Conheça quatro temperos fáceis de plantar em casa para usar nas receitas

Chef de Família

Thamiris Guidoni

Foto: Vitor Machado

Falando em coisas boas, depois da matéria sobre as especiarias para você arrasar na cozinha, agora, uma sobre os temperinhos que darão aquele toque especial na sua receita. E o melhor de tudo: eles podem ser mantidos em uma horta dentro de casa e é super fácil de cuidar!

Conheça alguns temperinhos e os benefícios:

Fotos: Pexels – Montagem: Thamiris Guidoni

  •  Manjericão: ‘coringa’ das plantinhas, o manjericão é uma erva pertencente à família da hortelã. Além de deixar o ambiente cheiroso, a comida fica maravilhosa!

>> Para plantar <<

Deixe as sementes a aproximadamente 1cm de profundidade da terra com duas ou três sementes por buraquinho. Coloque a planta onde bata sol por várias horas e regue a cada dois ou três dias.

  • Alecrim: esse é o cheiro que invade o ambiente e pode ser usado em vários pratos! Receitas feitas com batatas assadas e frangos ficam deliciosas

>> Para plantar <<

A dica é usar argila expandida, manta bidim ou similar no fundo do vaso para drenar a água e evitar que o excesso apodreça as raízes. Deve ficar em local que receba cerca de 5 horas diárias de luz direta do sol. Quando jovem, regue diariamente! Se estiver bem desenvolvido, espere até a terra secar para regar novamente.

  • Pimenta biquinho: super aromática, a pimenta biquinho tempera o alimento de um jeitinho suave. Essa é tipo de pimenta que vale a pena cultivar!

>> Para plantar <<

Escolha um lugar bem ensolarado. As pimentinhas amam sol. Plante cerca de 3 ou 4 sementes por buraco no húmus e cubra com a terra fofa. Elas crescem muito então talvez seja preciso tirar as mudas menores e deixar a mais forte, ou escolher vasos maiores. A rega deve ser frequente, mas sem afogar elas, combinado?

  • Hortelã: você pode escolher entre várias espécies de hortelã, mas as mais comuns é a mentha crispa. Além de muito perfumadas, as ervas são usadas para temperar quibes, saladas, carnes de peixe e carneiro, aromatizar sucos e sobremesas, como sorvetes, pudins e gelatinas. Elas crescem bem em ambientes ensolarados, mas toleram bem um leve sombreado. No início da primavera, você pode renovar a terra dos vasos e aproveitar para desfazer o emaranhado das raízes e podá-las, se for preciso!


    >> Para plantar <<

    Você deverá escolher um vaso que tenha entre 30 e 40 centímetros de diâmetro. A camada mais profunda deverá ser a de drenagem, contendo argila expandida e carvão vegetal. Em seguida, preencha o vaso com terra misturada a algum tipo de substrato. Por fim, plante as mudas de hortelã no solo. Depois de plantar, é hora dos cuidados. Em primeiro lugar, saiba que talvez a hortelã precise de nutrientes extras. Então, a cada dois meses, ofereça um pouco de húmus de minhoca. Além disso, essa erva gosta de bastante calor e iluminação. Como plantar hortelã em apartamento significa a ausência de jardins, é interessante deixar os vasos em sacadas ou perto de janelas.

Aprenda a cultivar os temperinhos em casa

Lá no estúdio do Chef de Família os participantes contam com uma hortinha! É completamente possível cultivar condimentos e ervas em apartamentos ou em espaços pequenos, desde que o local seja bem iluminado, apresente boas condições de irrigação e tenha solo de boa qualidade.

A horta da Unimed está presente na 4ª temporada do Chef de Família | Foto: Thamiris Guidoni

Você vai precisar de um vaso grande ou uma jardineira (pode ser de plástico ou de barro), terra, húmus de minhoca e mudas de ervas de boa procedência.

Fique atento a algumas dicas de cuidados:

Foto: site da Unimed

>> As ervas precisam de luz solar pelo menos algumas horas por dia. Sem isso, é praticamente impossível cultivá-las;

>>Mantenha regas regulares, mas nunca encharque a terra;

>>Retire folhas velhas, amareladas e secas e verifique periodicamente se não há ataques de pragas. Nesses casos, evite produtos químicos e use apenas inseticidas naturais (calda de fumo, calda de sabão, etc.), pois as ervas serão utilizadas como tempero;

>> Adube a cada 3 meses com húmus de minhoca e torta de mamona;

>> Na hora de escolher as ervas, procure selecioná-las segundo as exigências de luminosidade. Lembre-se que elas estarão no mesmo vaso!

Agora é só colocar a mão na massa, ou melhor, na terra, e fazer sua hortinha em casa e arrasar nas receitas!