Entretenimento e Cultura

Salvador, mangues e benzedeiras: o que as escolas do grupo A vão levar para o Sambão

Veja os enredos escolhidos pela Andaraí, Mocidade da Praia, Imperatriz do Forte, São Torquato, Império de Fátima, Unidos de Barreiros e Independente de Eucalipto

Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Sete agremiações do grupo A vão abrir os desfiles das escolas de samba da Grande Vitória em 2024 na sexta-feira, 02 de fevereiro. Os integrante prometem levar muita alegria e dedicação para o Sambão do Povo. 

>> Quer ficar por dentro de tudo sobre o Carnaval de Vitória? Clique aqui e entre no grupo do Folha Vitória

Para este ano, duas escolas optam por reeditar enredos. A importância dos manguezais, de comunidades da Capital, de cidades do Espírito Santo e da terra do axé, Salvador, também serão abordadas na avenida.

>> CLIQUE AQUI E CONFIRA TUDO SOBRE O CARNAVAL 2024

ENREDOS DAS ESCOLAS DO GRUPO A

ANDARAÍ

A verde e rosa de Santa Marta, em Vitória, reviverá o enredo do carnaval de 1991. A Andaraí abrirá os desfiles das escolas de samba de 2024 com “As histórias que vovó contava“.

O enredo deu o título do grupo de acesso para a agremiação no início da década de 1990. A escola quer voltar a elite do carnaval capixaba com a reedição do tema que levará para a avenida na sexta-feira, 02 de fevereiro.

MOCIDADE DA PRAIA

A Mocidade da Praia falará sobre um elemento de destaque na cultura do Espírito Santo. Com enredo “Mangue, a origem da vida“, a azul, vermelho e branco da Praia do Canto, em Vitória, será a segunda escola a entrada na passarela do samba.

A agremiação destacará a importância da preservação dos manguezais para o ecossistema marinho e para o combate às mudanças climáticas.

LEIA TAMBÉM: Desmatamento, diversidade e homenagens: o que as escolas do grupo B vão levar para o Sambão

IMPERATRIZ DO FORTE

Nascido em berço forte, para sempre um eterno aprendiz” será o enredo da Imperatriz do Forte. A escola do Forte São João fará um resgate de histórias da própria comunidade, em Vitória, e conduzirá o desfile pelo olhar de uma criança.

A verde e rosa destacará a vista da baía da Capital e a imponência do penedo e do Saldanha da Gama. A agremiação, que será a terceira a desfilar, também homenageará o ex-presidente Robson Henrique, que morreu há um ano. 

INDEPENDENTES DE SÃO TORQUATO

A agremiação de Vila Velha homenageará a terra do axé. “De Salvador ecoa o canto de alegria e a festa na capital da Bahia” foi o enredo escolhida pela Independentes de São Torquato para o carnaval de 2024.

A escola quer encher a passarela do samba com a energia da cidade baiana e primeira capital do Brasil. Ela será a quarta a desfilar no primeiro dia de desfiles deste ano.

IMPÉRIO DE FÁTIMA

A Império de Fátima reverenciará uma tradição ancestral no desfile de 2024. A escola da Serra terá como enredo “Benzê, Beneditas benzedeiras“.

A azul e branco irá abordar a prática que reúne fé e elementos da natureza, e está presente em diversas culturas da humanidade. A escola será a quinta a entrar no Sambão do `Povo.

LEIA TAMBÉM: Veja letra e ouça os sambas-enredos do grupo especial

UNIDOS DE BARREIROS

Sexta escola a entrar na avenida pelo grupo de acesso, a Unidos de Barreiros decidiu reeditar um enredo.

A escola de São Cristóvão, em Vitória, levará para a avenida o tema abordado em 2009, quando trouxe as memórias da cidade-saúde, com enredo “Guarapari, o paraíso é aqui“.

INDEPENDENTE DE EUCALIPTO

A Independente de Eucalipto também escolheu uma cidade capixaba para o desfile de 2024. 

A escola da Grande Maruípe, na Capital, terá como enredo “Baixo Guandu, pelo mar e nos trilhos da economia o progresso se fez“. A agremiação será a última a desfiles pelo grupo A.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.