"Mais Doce Verão" será atrativo para quem quer empreender na confeitaria; veja dicas
Com estreia no sábado (20), programa vai incentivar quem deseja empreender no ramo. Persistência e criatividade não podem faltar, orientam especialistas
A receita para o sucesso no empreendedorismo no ramo da confeitaria não depende apenas do açúcar, do confete e do domínio da cozinha. É preciso organização, determinação e criatividade para que o sonho de empreender tenha como resultado o sucesso completo. Para apresentar alguns talentos do Espírito Santo e incentivar os que desejam empreender nesta área, estreia no próximo sábado (20), às 14 horas, o reality "Mais Doce Verão".
O programa da TV Vitória/Record TV terá a participação de oito mulheres, representando sete municípios do Estado. Para o chef Alessandro Eller, que comanda a 2ª edição do show, não há dúvidas de que de norte a sul do Espírito Santo tenham talentos no ramo gastronômico e, em especial, na confeitaria.
"É preciso dar o primeiro passo. Nenhum confeiteiro famoso começou fazendo um super bolo, pelo contrário, começou vendendo um doce aqui, outro ali", destacou Eller.
Ele acredita ainda que o reality será uma oportunidade para incentivar o público a tirar o sonho de empreender da gaveta e colocá-lo em prática. "As pessoas começaram a vender dentro de seus condomínios, salas de aula, na vizinhança e, como a alimentação é de primeira necessidade, essas vendas foram uma válvula de escape, então, o 'Mais Doce Verão', além de ser um entretenimento, levará incentivo ao público", explicou Eller.
Além disso, Eller explicou que a pandemia trouxe um momento diferente, já que muitos se reinventaram em suas profissões e buscaram outras formas de complementação de renda ou até mesmo foi a única forma de ganhar dinheiro. "A confeitaria tem um mercado enorme. Ela está presente em momentos de celebrações, como festas, aniversários e formaturas. Além de suprir a necessidade é uma arte", argumentou Alessandro Eller.
Como empreender no ramo
O analista do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/ES), Rafael Botelho esclarece que para uma pessoa empreender, independentemente da área, ela precisa se planejar para evitar surpresas. "Pode começar levantando alguns dados e informações do setor que vai atuar, conversar com alguns potenciais clientes e apresentar a proposta", orientou.
Com base nessa pesquisa inicial, de acordo com Botelho, o profissional terá a estratégia de como aprimorar a técnica, planejar o investimento, a perspectiva do retorno financeiro e os preços para a fase inicial.
"Para cada tipo de negócio há uma forma de calcular o capital de giro de emergência, mas, para a área de confeitaria, é importante pensar em uma reserva de no mínimo três meses", explicou.
Ele completou ainda que o capital de giro de emergência é diferente do valor inicial do investimento, ou seja, o capital de giro é um dinheiro que ficará guardado para situações emergenciais.
Outra característica importante que Rafael contou é que o empreendedor precisa ter persistência, comprometimento e exigência com o próprio produto. ´"É importante ter a capacidade de antecipar algumas situações e enxergar oportunidades. Não é só oferecer um bolo, é preciso ter uma visão empresarial, mexer com os números, por exemplo, para saber para onde está indo, nem que seja uma simples planilha", pontuou.
Desafios na pandemia
Em tempos de pandemia, quem deseja empreender na culinária precisa redobrar os cuidados com boas práticas de higienização exigidos pela Anvisa. "No âmbito alimentício é primordial conhecer as normas de cuidado, como as boas práticas na área da conservação e higiene, principalmente em tempos da pandemia", frisou Rafael Botelho.
Como empreendedores estão sempre em busca de oportunidades, a pandemia trouxe o serviço de delivery para mais perto de empreendedores e microempreendedores, e reforçou a importância de uma atuação mais efetiva nas redes sociais.
"Com a venda pela internet, eles precisam entender um pouco desse mercado online. O cenário digital precisa ser usado para facilitar a interação do vendedor com o cliente", disse Botelho.
O impacto dos empreendimentos capixabas que configuram micro e pequenas empresas na economia geraram mais 373 mil empregos, movimentando cerca de R$ 649,5 milhões em salários, se tornando responsável por mais de 50% dessa movimentação.
Capacitação
Desde 2015 o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), capacita alunos no curso de "Preparo de Bolos e Tortas", passando por lá um total de 602 estudantes. A partir do ano de 2019 foi lançado o curso específico de confeitaria, com a turma de 11 aspirantes a confeiteiros.
De acordo com a assessoria o procura pelo curso de confeitaria tem sido alta, porém, com a pandemia da covid-19 foi preciso suspender as aulas no último ano. A previsão é que o retorno das aulas seja em agosto deste ano.
Novidades no Mais Doce Verão
Entre as principais novidades da nova temporada está um estúdio completamente reformulado para o programa. Com ele, a disputa deve ser ainda mais interessante, já que as batalhas individuais vão ser uma constante ao longo do reality.
Nesta nova edição, segundo o chef e apresentador Alessandro Eller, as habilidades dos participantes vão ser exigidas ao máximo. Além disso, o fato das selecionadas serem de sete municípios do Espírito Santo, pode tornar a disputa ainda mais emocionante e com valorização da cultura regional.
Conheça as participantes: