Entretenimento e Cultura

VÍDEO | Receita de bacon de cenoura substitui gordura na comida. Veja como!

Embora possa parecer bastante, o bacon natural é, na verdade, feito com cenoura fatiada bem fininha para parecer a carne; confira o passo a passo!

Ana Paula Brito Vieira

Redação Folha Vitória
Foto: yuliyafurman/Freepik

Essa pode comer sem medo!

A chef de cozinha Nathaly Cortez divulgou em suas redes sociais uma receita espetacular de “Bacon Natty” que dá água na boca.

Inclusive, se ela usasse “Fake Bacon” (Falso bacon) também seria uma combinação perfeita, porque não é bacon de verdade!

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas de Entretenimento? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Isso mesmo. Embora possa parecer bastante, o bacon natural é, na verdade, feito com cenoura fatiada bem fininha para parecer a carne.

Ingredientes:

- 2 colheres (sopa) óleo de coco ou outro óleo
- 1 colher (chá) melado de cana
- 1 colher (café) canela em pó
- 1 colher (café) gengibre em pó
- 1 colher (café) páprica picante
- 1 colher (café) páprica defumada
- 1 colher (café) sal
- 2 cenouras em fatias finas e longa (use o descascador se não tiver outros utensílios)

Modo de preparo:

- Pré-aqueça o forno a 200 graus;
- misture todos os ingredientes e pincele nos dois lados da cenoura;
- coloque para assar por 10 minutos, ou até ficar crocante;
- sirva imediatamente.

Veja o vídeo de como preparar Bacon de Cenoura:

Apesar da comida parecer bastante saborosa, alguns comentários não acharam o mesmo. “Vocês querem ser vegetarianos é comer comidas igual carne”, apontou uma pessoa.

“Porque a gente não deixou de gostar do gosto de carne, só não concordo com a crueldade envolvida”, respondeu outra.

LEIA TAMBÉM: Chá de boldo ajuda a emagrecer e elimina gases; nutricionista dá receita e benefícios

“Eu só não entendo. Porque se é vegano come alimentos veganos. Mais aí ficam imitando alimentos com sabor de carne. É a mesma coisa do ateu dizendo que não acredita em Deus e diz 'graças a Deus que não acredito'. Hipocrisia”, apontou um usuário.

“Não é bacon, é melhor que bacon: não vai entupir a artéria de vocês e também nenhum animal precisou morrer para isso”, comentou outro.

E aí, o que achou?

Na airfryer? Veja como fazer receita de pudim fit simples e fácil

Foto: Pixabay/Pexels

Que delícia!

Doçura e textura delicada definem o pudim, uma sobremesa tradicionalmente confeccionada a partir de ovos, leite, açúcar e, ocasionalmente, caramelo.

Após ser cuidadosamente preparada por meio do método de banho-maria, a mistura pode ser desfrutada quente, morna ou fria, conforme as preferências de cada um.

LEIA TAMBÉM: Veja receita simples de pudim gostoso de pão velho à moda antiga

Sua inclusão em um estilo de vida saudável é limitada, levando muitos a excluírem o doce de suas escolhas gastronômicas.

As primeiras referências conhecidas do pudim datam de civilizações antigas, como romanos, gregos e egípcios. Ao longo dos séculos, essa receita sofreu evoluções e adaptações nas diferentes culturas.

Ana Paula Gonçalves, supervisora de nutrição e dietética do São Cristóvão Saúde, afirma que “trata-se de uma sobremesa super aceita pela maioria das pessoas, e o motivo é simples: muita concentração de açúcar no preparo deste alimento, sem proporcionar, contudo, qualquer outro tipo de benefício nutricional”.

LEIA TAMBÉM: Veja receita deliciosa e tradicional de Manjar de Coco: "Simples e rápida"

Segundo a especialista, o pudim de leite condensado comum é rico em açúcares refinados, que não são considerados saudáveis para a nossa saúde.

“Os doces tendem a ativar no cérebro a sensação de prazer e por esse motivo causar uma necessidade de consumo diária nas pessoas, acarretando maior probabilidade de aumento de peso, glicose na corrente sanguínea e desenvolvimento de doenças crônicas, como diabetes”, explica.

Para quem não deseja abrir mão desta deliciosa sobremesa, mas gostaria de implementar mudanças que preservem a saúde do corpo, Ana Gonçalves sugere uma receita fit:

RECEITA

• Ingredientes:

- 100 gramas de biomassa de banana-verde integral;
- 2 ovos de galinha crus;
- 1 iogurte natural desnatado;
- 2 colheres (sopa) de leite em pó desnatado;
1 colher (sopa) de farinha de aveia;
1 colher (chá) de essência de baunilha;
3 envelopes de adoçante em pó Finn;
20 gramas de açúcar de coco.

LEIA TAMBÉM: É bom? Versátil e saboroso, abacate previne doenças; veja benefícios e receita com fruta

• Modo de preparo:

Em um liquidificador, bata todos os ingredientes, menos o açúcar de coco, que é usado para caramelizar a forma. Leve ao forno em banho-maria por 60 minutos, a 180 graus.

• Valor nutricional a cada 100g da preparação:

Calorias: 95kcal
Proteína: 7,2g
Carboidrato: 10g
Gorduras totais: 2,1%

LEIA TAMBÉM: Receita agridoce! Veja como fazer lombo de porco com presunto e ameixas secas

De acordo com a médica, no pudim fit, existe um maior valor proteico quando comparado ao comum. “Isso ocorre devido aos ingredientes utilizados na preparação, que além de ovos possui iogurte e leite desnatado, também fontes proteicas”, disse.

Além disso, a especialista comenta que a proteína ajuda a ter maior saciedade, evitando o consumo compulsivo de alimentos.

“Outro ponto relevante é que o pudim fit possui farinha de aveia em sua composição, aumentando assim a quantidade de fibras. Já o açúcar de coco é uma versão mais saudável e possui baixo índice glicêmico”, finaliza Ana Gonçalves.

LEIA TAMBÉM: Café emagrece? Veja 3 receitas para melhorar no treino: "Melhor que Whey"