CARNAVAL 2020

Entretenimento e Cultura

Conheça os jurados do Grupo Especial e Acesso do Carnaval de Vitória

Todas as agremiações vão ser avaliadas em nove quesitos: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e Adereços, Fantasias, Comissão de frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira

Gustavo Fernando

Redação Folha Vitória
Foto: Gustavo Fernando/Folha Vitória

Após o sinal verde para o início dos desfiles do Carnaval de Vitória, que começam nesta quinta-feira (14), com as escolas do Acesso B, as 19 agremiações que vão passar pelo Sambão do Povo serão avaliadas por dois conjuntos de jurados. 

O primeiro, responsável pelos desfiles dos grupos de Acesso A e B, é composto por 36 julgadores, sendo nove do Espírito Santo. O segundo grupo, formado por 27 julgadores, com 17 do Espírito Santo, será responsável por avaliar as sete agremiações do Grupo Especial. 

COMO FUNCIONA O JULGAMENTO

Todas as agremiações vão ser avaliadas em nove quesitos: Bateria, Samba-Enredo, Harmonia, Evolução, Enredo, Alegorias e adereços, Fantasias, Comissão de Frente e Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

No Grupo Especial, organizado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Grupo Especial (Liesge), o tempo de desfile deverá ter entre 52 e 62 minutos. Caso a escola ultrapasse o tempo previsto, ou desfile em um tempo inferior, será penalizada em 0,1 décimo por minuto. Já no Grupo de Acesso, a duração será de 45 a 55 minutos. 

No Especial, cada um dos 27 julgadores, divididos em três módulos de avaliação, concederá notas de 9 a 10, sendo permitidas notas fracionadas. Durante a apuração, que vai vai acontecer na próxima quarta-feira (19), a partir das 15 horas, a menor nota será descartada. 

No Grupo B, as escolas vão ser avaliadas por 18 julgadores, divididos em dois módulos . No Grupo A, as agremiações serão avaliadas por 27 julgadores, divididos em três módulos.

A escola campeã do Grupo de Acesso A desfilará no Grupo Especial no Carnaval 2021. A última colocada do Grupo Especial cai para o Grupo de Acesso A, sendo a primeira a desfilar na sexta-feira. A última colocada do Grupo de Acesso A será rebaixada para o Grupo de Acesso B, do qual sobe uma agremiação. 

Foto: Folha Vitória

CONFIRA  A RELAÇÃO DE JULGADORES DO GRUPO ESPECIAL

QUESITO BATERIA

Léo Carvalho - Músico profissional, produtor musical de shows e gravações de diversos artistas capixabas, julgador do quesito Bateria nos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial Liesge/2019. 

Jorge Góes - Maestro da Banda Municipal de Iguaba Grande, onde conquistou dois títulos estaduais e  nacionais; 2013. Também participou do grupo Tchadeggada (Seleção Brasileira de Percussão Rudimentar). Além disso, atuou como julgador do quesito Bateria em diversos desfiles de escolas de samba. 

Luiz Carlos Oliveira - Possui curso de atualização e capacitação para julgadores (EFVM), palestrante e organizador do Carnavália Sambacon entre 2016 e 2018 e julgador do quesito Bateria em diversos desfiles de escolas de samba, incluindo Grupo Especial e de Acesso das Escolas de São Paulo. 

QUESITO SAMBA DE ENREDO

Sergio Benevenuto - Compositor, produtor, arranjador e músico. Criador e fundador da “Rio Música”. Produtor de mais de 25 álbuns de artistas do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Espírito Santo.

Etti Paganucci - Músico profissional, cantor, compositor, produtor e pesquisador musical. Finalista no concurso de samba de enredo da Caprichosos de Pilares e julgador do quesito Samba-Enredo nos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial Liesge/2019. 

Diego Albuquerque - Músico profissional, com curso de atualização e capacitação para julgadores (Samb´Arte). Compositor concorrente nas escolas de samba Beija Flor, Acadêmicos do Sossego, Unidos da Ponte, Império da Tijuca, Imperatriz Leopoldinense e Vizinha Faladeira.

QUESITO HARMONIA

Wagner Paulo - Produtor cultural, radialista e jurado no Prêmio Melhores do Carnaval nos quesitos Fantasia e Samba Enredo e julgador no quesito Harmonia nos desfiles das Escola de Samba do Grupo Especial Liesge em 2019.

Wallace Menezes - Radialista, músico e compositor. Formado em Administração e Francês. Foi julgador do quesito harmonia nos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge em 2019.

William Paixão - Ator teatral e músico. Possui capacitação para julgadores (Sambárte), é o atual diretor de Cultura da cidade de Jundiaí, em São Paulo. Foi diretor de Harmonia da Escola de Samba Acadêmicos do Tucuruvi (SP) e julgador no quesito Harmonia e Evolução em diversos desfiles em várias cidades do país.

QUESITO EVOLUÇÃO

Jaqueline Gonçalves - Profissional de dança e idealizadora de projetos artísticos e gestora na área de Eventos. Foi julgadora no quesito Evolução nos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge em 2019.

Luiz Rogério Nicolau - Possui curso de atualização e capacitação para julgadores (Efvm). Ex-presidente da Ala de Harmonia da Acadêmicos de Santa Cruz. Diretor de harmonia das Escolas: Portela, União da Ilha do Governador, Mocidade Independente de Padre Miguel e Mangueira. Julgador nos quesitos Harmonia, Evolução e Enredo em diversos desfiles de Escolas de Samba em várias cidades do País.

Vanderlei Barreto - coreógrafo, bailarino e pós-graduado em dança. Diretor de dança no sindicato dos artistas e julgador do quesito Evolução no desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge em 2019.

QUESITO ENREDO

Ricardo Viana - Possui curso de atualização e capacitação para julgadores (Efvm). Diretor-presidente da Revista Atual. Julgador nos quesitos Harmonia, Evolução e Enredo em diversos desfiles de Escola de Samba em várias cidades do País.

Jackson Leão - Professor, ator, diretor de teatro, produtor teatral e cenógrafo. Presidente do Sindicato dos Artistas (Satedes) e julgador do quesito Enredo nos desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge em 2019.

Aníbal Jose Souza - Jornalista, professor e produtor cultural. É representante da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) no Conselho Municipal de Cultural Popular de Vitória. Julgador do quesito Enredo nos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge em 2019.

QUESITO ALEGORIAS E ADEREÇOS

Cacá Miled - Especialista no trabalho de esculturas em isopor, costura e cortes de fantasias de luxo, catalogação de obras de artes, no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, e Julgador do Quesito Alegorias e Adereços nos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge/2019.

Tereza Cristina Ferreira - Curso de atualização e capacitação para julgadores (Samb´Arte), estilista da Rede Record, figurinista da Gres União da Ilha do Governador (2007 e 2009), Viradouro (2009/2010), Mangueira (2006 e 2012) e diretora da Portela. Além disso, atuou como julgador no quesito em diversos desfiles de escolas de samba no país. 

Nena Simões - Supervisora Pedagógica  com experiência em decoração, moda, costura e canto. Foi julgadora do quesito enredo nos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge/2019. 

QUESITO FANTASIA

Juliana Machado-  Bailarina, coreógrafa e professora de dança. Formada em educação física e coordenadora e diretora do projeto “Ensaio Espaço Cultural” – dança de salão, forró, ballet, contemporâneo e jazz. Formada na Escola Técnica de Teatro, Dança e Música. Universidade Livre da Dança Bolshoi – Estilista em vestimentas artísticas . Julgadora do quesito evolução nos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge/2019.

Josué Vasconcelos -  Estilista. Professor da Faesa em Design e Moda. Formado em artes plásticas na Ufes, e pós-graduado em gestão educacional.  Julgador do
quesito Fantasia nos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge/2019. 

Jack Band - Participou do curso de atualização e capacitação para julgadores (EFVM). Ex- diretora cultural da União de Jacarepaguá/RJ, participação no departamento feminino da Império Serrano (2004 a 2011), comissão de carnaval da Império Serrano, e julgadora em diversos quesitos em desfiles pelo Brasil. 

QUESITO COMISSÃO DE FRENTE

Flávia Vianna - Participou do curso de atualização e capacitação para julgadores (EFVM). Ex-diretora artística  da Lona Cultural do município do Rio de Janeiro. Participou do curso para formação de julgadores pela Liga de São paulo. Julgadora dos quesitos: Comissão de Frente e Enredo em diversos desfiles de escola de samba em várias cidades do Brasil. 

Pedro Vargas - Comunicólogo, graduado em jornalismo com MBA em Gestão de Empresas de Mídia, palestrante, instrutor de cursos de oratória e de liderança e relacionamento, especialista em comunicação verbal e expressão corporal e julgador do quesito comissão de frente nos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge 2019. 

Mitzi Marzzuti- diretora, professora e coreógrafa da Cia de dança Mitzi Marzzuti há mais de 34 anos.  Pioneira do movimento profissional da dança no E.S. Roteirista e iluminadora de espetáculos de dança para festivais de escolas de formação acadêmica. Formação com grandes mestres da dança no Rio de
Janeiro, São Paulo, Nova York, Londres, Itália, Amsterdã e Alemanha. Julgadora no quesito Comissão de Frente nos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial - Liesge/2019.

QUESITO MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Daniel Ghanem - Pós-graduação em causas das danças. Possui curso de atualização/capacitação para Julgadores (Efvm). Foi coreógrafo de casais de mestre-sala e porta-bandeira na Imperatriz Leopoldinense, Viradouro e União da Ilha. Julgador dos quesitos Comissão de Frente e Enredo em diversos desfiles de escola de samba em várias cidades do Brasil. 

Tami Gasparini- Professora de Jazz, coreógrafa e diretora Artística de Espetáculos de Dança. Bailarina profissional com graduação em educação física. Julgadora nos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge/2019.

Patrícia Miranda-  Bailarina, coreógrafa e professora de dança. Professora e coreógrafa premiada em festivais de dança no Brasil e no exterior. Fez cursos de especialização em ensino de dança pela Universidade Federal do ES (Ufes). Formada pelo Conservatório de Dança do ES, e Escola Nacional de Arte em
Havana/Cuba. Julgadora nos Desfiles das Escolas de Samba do Grupo Especial Liesge/2019.

Foto: Gustavo Fernando/Folha Vitória

CONFIRA A RELAÇÃO DE JULGADORES DO ACESSO A E B

QUESITO BATERIA

André Bonate/RJ- Ritmista, Musico e Arranjador musical, Diretor de bateria do naipe tamborins do GRES Imperatriz Leopoldinense, por 12 anos, e jurado de bateria e samba enredo. Possui formação em Teoria e Prática Musical completa (EPM).

Sérgio Lobato/ RJ- Pesquisador de carnaval, coordena trabalhos voltados à cinematografia da cultura popular. Percussionista e Mestre em Antropologia Visual. É julgador do quesito bateria no RJ.

Léo de Paula/ES - Percussionista. Formado em Música pela FAMES, foi membro da Orquestra Sinfônica do ES. Em seu histórico possui três turnês internacionais. Participa de grupos e apresentações de samba e chorinho. Com versátil atuação, tanto no meio erudito, quanto popular. Já recebeu prêmios nacionais, participou de turnês por todo o Brasil e se apresentou em países como Estados Unidos, Sérvia, Holanda, Inglaterra e Rússia. Realiza trabalhos com artistas diversos desde o samba, choro, MPB até jazz e óperas. Atua também, como professor e palestrante em cursos, projetos sociais e centros culturais. Foi professor da Faculdade de Música do Espírito Santo (FAMES), atualmente é professor de percussão do Museu Capixaba do Negro (MUCANE). Jurado dos grupos A e B.

Eric Carvalho/ES- Músico profissional desde 1994, atua como baterista, percussionista, educador e produtor. É Mestre em Música “Ensino das Práticas Musicais” (UNIRIO/ PROEMUS), Licenciado em Música (Faculdade de Música do Espírito Santo - FAMES), Bacharel em Música com habilitação em Percussão (FAMES), Pós Graduado em Artes e educação (Cesap), e, Educação Musical (Fabra). Atua como professor da Fames onde leciona as disciplinas de Bateria (bacharelado e curso de formação musical), Percussão (licenciatura) e Rítmica (licenciatura e bacharelado). Coordena o Instituto de Bateria e Percussão Eric Carvalho. Escritor da área, lançou os livros “A Rítmica do Brasil” e a “Rítmica Brasileira, Percussão Instrumental & Corporal”. Em sua caminhada profissional estabeleceu diversas parcerias com grupos, coletivos, artistas, músicos e cantores. Jurado do grupo B.

QUESITO SAMBA DE ENREDO

Luiz Eduardo Pinto/RJ - Possui bacharelado em Artes Cênicas – Cenografia, Escola de Belas Artes – Universidade Federal do Rio de Janeiro, atua como julgador da série A. Produtor cultural com trabalhos desenvolvidos no RJ. Pesquisador de Samba enredo. Jurado de quesitos musicais há 6 anos no carnaval carioca.

Marcos Vinícius Pereira/RJ - Estudioso do carnaval desde a década de 1980. Doutorando na UFRJ. Possui pesquisas e trabalhos voltados à literatura sobre samba enredo e enredo. Pelo segundo ano consecutivo irá julgar o carnaval capixaba. Apaixonado pelo carnaval e por samba enredo, estabelece em suas pesquisas a prática e análise fundamentada dos sambas apresentados pelas escolas nos desfiles.

Marcos Ramos/ES - Graduado em Letras, mestre em Estudos Literários pela UFES e doutorando em Literatura Comparada pela UFF. Escritor e compositor. Possui livros publicados sobre Literatura Brasileira e Literatura Comparada, especialmente questões vinculadas aos tópicos Culturas afrobrasileiras, Religiosidades afrobrasileiras e Samba. Em 2017, a convite do Centro Cultural Brasil-Argentina, junto à Embaixada Brasileira na Argentina, ministrou em Buenos Aires o curso “Samba, Suor e Mandinga: O Brasil f ilho de Áf rica”; no mesmo ano, a convite da Cátedra Livre de Estudos Brasileiros (Universidade de Buenos Aires), realizou a conferência intitulada “ Qué dicen los tambores? La macumba y el samba como poéticas de subversión”. Suas composições são em parcerias com o compositor baiano Roque Ferreira e o compositor capixaba Edivan Freitas. Jurado dos grupos A e B. 

João Moraes/ES - Jornalista, cineasta, compositor e músico. Possui diversas produções publicadas no audiovisual. Produtor cultural e executivo. Com vasta experiência no jornalismo e em atividades de promoção da cultura popular. Jurado do Grupo B.

QUESITO ENREDO

José Mauricio/RJ - Formado em História, com pós-graduação em produção de figurinos e Especialização - Escolas de Samba - Processos e Significados- UERJ. Professor de História. Possui vasta experiência no julgamento dos desfiles da Série A no Rio de Janeiro.

André Camargo/RJ - Formado em Jornalismo e Letras com Habilitação em Literaturas Portuguesas pela UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Com pesquisa sobre o Monarco (presidente da Velha Guarda da Portela). Jornalista, repórter e pesquisador do site sobre a Portela. Revisor e colaborador da revista Plumas & Paetes Cultural. Julgador do quesito Enredo da Lierj desde 2017. Julgador do quesito Enredo da Neltur (Prefeitura de Niterói- RJ) desde 2018.

Saulo Ribeiro/ES- Graduado em História pela UFES, advogado, roteirista, dramaturgo, escritor que lida com várias linguagens, de roteiro de cinema a peças de teatro, além de romances e contos. Também é editor e gestor da editora Cousa, onde publicou mais de 150 livros de diversos autores. Tem vasta participação em comissões de seleção e curadoria de projetos. Jurado dos grupos A e B.

Lillyan Bruno/ES - Professora universitária. Mestra em Educação, Linguagem e Artes Visuais pela UFES. Graduada em História. Pesquisadora dos temas ligados à educação e artes visuais, pensando nos processos de inclusão e práticas signif icativas no contexto escolar. Dedica-se à formação de professores e discute as temáticas de cultura popular e etnicidade. Jurada do Grupo B.

QUESITO ALEGORIAS E ADEREÇOS

José Antonio Rodrigues Filho/RJ - Produtor e Gestor Cultural, Estilista, Professor de oficinas de artes carnavalescas, e Julgador de carnaval, há 15 anos. Pós-Graduado em Carnaval e Cultura – UNESA, PósGraduação em Produção Cultural - Universidade Candido Mendes. Gestor de Carnaval e Eventos – UNESA, Administrador de Empresas – FIJ (1998).

Ricardo Gomes Lopes/RJ- Coordenador no curso de pós-graduação em iluminação: arte e tecnologia e professor de arquitetura da Universidade Estácio de Sá. Julgador do IESNA – Illuminating Engineering Society of North America - para concurso de projetos de iluminação mundial. Julgador do quesito Alegorias e Adereços há 05 anos no RJ. É Mestre em Saúde, Medicina Laboratorial e Tecnologia Forense da UERJ.

Thais Sá/ ES- Arquiteta Urbanista formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, dedicou seu trabalho final de graduação ao estudo da história urbana do carnaval com ênfase em alegorias e adereços. Servidora pública estadual. Jurado dos grupos A e B.

Fernando Colnago/ES- Possui formação em artes plásticas pela UFES. Especialista em arteterapia, desenvolvendo diversos trabalhos na área. Atuou como professora de Arte e no Centro de Atenção Psicosocial Adulto da PMV. Jurada do Grupo B.

QUESITO FANTASIA

Gilmar Oliveira da Silva/RJ- Doutor em Educação – UFF, Mestre em Artes Cênicas – UNIRIO, Graduado em Artes Cênicas – UNIRIO – UFRJ. Desenvolve pesquisas ligadas a área de arte. Ator, Cenógrafo, Figurinista, Professor de artes e teatro, Coordenador Acadêmico e Julgador do quesito Fantasia e Enredo no carnaval carioca.

Levi Cintra/ RJ- Design Gráfico, pós graduado em produção cultural. Possui passagens por diversas escolas de samba do Rio de Janeiro como diretor de produção de fantasias e figurinista. Carnavalesco de escolas de samba em SP, RJ (mirins). Tem pesquisas ligadas à produção de fantasias e concepção de enredos. Ilustrador, carnavalesco e Desenhista.

Paula Costa/ES- Museóloga formada pela Unirio, pesquisadora, com pós-graduação em Gestão Cultural pelo Senac/SP. Servidora efetiva da Secretaria de Estado da Cultura do ES. Atua em comissões julgadoras de editais da área da cultura e na assessoria técnica a museus, grupos da cultura popular e comunidades tradicionais. Além de concepção e montagem de exposição e elaboração de laudos de obras de arte, inclusive indumentárias. Possui curso ligado à Formação em Carnaval (UFES/Instituto Raízes). Jurada dos grupos A e B.

Daniela Soeiro/ES- Professora e Pedagoga. Atua nas práticas de Arte da educação. Com experiências para a arte moderna. Curso de Extensão sobre Didática do Ensino de História. É integrante do Grupo de estudos e pesquisas sobre Arte na Escola. Jurada do Grupo B.

QUESITO COMISSÃO DE FRENTE

Ruidglan Barros/ RJ- Doutor em Educação e Artes Cênicas pela UFF, professor de teatro e dança, coreografo com diversos trabalhos na área das artes cênicas. Tem experiência em julgamento de escolas de samba.

Aline Lima/RJ- É Bailarina, Professora de Dança e Coreógrafa. Graduada em Tecnologia em Radiologia - Univ. Federal do Paraná, Formada em Ballet Clássico - Academia de Dança Studio D1 – PR, Certif icada pela Royal Academy of Dancing – Filiação Studio D1 – PR, Formada em Danças de Salão – Escola de Dança Jaime Arôxa – RJ. Atua como julgadora dos quesitos: Comissão de Frente e Mestre Sala e Porta Bandeira no RJ, há 7 anos.

Mariana Conti/ES - Produtora Cultural graduada pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com desenvolvimento acadêmico disciplinar em Fundamentos da Dança e do Teatro, Teoria da Arte, Estética e Cultura, Culturas e artes do corpo, Direção Artística, e Técnicas da Música. Formação em Ballet clássico pela Escola de Ballet Cridança (2002-2010), Formação em dança contemporânea pelo Studio Allegro de Dança (2010-2013), Curso de Dança Teatro - Escola de Ballet Cridança (2008), e Oficina de Dança Afro ministrada pelo grupo NegraÔ (2010). Jurada dos grupos A e B.

Vanessa Darmiani/ES - É formada em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Ouro Preto. Foi professora na Escola de Teatro, Dança e Música Fafi até 2014. Possui capacitações em dança e expressão corporal. Desde 2008 tem experiência como professora de Teatro e Dinamizadora de Artes em prefeituras, projetos sociais e ONGs. Tem registros de participação em companhia de teatro e artes cênicas, exercendo funções de criação e gestão. É criadora do coletivo Árvore Casa das Artes, uma Cia familiar de artes cênicas que atua na cidade de Vitória com ações de fomento e difusão das artes cênicas. Tem cursos voltados à palhaçaria. Atualmente curso o Mestrado em Ensino de Humanidades do IFES Vitória- ES onde o tema de sua pesquisa são “As práticas Coletivas para a emancipação social”. Jurada do Grupo B.

QUESITO MESTRE-SALA E PORTA-BANDEIRA

Andrezza Cunha/RJ - Graduada em Educação Física, assistente de Produção Cultural. Bailarina clássica e de jazz. Coordenadora técnica de expressão corporal (CTF – 2008), tem coreografias voltadas para o carnaval e dança ), julgadora da série A do RJ. Possui Licenciatura Plena em Educação Física e Desporto. É coreógrafa e bailarina.

Marcia Frei Girão/RJ- Bailarina, Coreografa, Professora de balé e dança, julgadora de carnaval no RJ. Bacharelado em Dança – UFRJ, Pós-graduação em Docência do Ensino Fundamental e Médio em dança educação – UCAM, Bailarina (ballet clássico, contemporâneo, Jazz e dança do ventre), Licenciatura e Bacharelado em Educação Física na Universidade Estácio de Sá.

Amanda Luzia/ES - Bailarina, professora e graduanda em Educação Física, já atuou como porta-bandeira e como membro de comissão de frente no carnaval. Tem atuação profissional em balé  clássico, contemporâneo e jazz na área nacional e internacional. Jurada dos grupos A e B.

Karen Calegari/ES - Licenciada e Mestre em Educação Física e em Pedagogia, além de ser doutora em Educação. Na tese intitulada “A Educação do Corpo no Projeto Republicano na Cidade de Vitória (1908-1912)” um dos elementos analisados foi a relação corpo e cidade que, entre outras questões, buscou investigar o carnaval e demais festejos na urbe. Professora no ensino superior com experiência na docência da disciplina “Práxis da Dança”. Professora colaboradora no projeto “Formação em Dança: a cultura como enfrentamento às violências” (Fordan, Ufes). Experiência com a prática do balé clássico, dança do ventre e pole dance. Habilitação para atuar como instrutora de pole dance nível básico I, II e III e intermediário nível I. Workshops e demais cursos em práticas corporais circenses como a lira americana e o mastro chinês. Jurada do grupo B.

QUESITO EVOLUÇÃO

Carlos Fraga/ RJ- Gestor de Avaliação, com experiência em julgamento de desfiles de escolas de samba desde 2011. Possui cursos voltados à dança contemporânea, direção de produção, interpretação.

Isabel Cristina/RJ- Formada pela Escola de Artes de MG (UFMG). Artista Plástica, Artesã, Aderecista, Pesquisadora, Produtora Cultural, Professora de Artes. Atuou como Diretora de Harmonia em escolas de samba cariocas, participa do corpo de jurados da série A do RJ.

Ricardo Figueiredo/ES- Doutor em Educação pela UFES, Pedagogo da Escola Técnica de Teatro, Dança e Música FAFI, Professor de Graduação e Pós-graduação. Amante da cultura popular, analisa critérios estéticos, éticos e culturais da formação de bailarinos.Jurada dos grupos A e B.

Cristina Santos/ES- Mestra em Artes pela Universidade Federal do Espírito Santo, possui Graduação em Artes Visuais (UFES). Desenvolve pesquisas sobre o carnaval capixaba, sua plasticidade e seus enredos. É professora da educação básica atuando em instituições públicas em municípios da Grande Vitória. Jurada do grupo B.

QUESITO HARMONIA

Maria Angélica Lessa/RJ- Graduada em Moda, Designer pós graduada em Gestão e Produção Cultural, possui trabalhos voltados à construção de alegorias e adereços. Carnavalesca, Modelista de Figurinos, Aderecista, Professora de Artes, coordenou ateliês de fantasias de escolas de samba no RJ. Tem experiência em julgamento de desfiles de escola de samba.

Thiago Ribeiro/RJ - Publicitário e jornalista, cursa Doutorado na UERJ em Artes Plásticas, com ênfase nos desfiles das escolas de samba. Atua em revistas e sites especializados em carnaval. Pesquisador, carnavalesco, dançarino e ator de teatro, elaborou pesquisa sobre a história da São Clemente (RJ) em 2011. Possui diversos cursos de especialização em carnaval. Tem vasta experiência no carnaval do RJ na série A. Jurado dos grupos A e B.

José Antônio Monteiro/ES - Atuou em grupos musicais como Roça de Milho, Jade (Instrumental) e Artrama. Técnico em Folclore pela Funarte, Bacharel em Música Ufes começou cedo tocando música popular brasileira. A ampla vivência musical seja na produção como arranjador e compositor em CDS e shows musicais e teatrais, dentro e fora do país possibilitou o contato com vários artistas e múltiplas experiências e linguagens no campo da cultura e da arte com adultos e crianças. Atualmente tem voltado sua produção para o público Infantil e trabalha como professor em escolas da Grande Vitória. Jurado do grupo B.

Davi Queiroz/ES - É professor de Música, com formação em Música da Universidade Federal do Espírito Santo. Servidor efetivo da Prefeitura de Vitória, trabalha com alunos de escolas em tempo integral, com as disciplinas de música e protagonismo. Coordenou trabalhos voltados para bateria de escola de samba com seus alunos. Possui estudos em canto lírico no Curso de Formação Musical com Heraldo Filho na Faculdade de Música do Espírito Santo, feitos entre 2008 e 2010. Participou de masterclass de canto com: Veruschka Mainhard, Adélia Issa, Jean Nardoto, Janette Dornellas, Regina Elena Mesquita e Lício Bruno – com quem estuda desde 2017. Canta em coros da cidade de Vitória desde 2005, tendo participado diversos concertos e de montagens de óperas.

Pontos moeda