A confeitaria artística surgiu como a arte de decorar bolos e doces com pastas de açúcar e glacês reais. Os primeiros bolos decorados surgiram na Inglaterra, durante o reinado de Elizabeth I. Já os bolos de vários andares se difundiram depois do casamento do rei da França, Henrique II. Assim o bolo se tornou um símbolo de status da nobreza.
Com o surgimento de novas matérias-primas como a pasta americana também ajudaram a difundir o trabalho do confeiteiro. Os primeiros registros do uso de pasta americana são de 1550, nos Estados Unidos. Era uma mistura feita com água de rosas, açúcar, suco de limão, clara de ovo e um tipo de espessante para dar firmeza.
Curiosidade
Você sabia que no século 20 os bolos de casamento tinham três andares? Eles representavam o noivado, o casamento e a eternidade.
Em terras brasileiras
No Brasil ela se desenvolveu a partir das receitas portuguesas, que aos poucos foram adaptadas aos nossos ingredientes e clima. Pode-se dizer que a história da confeitaria brasileira é como a história do próprio povo brasileiro, marcada pela mistura de povos. A farinha, que era um ingrediente escasso, era substituída pela massa de mandioca e as amêndoas pelo coco, apontando já a grande influência africana da nossa culinária.
Nos últimos anos, o país tem passado por um verdadeiro redescobrimento. Ingredientes que ficaram por um tempo pouco usados voltam como protagonistas, além de receitas que já tinham saído de moda como o brigadeiro e o bolo-de-rolo, que hoje são vendidos até pela internet.
“A confeitaria e a parte mais artística da gastronomia. Também costumo dizer que é a mais democrática. Você pode começar sem saber nada, e estudar e se tornar um grande chef confeiteiro”, contou Alessandro Eller, apresentador do “Mais doce”.
Hoje vemos bolos cada vez mais decorados, com diversos andares e formatos fazendo sucesso nas redes sociais. Vemos doces tão lindos que deixam a expressão “comer com os olhos” cada vez mais frequente.
E você sabe onde você vai ver tudo isso e mais um pouco? Na terceira temporada do reality “Mais Doce”, que começa no dia 26 de março, na tela da TV Vitória/RecordTV.
Oito competidores vão se enfrentar em provas de tirar o fôlego, fazendo as mais belas e saborosas sobremesas que existem. Aqui você pode conhecer um pouco mais sobre cada um deles.
Fique atento(a) também às redes sociais para não perder nada que acontece nos bastidores do programa.