Já imaginou começar uma empresa com um presente que você ganhou na faculdade? Inusitado, não? Pois foi isso com que aconteceu com Erasmo Berger, fundador da Ovos Pommer. Quando terminou a graduação na UFRRJ, em 1964, ele ganhou do professor 500 pintinhos. E a partir daí nasceu a Granja Pommer, e hoje os 500 pintinhos se multiplicaram tanto que são 1 milhão e 800 mil aves prontas para por ovos.
Para dar conta de toda essa produção, mais de 100 funcionários estão empenhados no trabalho de análise e embalagem dos ovos. Todo trabalho está sobre os olhares atentos do Marcos, do Renan e do Everdan, filhos do seu Eramos Berger, que se revezam nos cuidados com a granja.
Com 58 anos no mercado, o nome da empresa é uma homenagem a Pomerânia, região que ocupa atualmente parte do Norte da Alemanha e da Polônia, e de onde vieram a maior parte dos imigrantes que colonizaram, em 1870, a Serra Capixaba.
Trabalho automatizado
Todo esse tempo de existência fez com que a granja se tornasse referência de qualidade e tecnologia, desde o manejo das aves até o envio dos ovos para os consumidores. Saindo da granja pelas esteiras, o ovo passa pela fase de limpeza, onde são removidas a poeira e outros resíduos, além de ser feita a lavagem dele. Em seguida ele vai para a pesagem. Depois os ovos são embalados, e enviados para indústrias, supermercados, mercearias e atacadistas de quatro estados: Espírito Santo, Bahia, Rio de Janeiro e Minas Gerais.
Ufa… são tantos processos que dá até pra ficar cansado, mas não tem nada de cansaço não. Todas as etapas da produção dos Ovos Pommer é automatizada e apenas supervisionada pelos funcionários. Isso mesmo., nenhum funcionário coloca a mão no ovo desde que ele sai da granja até ele chegar aí, na sua casa. “Tudo isso acontece no mesmo dia. Nós temos um processo muito legal que é a rastreabilidade. Com um simples código de barras qualquer pessoa pode ter as informação do dia de produção, a hora que foi produzido, o funcionário que fechou a carga e quando ele foi carregado no caminhão”, contou Brunelly Berger, representante da Ovos Pommer.
A Ovos Pommer tem uma produção diária de 4 mil caixas de ovos. Em cada caixa estão 360 deles. Uma produção total de 1 milhão 440 mil ovos por dia. Um número impressionante, que representa um terço da população capixaba. E você sabia que o ovo é o segundo alimento mais nutritivo do mundo? Ele está atrás apenas do leite materno, ou seja ele é o que os nutricionistas chamam de um superalimento, pois possui mais de 50 nutrientes. “Produzir ovo é produzir uma proteína de baixo custo e com alto valor nutritivo. Então isso nos faz muito felizes e imensamente satisfeitos em participar da mesa de milhares de pessoas ao redor do mundo”, ressaltou Brunelly.
Mais Doce
E o ovo é figura importantíssima na produção da maioria das sobremesas. Bolos, quindins, suspiros, tortas são alguns dos exemplos principais de doces onde ele é figura ilustre na produção. E é justamente por essa razão que a Ovos Pommer está junto com o “Mais Doce”, para mostrar que até o ovo nosso de cada dia não pode ser escolhido de qualquer forma. “O ‘Mais doce’ nos ajuda a mostrar que ovo tem qualidade, e que todo mundo tem que ficar de olho nisso. Um produto de qualidade tem marca, e a Pommer vai estar lá para atender essa demanda”, afirmou Everdan Berger, proprietário da Ovos Pommer.
“É um prazer fazer parte do programa. Foi muito bom participar no episódio, ver os competidores trabalhando, e produzindo coisas deliciosas. Agradeço a todos os envolvidos e em especial ao apresentador Alessandro Eller, que nos ajudou a mostrar o que é um ovo de qualidade”, contou Everdan.