a nossa ‘linha de frente’ com os clientes! Recebem os feedbacks, passam para a produção e, além disso, ajudam na venda dos ingressos. O que acho mais importante é essa parte de serem as nossas porta-voz, né?! De estarem ali bem próximo dos nossos clientes recebendo e tirando dúvidas e aceitando sugestões. Elas são o nosso primeiro contato com o pessoal”, comenta Diego Brunelli, do Núcleo Equilibrium.

Para Filipe Pontes, um dos organizadores do Festival Equilibrium, e a pessoa que sempre dá espaço para a música eletrônica e também para os artistas capixabas em grandes eventos no Espírito Santo, as comissárias (os) são essenciais nessa missão de fazer acontecer.

“Os comissários/comissárias são essenciais pra nós desde a primeira edição. Eles são pessoas influentes e também formadores de opinião na cena eletrônica. Hoje, mais de 30% de toda venda é feita por eles, o que mostra a importância deles de atrair e converter novos clientes”.

FESTIVAL EQUILIBRIUM 14 ANOS

E já que estamos falando sobre mega eventos, não tem como deixar de lembrar que tem Equilibrium chegando!

Leia também: Festival em Vila Velha com quase 30h de duração terá até yoga

No sábadodia 16 de março, rola o Festival Equilibrium 14 anos. O evento, que acontece na Fazenda Camping, em Vila Velha, trará grandes nomes da música para o Espírito Santo.

De Astrix a Fabio Fusco, o festival começa às 13 horas do sábado e termina no domingo, às 17 horas.

Foto: Instagram/ @pamp.lerousse

A organização também divulgou a tão esperada line do palco principal: o  FUTURE STAGE! Phaxe, Pettra, GroundBass, Piazer, CYK, Alchemy Circle, Invasion, Burn In Noise, Special M, Alien Coffee, Garnet, Breezy e Bad Bugs estão mais do que confirmados.

Data: 16 e 17 de março (sábado e domingo)
Hora: a partir das 13 horas
Local: Fazenda Camping, em Vila Velha
Ingressos em www.ingressolive.com.

O evento é uma promoção da nossa Jovem Pan Vitória!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *