Quando se trata de música, alguns clássicos marcaram gerações de maneira tão profunda que transcenderam os limites do tempo e permanecem hits até os dias de hoje.
Pensando nisso, o Folha Vitória preparou uma lista para você descobrir quais são as músicas que completam 30 anos em 2023. Se prepare para a nostalgia!
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
1. “I have nothing”
Produzida em 1992, mas lançada em janeiro de 1993, I have nothing é um clássico da cantora Whitney Houston, que morreu em 2012. Após fazer sucesso com duas músicas consecutivas, Whitney lançou a canção que chegou ao quarto lugar da Billboard Hot 100.
A música faz parte da trilha sonora do filme “O guarda-costas”, estrelado pela própria artista e fez tanto sucesso que teve o videoclipe lançado em 2010, apenas dois anos antes da morte da cantora. Veja:
2. “Tô ligado em você”
Hit que faz parte do álbum de mesmo nome, foi lançado em 1993 pela dupla Sandy&Júnior.
A música abusa do estilo retrô e causa dupla nostalgia nos espectadores, por ser uma regravação do clássico “You’re the one that I want”, parte da trilha sonora do filme musical Grease, interpretado pelos artistas John Travolta e Olívia Newton John. Ouça:
3. “What’s Up”
Produzida pela banda 4 Non Blondes, a música faz parte do álbum Bigger, Better, Faster, More! e foi composta pela artista Linda Perry.
Apesar do tempo, o rock ficou eternizado pelo refrão e ainda é muito conhecido nas redes, ganhando diversas regravações e covers. Veja:
4. “What is love”
Ainda falando de refrões que entraram para a história, o clássico de 1993, “What is love”, não podia faltar.
O single que lançou a carreira do cantor Haddaway é do gênero Dance/Eletrônica e recebeu dois prêmios nacionais. Ainda hoje é conhecida por todas as idades. Relembre:
5. “Mr. Jones”
“Mr. Jones” é uma canção escrita por David Bryson e Adam Duritz, gravada pela banda Counting Crows em 1993. O single é o primeiro do álbum de estreia lançado do grupo, August and Everything After.
A música foi um sucesso imediato, por coincidência ocorreu na altura da morte de Kurt Cobain, acontecimento significativo para Adam Duritz, o vocalista e compositor principal da banda. Veja:
6. “Without you”
Escrita por Pete Ham e Tom Evans, a música pertence a banda de rock britânica BadFinger e foi regravada por mais de 180 artistas.
No entanto, em 1993 a música estourou na versão da artista Mariah Carey como parte do álbum “MusicBox”. Desde então ficou gravada na mente de muitas pessoas. Veja:
7. “Haiti”
Produzida pelos artistas Caetano Veloso e Gilberto Gil, o single é o primeiro do álbum “Tropicália 2” lançado em 1993.
A música pertence ao gênero querido dos brasileiros MPB e ainda é conhecida por muitos como atemporal. Veja:
8. “Break it down again”
Sucesso dos anos 80 e 90, o grupo Tears for Fears fez sucesso com o single ‘Break it Down Again’, terceiro hit do álbum Elemental.
A música do gênero Pop ainda continua fazendo sucesso entre todas as idades, principalmente para os amantes da época. Veja:
9. “Eu tive um sonho”
Parte do álbum “lê lê lê”, o single foi lançado em 1993 pelo grupo Kid Abelha, sucesso nos anos 80 e 90. A música pertence ao gênero Rock e enche os corações brasileiros de nostalgia. Relembre:
10. “The power of love”
Indicada a 3 prêmios, incluindo o Grammy Awards de Melhor Performance Vocal Feminina, a música pertence ao álbum “The Colour of My Love” da artista Céline Dion.
O single marcou gerações e foi uma das canções que consagraram a cantora como uma grande artista. Veja: