Depois de quase dois anos fechado ao público, em decorrência da pandemia da covid-19, o Museu Vale, em Vila Velha, volta a receber o público com os devidos cuidados e mediante agendamento prévio a partir desta terça-feira (08).
O funcionamento do local é de terça a sexta-feira, das 8h às 16h30, e aos sábados e domingos das 10h às 17h30. As visitas guiadas mediadas continuam suspensas temporariamente
O agendamento pode ser realizado neste link. A inscrição é individual, porém, caso seja em grupo de familiares ou amigos, pode ser preenchido o formulário com o número de acompanhantes, desde que haja vagas disponíveis para a data e horário pretendidos. O número máximo é de 5 pessoas por grupo.
A confirmação de agendamento ocorre após efetuada a inscrição com todos os dados solicitados, por e-mail. O comprovante do agendamento deverá ser apresentado na entrada do Museu Vale.
O Museu Vale está localizado na Rua Vila Isabel, s/n São Torquato – Vila Velha. Para chegar ao local de ônibus, as principais linhas do Transcol que passam perto do Museu são 516, 559, 572, 573, 574 e 597.
Atrativos do museu
Inaugurado em 15 de outubro de 1998, o espaço do Museu Vale é destinado à preservação e difusão de uma história com mais de cem anos, a da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas. Com visão privilegiada para a Baía de Vitória, o Museu Vale ocupa o antigo prédio da Estação Ferroviária Pedro Nolasco.
O acervo histórico do local é composto por reproduções fotográficas, ferramentas, objetos e outros elementos, transportam o público pelos trilhos da história, percorrendo desde o início da construção da ferrovia até os dias atuais. Destacam-se durante o percurso uma locomotiva de 1945, a “Maria Fumaça”, a maior peça do acervo, além da maquete ferroviária, com seus 34 m² de área construída.
A locomotiva, ou carinhosamente chamada de “Maria Fumaça” foi uma das últimas máquinas a vapor adquiridas pela Vale na década de 1940. Restaurada em 1997, na Oficina de Vagões do Complexo de Tubarão em Vitória, por um grupo de aposentados da antiga oficina da cidade de João Neiva no interior do Espírito Santo, a Maria Fumaça é o primeiro item do acervo histórico que vemos ao entrarmos no espaço do Museu Vale.
Curiosidades da locomotiva
Fabricada na Filadélfia/EUA pela Baldwin Locomotives Works, a locomotiva a vapor de número nº 185 e modelo Mikado (antigo termo japonês para Imperador) foi trazida ao Brasil em 1945;Para a locomotiva funcionar eram necessários os serviços de um maquinista, de um foguista e do graxeiro;Sua velocidade era de 25 Km/h;A Maria Fumaça podia puxar até 22 vagões carregados de minério de ferro;A locomotiva também transportava vagões destinados a passageiros (hoje em dia existem trens específicos para o transporte de cargas e outros somente para o transporte de pessoas); O tempo de viagem de Vitória a Belo Horizonte e vice-versa naquela época era de 14 horas.
Maquete
A maquete que representa a Estrada de Ferro Vitória a Minas, é a maior do Brasil representando uma ferrovia específica. De forma resumida, em uma área de 34 m² estão representadas as minas de onde o minério de ferro é extraído, em Itabira/MG, as empresas que se beneficiam da ferrovia no transporte de seus produtos, como a USIMINAS e a CENIBRA, o vale do Rio Doce, ligando os dois estados, as cidades e comunidades que se desenvolveram ao longo da ferrovia, e, ainda, a miniatura do prédio do Museu Vale e o Porto de Tubarão em Vitória/ES. Ao longo dos 101 metros de trilhos, duas miniaturas representam um trem de cargas e um trem de passageiros estimulando a imaginação do público infanto-juvenil e adulto.
Curiosidades
– Para a construção da maquete foram gastas 2000 horas, e nela trabalharam três ferro-modelistas de Belo Horizonte.
– É composta por 740 árvores, 370 bonecos, 80 casas e 30 sinais ferroviários, tudo na escala 1:87 HO.
– Na recente revitalização a maquete ferroviária ganhou iluminação. Ao todo são 103 postes de iluminação.
– A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) e a Estrada de Ferro Carajás (EFC), ambas administradas pela Vale, são as únicas ferrovias no Brasil que fazem o transporte de passageiros.
Regras de visitação
Ensaios fotográficos
– Ensaios fotográficos na área externa estão permitidos mediante agendamento, desde que sejam cumpridas as regras estabelecidas, incluindo o uso de máscara de proteção por todos os envolvidos;
– Importante: não será permitido o uso dos banheiros, internos ou externos, para a troca de roupa.
Grupos de turismo
– A visita de grupos de turismo com ônibus está permitida, também mediante agendamento e seguindo as regras de visitação.
Visitação a exposição permanente no edifício sede
– O acesso ao ambiente interno será mediante controle na entrada principal;
– A liberação da visita à área da exposição permanente será de 8 grupos de 5 pessoas por vez, respeitando o
limite máximo estabelecido de circulação de visitantes na área interna do prédio, 40 pessoas;
– Sala da Maquete: poderão permanecer no ambiente por vez, o número de 10 pessoas.
Permanência
– Tempo sugerido de percurso pela exposição permanente: 30 minutos.
A&B
– O serviço do restaurante Café do Museu está suspenso temporariamente;
– O bebedouro poderá ser utilizado somente para encher garrafas de água, que deverão ser trazidas pelo visitante.
Fique atento
– Os visitantes terão a temperatura corporal aferida na portaria do Museu Vale;
– O acesso ao espaço externo e interno do Museu Vale somente com o uso de máscaras; incluindo crianças com mais de 5 anos de idade;
– Modelo de máscaras em vinil ou acrílico transparente não são permitidas;
– Respeite o distanciamento social de 1,5 metro de outros visitantes;
– Respeite as marcações no piso durante a visita;
– O uso dos sanitários estará limitado de acordo com a indicação dos avisos afixados nesses locais;
– Higienize às mãos com frequência, lavando-as ou utilizando álcool em gel;
– Dispensers de álcool em gel estarão disponíveis em diversos pontos do Museu;
– A higienização dos ambientes será reforçada e seguirá os mesmos critérios utilizados pela Vale em suas unidades;
– Placas com os protocolos estão em vários pontos das áreas externa e interna do Museu Vale.