Entretenimento e Cultura

Desmatamento, diversidade e homenagens: o que as escolas do grupo B vão levar para o Sambão

Conheça a seguir os enredos que serão abordados pela Chega Mais, Rosas de Ouro, Mocidade Serrana, União Jovem de Itacibá e a Tradição Serrana

Foto: Leonardo Silveira/ PMV

Criatividade, dedicação e muita emoção prometem marcar os desfiles das escolas de samba da Grande Vitória em 2024. Cinco escolas se apresentarão pelo grupo B no domingo, 04 de fevereiro.

>> Quer ficar por dentro de tudo sobre o Carnaval de Vitória? Clique aqui e entre no grupo do Folha Vitória

Entre os enredos escolhidos pelas agremiações estão homenagens a cidades e personalidades do Espírito Santo e pautas sociais, como o desmatamento da Amazônia e a diversidade.

>> CLIQUE AQUI E CONFIRA TUDO SOBRE O CARNAVAL 2024

ENREDOS DAS ESCOLAS DO GRUPO B

CHEGA MAIS

A Chega Mais, escola que caiu do grupo A para o B no último desfile, irá contar a origem do tambor e do ritmo que contagia qualquer amante do samba. 

Na busca pelo retorno ao primeiro grupo de acesso, a azul e branco fará uma homenagem à bateria no enredo “Na batida mais quente: o ritmo da vida!“.

A agremiação de Vitória será a primeira do grupo B a entrar na avenida no domingo, 04 de fevereiro.

ROSAS DE OURO

Segunda escola a entrar na passarela do samba, a Rosas de Ouro terá como tema em 2024 as florestas. A escola da Serra fará um alerta sobre a importância da preservação ambiental.

Com enredo “Gente floresta“, a azul e dourado irá promover o encontro do homem da floresta, da cidade e ribeirinho na avenida, e abordará as belezas da terra.

LEIA TAMBÉM: Veja letra e ouça os sambas-enredos do grupo especial

MOCIDADE SERRANA 

Atual vice-campeã do grupo B, a Mocidade Serrana homenageará a maior cidade do Espírito Santo e sede da escola, a Serra.

Com enredo “Na terra do abacaxi, toquei com as mãos o carnaval: o eldorado de Sérgio Vidigal”, a roxo e amarelo será a terceira a desfilar.

UNIÃO JOVEM DE ITACIBÁ

Em busca do primeiro título, a União Jovem de Itacibá levará para a avenida a história de “Maria Ortiz, uma heroína capixaba“.

A verde e branco de Cariacica contará a trajetória da mulher que ajudou a unir forças para criar defesas para a atual Capital capixaba contra os holandeses entre os séculos XVI e XVII. A escola será a penúltima a desfilar.

LEIA TAMBÉM: Inédito no ES, Carnaval de Vitória terá desfile das campeãs em 2024

TRADIÇÃO SERRANA

Toda forma de amor vale a pena“: o enredo da Tradição Serrana é inspirado em duas músicas de Lulu Santos (“Toda forma de amor” e “Tempos Modernos”). A escola promete encher a passarela do samba de amor.

A agremiação abordará as mais variadas formas de afeto, destacando a comunidade LGBTIA+, ao fechar os desfiles de 2024.

Foto: Thiago Soares/ Folha Vitória
Gabriel Barros Produtor web
Produtor web
Graduado em Jornalismo e mestrando em Comunicação e Territorialidades pela Ufes. Atua desde 2020 no jornal online Folha Vitória.