Entretenimento e Cultura

True Crime: documentário conta a história da família Murdaugh. Conheça o caso

A história de uma das famílias de advogados mais famosas da Carolina do Sul revela uma série de esquemas de fraudes e assassinatos

Foto: Reprodução / Departamento de Polícia de Orange County
Alex Murdaugh

O gênero “True Crime” (Crime real, em tradução literal para o português) tem conquistado um espaço cada vez maior no mundo do entretenimento. De documentários a livros e podcasts, o estilo não-ficcional traz casos de crimes verdadeiros e seus desdobramentos, os quais são discutidos pelo público.

A plataforma de streaming Netflix possui um amplo catálogo do gênero True Crime, por reconhecer as demandas dos espectadores atuais. No mês de fevereiro, a empresa estreou mais um documentário que promete chocar o público.

Múltiplos assassinatos, fraudes financeiras, vício em drogas e suicídio planejado estão inclusos na mesma história. O documentário “Escândalos e Assassinatos na Família Murdaugh”, conta a série de eventos trágicos que ocorreram em uma das famílias mais poderosas da Carolina do Sul, Estados Unidos.

Família assassinada 

Foto: Reprodução/Facebook
Em sequência da direita para esquerda, Alex (pai), Paul (filho mais novo), Margeret (mãe) e Buster (filho mais velho) Murdaugh

Os Murdaugh são uma linhagem centenária de advogados magnatas na região de Lowcountry. Alex Murdaugh é advogado e herdeiro da quarta geração do legado da lei, o qual foi cumprido pelo pai, o avô e o bisavô.

No dia 7 de junho de 2021, Alex entrou em contato com a emergência após alegar ter encontrado a esposa Margeret (Maggie), 52, e o filho mais novo do casal, Paul Murdaugh, 22, mortos a tiros dentro de casa.

Devido a influência e álibi de Alex, o crime teria permanecido um mistério. No entanto, o caso iniciou uma série de investigações sobre a família e uma teia de esquemas foi exposta.

Esquema de corrupção

No dia 4 de setembro de 2021, Alex Murdaugh foi atingido na cabeça por uma bala. Ao ser encaminhado para o hospital, foi constatado que o tiro não havia sido fatal e o advogado sobreviveu.

Após investigar o caso, a polícia decifrou um grande esquema de fraudes e denúncias por parte dos membros da empresa de advocacia. De acordo com os funcionários, mais de $ 1 milhão havia sumido da companhia. Os advogados associados teriam confrontado Alex no dia anterior ao tiro.

Devido a pressão das autoridades e delações de colegas de trabalho, Alex admitiu ter planejado a própria morte no dia 15 de setembro de 2021. Segundo o advogado, ele havia pago um ex-cliente para matá-lo, desse modo o filho mais velho receberia o dinheiro do seguro de vida, avaliado em $ 10 milhões.

Além do assassinato planejado, foi revelado também o grande vício em drogas de Alex, o qual já o acompanhava há muitos anos. O vício em opioides fez com que o advogado fosse considerado mentalmente instável, e o ex-cliente foi condenado por explorar a condição de Alex. 

Alex Murdaugh foi preso por conspiração a fraude, no entanto, em poucos dias, estava livre após pagar a fiança e comparecer ao julgamento. O advogado foi encaminhado para um centro de reabilitação.

Outras mortes

O escândalo do advogado criou uma brecha para mais investigações, e Alex foi ligado ao falecimento de uma antiga governanta da casa em 2018. Gloria Satterfield morreu em um acidente após escorregar nas escadas. Sem autópsia ou testemunhas, os filhos da mulher tinham entrado com um processo contra Alex e uma quantia teria sido estabelecida no julgamento.

Alex não cumpriu a parte dele no acordo. Além desse crime, foram descobertos mais esquemas e fraudes, além de outras mortes misteriosas.

Em 2019, uma menina faleceu após um acidente de barco com Paul Murdaugh, o filho mais novo do casal. O menino dirigia embriagado e causou a morte da jovem de 19 anos, mas foi liberado mediante o pagamento da fiança.

Outro jovem de 19 anos, amigo do filho mais velho, Buster, foi encontrado morto na estrada a cerca de 16 km da residência dos Murdaugh.

Julgamento

Em 14 de julho de 2022, após mais de um ano desde o crime, Alex Murdaugh foi considerado oficialmente suspeito pelo assassinato da esposa e filho. 

O julgamento do advogado começou em janeiro de 2023 e ainda está em andamento. O documentário da Netflix promete contar detalhadamente todos os fatores ligados a história, inclusive teorias criadas pelo público.

Além da Netflix, a plataforma HBOMAX também lançou uma produção acompanhando o caso em 2022. O documentário é separado em três episódios e leva o título de “Low Country: The Murdaugh Dinasty”

*Texto da estagiária Sofia Galois, sob supervisão da editora Thaiz Blunck.