Entretenimento e Cultura

15 praias do Espírito Santo que você precisa conhecer

Como o Estado tem praia para todos os gostos, o Portal Folha Vitória fez uma lista com 15 litorais imperdíveis

Foto: Divulgação

O Espírito Santo tem 400 quilômetros de faixa litorânea. Toda essa extensão faz com que os capixabas e turistas tenham mais de 100 praias à sua disposição. Muitos desses locais contam, ainda, com estrutura completa, hospedagens, gastronomia e atrações para a família inteira.

Outros, são mais calmos, como um convite para aproveitar a natureza de maneira mais simples.

Como o Estado tem praia para todos os gostos, o Portal Folha Vitória fez uma lista com 15 litorais imperdíveis. Prepare a lista para aproveitar o seu verão 2022:

1) Praia do Riacho Doce, Conceição da Barra

Um riacho que deságua no mar faz a fronteira do Espírito Santo com a Bahia: essa é a vista da bela praia de Riacho Doce, em Conceição da Barra.

Pouco habitada, quase deserta, a praia tem muita vegetação, água morna e um banco de corais, que fica em uma área de preservação ambiental do Parque Estadual de Itaúnas.

Foto: Capixaba da Gema

Para chegar, são 16 quilômetros de carro do Centro da cidade até Riacho Doce, e mais um quilômetro a pé.

2) Barra Nova, São Mateus

Em Barra Nova está também a foz do Rio Mariricu, que forma uma praia linda, de água quente e larga faixa de areia.

Point de surfistas de todo o ES, Barra Nova também tem atrações como passeio de barco para o mangue, restaurantes especializados em sururu e até pedalinhos pelo rio. A área também oferece excelentes pousadas para hospedagem.

Para chegar até lá, são 25 quilômetros de Guriri, de estrada de terra. Também é possível ir caminhando pela praia, mas é preciso tomar cuidado com a maré.

3) Regência, Linhares

Chamada por locais e turistas de “vila mágica”, Regência Augusta é uma praia de Linhares perfeita para o surfe, onde acontecem até campeonatos do esporte. Outra grande atração é o antigo farol, no Museu Histórico do local.

Foto: Divulgação

Esta praia fica na foz do Rio Doce, e oferece pousadas, bares, quiosques e restaurantes. A distância do Centro da cidade é de 50 quilômetros.

4) Praia Grande, Fundão

Praia Grande tem uma característica quase que exclusiva aqui no Espírito Santo: uma faixa de areia cerca de 5 quilômetros, lisa e compacta. Quando a maré está baixa, é possível ver as várias linhas marcadas na areia, deixadas pelas ondas, formando um visual muito bonito.

Foto: Philipe Schwartz

Por sua larga extensão, esta praia é perfeita para pegar sol, brincar com as crianças e praticar esportes. Também há castanheiras para quem prefere uma sombra.

Do Trevo de Fundão até Praia Grande são 39 quilômetros.

5) Praia dos Padres, Aracruz

Esta pequena praia de Aracruz é muito frequentada por famílias com crianças, porque é calma e tem muita mata nativa ao redor. A depender do dia, as águas ficam verdes e bem claras.

A Praia dos Padres tem opções de stand up paddle e caiaque e um quiosque com ducha de água doce e banheiros.

Fica do lado de Coqueiral e a 35 quilômetros do centro da cidade.

6) Praia Mole, Serra

A Praia Mole fica em uma Área de Preservação Ambiental do Estado. Por isso, tem um plano de manejo que integra turismo, outras atividades econômicas e meio ambiente. Por isso, é um lugar lindo para apreciar a beleza da natureza.

Para os amantes do banho de mar, é preciso cuidado: as ondas costumam ser fortes. Também por esse motivo, é um local famoso para a prática de surfe. Há, ainda, atividades como mergulho submarino e passeios ecoturísticos, além de lagoas e lagunas ao redor.

Fica na região de Carapebus, a aproximadamente 20 quilômetros do Centro de Serra.

7) Guarderia, Vitória

Um point recente na capital, a Guarderia fica entre a ponte da Ilha do Frade e a praça da Ciência. São 50 metros de praia, ao lado da conhecida Curva da Jurema.

Foto: Diego Alves/Prefeitura de Vitória

Um deck de madeira acessível dá entrada ao local, que sempre tem vendedores ambulantes, aluguel de cadeira, guarda-sol e stand-up paddle. Muitos jovens vão para a Guarderia todos os finais de semana, com ou sem verão, e ficam por ali até o sol raiar.

São quase 7 quilômetros do Centro de Vitória até a praia. Aos domingos, a avenida beira-mar que passa pela Guarderia é fechada para carros, aberta para a prática de esportes como skate, patins, bicicleta e corrida.

8) Praia de Santa Luzia ou Praia Secreta, Vila Velha

A Praia Secreta, que mais parece uma piscina natural por conta de suas águas claras, foi descoberta pelos turistas há cerca de sete anos. Desde então, não é tão secreta assim! Afinal, é paradisíaca, com águas calmas e limpas, perfeitas para crianças e para tirar fotos incríveis.

Foto: Iures Wagmaker

O acesso não é tão simples - é preciso atravessar o buraco de um muro em um loteamento privado. O local, contudo, é público. A Praia Secreta fica na Rua Santa Alice, na Praia da Costa, perto do Morro e a pouco mais de quatro quilômetros do Centro de Vila Velha.

9) Praia Vermelha, Guarapari

Este destino é para quem gosta de praias desertas. O acesso se dá por meio de uma trilha leve no Parque Morro da Pescaria.

A Praia Vermelha é lindíssima, com areia de coloração avermelhada e águas claras. É um passeio ideal para mergulhos e muita tranquilidade. Ela ainda tem uma linda vista para a Praia do Morro e a Enseada Azul.

Foto: @terracapixaba

O local não tem estrutura para turistas, portanto, é preciso levar água e comida. Fica a cinco quilômetros do Centro de Guarapari.

10) Praia das Virtudes, Guarapari

A Praia das Virtudes tem localização mais central do que a Praia Vermelha, mas no quesito beleza, não deixa nada a desejar. Cercada por formações rochosas e corais, este balneário tem 70 metros de extensão e um mar esverdeado e calmo. Do alto das pedras, é possível ter uma visão panorâmica da cidade.

O local fica no Centro, perto da badalada Praia dos Namorados.

11) Praia do Coqueiro, Anchieta

Esta praia é um verdadeiro paraíso. A água é transparente, as ondas são leves e a areia é escura e fina. Fica entre costões e há alguns rochedos em seus 100 metros de extensão.

A Praia do Coqueiro é um excelente point para pesca, mas também há estrutura completa com quiosques, restaurantes e banheiros. De fácil acesso, fica a dois quilômetros do Centro de Anchieta.

12) Praia do Pau Grande, Piúma

Também conhecida como Portinho, a Praia do Pau Grande tem uma beleza rústica, com rochas, castanheiras, coqueiros e amendoeiras por toda a sua extensão. É uma ótima opção para quem quer fugir de aglomerações, porque este local não é tão conhecido como as outras praias da cidade.

A Praia do Pau Grande tem areia dourada e um mar azul e bastante agitado. Também oferece estrutura com quiosques.

Para chegar até o destino, são três quilômetros pela Rodosol, partindo do centro de Piúma.

13) Itaipava, Itapemirim

Itaipava é o local ideal para quem gosta de ir à praia, mas não abre mão do conforto. Fica na região central de Itapemirim, e tem estrutura completa com restaurantes, bares e quiosques.

O mar é calmo e azulado, e a areia da praia é clara e fofa. É muito frequentada por famílias, crianças e idosos, por conta de sua tranquilidade.

Fica a 17 quilômetros do centro da cidade.

14) Praia das Falésias, Marataízes

Certamente, umas das praias mais bonitas do Estado. O Monumento Natural Municipal Falésias de Marataízes é um trecho de quatro quilômetros de extensão. A praia tem tons de dourado que se encontram com o mar.

Mesmo com tanta beleza, ainda é um local quase inexplorado, perfeito para passeios com tranquilidade.

Para os aventureiros, há profissionais que oferecem voo livre e parapente na região. A vista do alto é de tirar o fôlego.

A Praia das Falésias tem apenas um restaurante. Para chegar até o destino, são 15 quilômetros do centro da cidade.

15) Marobá, Presidente Kennedy

A Praia de Marobá é muito conhecida na região, mas não é à toa: falésias, castanheiras, mar aberto e lagoa natural de água doce logo em frente. Um prato cheio para um final de semana de praia!

O local tem infraestrutura com quiosques e restaurantes, e fica a 20 quilômetros do Centro da cidade.

Agora já pode separar a roupa de praia e o filtro solar para cair de pé na estrada do ES! Se o destino estiver certo e for Guarapari, você também pode conferir as melhores praias da região em nosso guia completo

Pontos moeda