O ataque da Rússia à Ucrânia, iniciado na madrugada desta quinta-feira (24), foi abordado durante uma live do streamer Casimiro Miguel, logo após o anúncio da decisão do presidente russo, Vladimir Putin, de iniciar a operação militar.
Para isso, Casimiro convidou o professor Tanguy Baghdadi, mestre em Relações Internacionais, que minutos antes estava ao vivo na GloboNews falando sobre o assunto. Apesar do horário e de tratar de um tema mais complexto, a live chegou a contar com a audiência de mais de 100 mil internautas.
Sabendo que, a partir daquele momento, falava com um público composto, em sua grande maioria, por jovens e leigos no assunto, o especialista explicou a situação usando um tom informal.
Logo no começo da conversa com Tanguy Baghdadi, Casimiro diz que pretende tranquilizar os seguidores que estão ansiosos com a situação: “Eu vou fazer as perguntas mais idiotas possíveis, tá? O chat está lotado de molecada, você sabe como é, né? Desesperada”.
O streamer continua: “Assim que aconteceu tudo, estavam lamentando: pô, comecei a conversar com a menininha ontem, esse ano entrei na faculdade, perdi o BV, e vou morrer amanhã. Óbvio que você não é vidente, mas qual é a possibilidade de escalar essa situação para algo nesse calibre, de fim de mundo?”
O especialista responde: “Quando a gente fala ‘guerra’, a gente pensa logo em Segunda Guerra Mundial. ‘Nego’ entrando, atirando e tal. E isso não tem mais como acontecer, justamente por causa de bomba nuclear”.
“Só para tranquilizar a galera que tá desesperada aí, que entrou na faculdade, perdeu o BV e o cac*te: desde que o segundo país conseguiu bomba nuclear, nunca mais ninguém usou”, completou o professor.
>> Leia também: Por que a Rússia atacou a Ucrânia? Entenda a guerra e veja fotos
Em um ponto da conversa, Tanguy promete que não vai se alongar em uma explicação sobre o contexto histórico, e Casimiro o tranquiliza dizendo que ele pode falar pelo tempo que achar necessário.
Confira a live de Casimiro que explica ataques à Ucrânia:
Live repercutiu nas redes sociais
Nas redes sociais, o público elogiou a iniciativa de Casimiro: “Isso aqui é interessantíssimo. Casimiro pegou o Tanguy pra explicar Rússia x Ucrânia pra molecada – mais de 80 mil ligados ali. E mérito do professor de política internacional, que entendeu pra quem tá falando e usa uma linguagem ótima. Simples. Direta. De fácil compreensão”.
Com informações do Portal UOL