Thamiris Guidoni
Um chef capixaba que faz questão de levar a culinária do Espírito Santo onde quer que vá! Criador do famoso prato que virou tradição no estado, o “camarão no coco”, Ricardo Bodevan faz sucesso entre celebridades como Zezé Di Camargo, Graciele Lacerda, Simone e Simaria, padre Fabio de Melo, Deborah Secco, Larissa Manoela, Wesley “Safadão”, César Menotti e Fabiano, Carolina Dieckman, Ivete, entre tantos outros.
Jurado fixo do Chef de Família
Além do criador do famoso Camarão no Coco, Bodevan, que sempre esteve presente nas temporadas do Chef de Família, na 7ª edição do programa vem como jurado fixo do reality. Ele também participou do Na Brasa.
“Ser jurado dos programas ‘Chef de Família’ e ‘Na Brasa’ tem sido uma honra já a alguns anos. Essa é uma oportunidade única que combina minha paixão pela gastronomia com a responsabilidade de julgar e avaliar a criatividade e a habilidade de cozinheiros profissionais de alto nível de conhecimento. A cada episódio, sou apresentado a pratos que contam histórias, refletindo tradições familiares do Espírito Santo e de outros estados do Brasil e a dedicação de cada participante”.
Como jurado, o papel do chef vai além de apenas provar e julgar os pratos. Para ele, é fundamental dar um feedback construtivo, reconhecer o esforço de cada cozinheiro e, claro, incentivar a paixão pela culinária que eles levam para a ‘mesa’.
“É fascinante ver como a comida pode unir as pessoas e criar laços, e isso se torna ainda mais evidente quando os participantes compartilham inspirações e motivações. A atmosfera é vibrante, cheia de risos, nervosismo e, por vezes, lágrimas de emoção. Cada prato é uma nova aventura, e estou sempre ansioso para descobrir o que os participantes prepararam. Ser jurado não é apenas sobre avaliar o sabor, mas também sobre celebrar a diversidade da culinária e a rica de histórias que cada prato representa”.
Anos nos Estados Unidos: uma experiência inesquecível
Após anos vivendo nos Estados Unidos, chegou a hora de retornar ao lar. A decisão de Bodevan se mudar foi motivada pelo desejo de estar mais próximo dos filhos, que foram estudar em um país tão cheio de conhecimento.
“Durante esse período, tive a incrível oportunidade de explorar diversas regiões dos EUA, viajando por lugares icônicos e descobrindo os mais diversos sabores mundiais que só os Estados Unidos consegue oferecer devido a diversidade cultural que o país tem. Cada viagem foi uma nova aventura, repleta de memórias inesquecíveis, desde os famosos burritos vendidos em SAN Diego que faz parte da gastronomia mexicana adaptada pela vertente californiana e as lindas praias da Califórnia até as belas paisagens do Tennessee, onde tivemos a oportunidade de nos deliciar com o típico e suculento brisket que é um peito de boi defumando lentamente e como não esquecer do pulled pork uma espécie de pernil desfiado e defumado.”
Foram várias viagens não apenas de diversão, mas de conhecimento nas áreas que Bodevan atua.
“Passamos pela vibrante cidade de Nova York onde nos deliciamos com inúmeros restaurantes italianos e em Chicago, conhecemos a famosa DEEP DISH pizza! Que tem uma farta crosta de massa recheada com diversas camadas de queijo derretido e carne temperada com tomates frescos. Essa experiência não apenas fortaleceu os laços familiares, mas também me proporcionou um conhecimento profissional imenso.”
E por lá, muitas oportunidades…
“Tive também a oportunidade incrível de trabalhar com catering para algumas das personalidades mais famosas do Brasil em quanto eles estavam de férias nos Estados Unidos. Cada evento foi uma experiência única, repleta de desafios e recompensas que enriqueceram minha carreira na gastronomia. Desde festas privadas em mansões luxuosas até eventos simples para famílias incríveis, cada ocasião exigiu uma atenção meticulosa aos detalhes. Ingredientes e nomes diferentes de temperos e peixes cada trabalho um desafio.”
Para ele, trabalhar com celebridades significa não apenas oferecer pratos deliciosos, mas também garantir que cada experiência seja memorável e exclusiva.
“O melhor de tudo era quando essas celebridades regressavam e me procurava novamente. É uma sensação de dever cumprido e de fazer com excelência o que faço de melhor. A pressão pode ser intensa, mas a satisfação de ver sorrisos nos rostos dos convidados faz tudo valer a pena. Além da culinária, essa experiência me ensinou muito sobre a importância do serviço impecável. Pois cozinhar para brasileiros em terras estrangeiras é trabalhar com a saudade e a memória afetiva do imigrante. Aprendi a ser flexível e a adaptar rapidamente o que for necessário para atender às expectativas de um público exigente.”
E não estamos falando só sobre comida.
“É sobre criar memórias e experiências únicas. Agora, ao olhar para trás, sinto uma mistura de gratidão e saudade. Sou grato pelas experiências vividas e pelas lições aprendidas, mas também ansioso para recomeçar este novo capítulo em minha vida. Levo comigo não apenas lembranças, mas também uma nova perspectiva do mundo e um profundo apreço pela jornada que fiz.”
Camarão no coco: uma tradição familiar
Após criação do “camarão no coco”, que ficou conhecido em todo o Espírito Santo, o sucesso se expandiu não só nos restaurantes da família Atlântica, mas também em muitos estabelecimentos do estado e país afora, dando mais uma vez destaque a gastronomia capixaba.
Com especialidade em culinária litorânea local, o chef adquiriu todo conhecimento gastronômico vivendo desde a infância no restaurante da família: o Restaurante Atlântica, localizado na Praia da Costa, no município de Vila Velha.
Na adolescência, Bodevan já expunha o orgulho de ser capixaba e começou desde então a divulgar a culinária típica do Espírito Santo com o intuito de valorizar o que o estado tem de gostoso e especial: as comidas típicas!
“Minha ligação com a gastronomia vem desde berço. O Atlântica foi inaugurado em 14 de dezembro de 1967 Quando nasci, em 1976, o restaurante já existia. Foi inevitável eu começar a fazer a culinária capixaba. Nossa casa ficava em cima do restaurante.”
Na Flórida, Bodevan teve a oportunidade de apresentar parte da gastronomia do Espírito Santo para a comunidade local, turistas, brasileiros que vivem nos Estados Unidos e também para personalidades conhecidas mundialmente.
“Me apaixonei pela gastronomia e comecei cozinhando para amigos…”
Famosos brasileiros tiveram o primeiro contato com a culinária capixaba através de Bodevan.
Referências no cenário musical, teatral e de influencers do Brasil, personalidades como Wesley “Safadão”, César Menotti e Fabiano, Simone e Simaria, Débora Secco, Larissa Manoela, Carolina Dieckmann, Ivete, o famoso padre Fábio de Melo e tantos outros tiveram a experiência gastronômica única por meio do chef, que reafirma a importância da valorização da culinária do Espírito Santo.
“90% dessas figurar públicas não conheciam a culinária capixaba. Todos adoraram e ficaram encantados!”.
Por meio das redes sociais e imprensa brasileira, o chef se torna cada vez mais conhecido pelo sabor das receitas únicas e regionais. Nascido em Vitória, capital do Espírito Santo, com moradia em Vila Velha, o capixaba leva a milhares de brasileiros, a história do município e estado cada vez mais longe sempre que prepara uma receita.
Ganhando cada vez mais visibilidade e sem perder a essência, Bodevan difunde a culinária por todo o mundo, e assim, além de pratos incríveis e únicos, o chef ajuda na divulgação da cultura do Espírito Santo, e também colabora com a economia do estado, ajudando a gerar empregos e renda para a população capixaba.
Além de Chef/administrador do restaurante Atlântica, Bodevan é co-fundador do Instituto Panela de Barro e também membro da Associação Internacional de Profissionais da Culinária (IACP) e da Federação Italiana de Chefs (FIC).