Vitrine Literária: Folha Vitória estreia página com obras de escritores capixabas
Página no Folha Vitória é lançada com objetivo de incentivar e valorizar os escritores capixabas, reunindo em um único espaço diferentes obras que podem ser compradas diretamente com os autores
A partir de agora, o jornal Folha Vitória terá um espaço para você, escritor capixaba, que não consegue acesso às grandes livrarias e pontos de comercialização. O projeto 'Vitrine Literária', lançado nesta sexta-feira (11), dará visibilidade às obras de escritores locais.
Clique aqui para acessar a página, que ficará em destaque diariamente na editoria de entretenimento do jornal. O espaço será uma 'vitrine' para autores do Espírito Santo, que terão o trabalho divulgado. O público poderá ter acesso a diferentes obras e conseguirá adquirir os livros diretamente com os escritores.
>> DIVULGAÇÃO DAS OBRAS <<
A 'Vitrine Literária' é um espaço aberto aos escritores capixabas que estão fora do grande circuito editorial e que querem divulgar e comercializar as suas obras.
Quem selecionará essas obras para divulgação é o curador e poeta Henrique Pariz. O escritor poderá entrar em contato pelo telefone (27) 9 8846 4289 ou pelo e-mail ([email protected]). Depois disso, Pariz fará uma avaliação da obra.
"É, sobretudo, um espaço para mostrar todos os múltiplos escritores e trabalhos produzidos atualmente em território espírito-santense", diz.
Henrique Pariz nasceu em Linhares, no Norte do Espírito Santo. Agitador cultural, o poeta toca um projeto sobre literatura nacional e regional no Instagram @palavrasmargina_es, além de ser editor e cofundador da 'Moqueca Editorial.'
Pariz lançou também o e-book "De$contos" (2020, Moqueca Editorial) com textos híbridos na Amazon, além do e-zine "Notas que trago nas entranhas", mais recente obra de poesias (2020, edição do autor).
Os critérios para divulgação no 'Vitrine Literária' são autores capixabas vivos e preferencialmente contemporâneos. O Vitrine procura escritores e autores independentes e que a literatura esteja sempre em movimento, para além da academia.
São aceitos todos os gêneros literários e também os não-literários. Qualquer tipo de material: livro, livreto, Zine e afins. A literatura precisa ter sido produzida no Espírito Santo.
>> AS PRIMEIRAS OBRAS DIVULGADAS <<
'Fenda e vulcão', de Cora Made
Escrito pela escritora capixaba Cora Made, o livro de poemas "Fenda e vulcão" aborda a jornada de construção e desconstrução das relações humanas. A obra nasceu em meio aos muitos momentos de incômodo gerados pelas relações na autora. Saiba como comprar!
'Labirinto mínimo', de Fernanda Tatagiba
"Labirinto mínimo" é o segundo livro de poemas de Fernanda Tatagiba. O livro é uma busca por caminhos para a compreensão do outro e pelo entendimento de si por meio da natureza. Saiba como comprar!
'E quando borboletas carnívoras dançam no estômago', de Ingrid Carrafa
“E quando borboletas carnívoras dançam no estômago” descreve a crueza do cotidiano. Atravessada por bêbados, prostitutas, mães, tias, amores e lágrimas, a escritora Ingrid Carrafa traz em sua obra um retrato da condição feminina em diferentes realidades. Saiba como comprar!
'Bonde', de Janio Silva
O livro “Bonde”, assim como o transporte coletivo superlotado de pessoas, é carregado de histórias. O autor do prefácio, Juplin Jones, afirma que a obra de Janio Silva "é mais sobre conhecer as trilhas do que chegar”. Saiba como comprar!
'Fútil', de João Martins
O livro "Fútil" é uma sopa de letrinhas para quem tem fome de poesia. Ele é a reutilização do obsoleto. São tentativas frustradas de construir um poema concreto e na primeira vírgula ver tudo desmoronar. Saiba como comprar!
'Sussurros de um amor calado', de Joyce Laudias
“Sussurros de um amor calado'' reúne alguns poemas sobre amores que nos calam, nos limitam e não nos permitem sentir. "Eu não podia gritar, mas também não podia me calar, portanto, faço 'sussurros de amor' através do desamor". Saiba como comprar!
'Carne Viva', de Lívia Corbellari
Marcando a estreia literária da autora, “Carne Viva” reúne poemas produzidos entre os anos de 2015 e 2019, trabalhando temáticas cotidianas e centradas na figura do feminino, sem a suavidade esperada pelo tema. Saiba como comprar!
Carrego a chuva em meus olhos, de Mar Céu
"Carrego a chuva em meus olhos" é um retrato retorcido de um tempo que tirou minha tampa por dentro. Retrato que retrata flores em direção a tratores, nem os melhores tradutores saberiam dizer a razão da lagarta espiar aquela cena. Saiba como comprar!
'Atés', de Marília Cafe
Em "Atés", Marília Cafe faz um encontro com o poema e nos atravessa com suas belezas e as sensações de começos: o amor leve, a caminhada reflexiva, a natureza do sentir, o desdobrar da ancestralidade. "Atés" estreia as escrivinhanças poéticas e já chega com um recado bem dado: o natural é amar. Saiba como comprar!
'Mulembá'
No Espírito Santo, pode-se acompanhar a história da literatura produzida, sobretudo a dos poetas, pelas antologias organizadas por José Marcelino Pereira de Vasconcelos, José Victorino, Elmo Elton, Reinaldo Santos Neves, Assis Brasil e entre outros autores. Saiba como comprar!
'Crespidão Tipográfica na Barbearia Rua d’África', de Wagner Gomes
"Crespidão Tipográfica na Barbearia Rua d’África" capta a subjetividade lírica do corre dos trabalhadores (as), agentes cultuais e seus filhos (as) que transitam por capítulos-lugares como a Esquina da Olho de Hórus com a Moca, onde recebem acolhida no Salão dos irmãos Marighella e Mano Brown. Saiba como comprar!
'Sintomas', de Renan Peres
Os 35 poemas de "Sintomas", livro de estreia de Renan Peres, estão divididos em duas partes que refletem criticamente e em caráter coletivo o período 2016-2020. O doutor em Letras e poeta Jorge Verly afirmou no prefácio que o rigor dos poemas de Renan têm "como dever (como devir) evidenciar o que ressoa, aquilo que vibra com potência de atingir o outro". Saiba como comprar!
'Uma palavrinha', de Aline V. Miranda, Isabella Mariano e Juane Vaillant
"Uma palavrinha" é um livro interativo escrito por Aline V. Miranda, Isabella Mariano e Juane Vaillant que visa incentivar a leitura e a escrita literária e poética. Além de ser um livro autoral que reúne diversos gêneros literários como conto, crônica, poesia e cartas, a obra conta também com uma proposta de exercício literário. Saiba como comprar!
'Zona de descarga', de Isabella Mariano
"Zona de descarga" é o terceiro livro autoral da escritora Isabella Mariano. A obra conta com 42 poemas, escritos entre 2016 e 2020, quase sempre tendo na água um ponto de referência para metáforas e analogias. Saiba como comprar!
'Receita de família', de Hugo Estanislau
O livro é de contos divididos em categorias como um jantar completo a ser saboreado: entrada, bebida, prato principal e sobremesa. O intuito dessa divisão é apresentar uma forma inovadora de unidade para o livro, tornar mais dinâmica a leitura e comparar o processo de leitura ao ato de comer, uma vez que o intuito é servir o leitor de uma refeição completa e gradativamente mais nutritiva – e, ao mesmo tempo, indigesta em cada etapa. Saiba como comprar!