Vitrine Literária: saiba como comprar livros capixabas direto com os autores
Página no Folha Vitória incentiva e valoriza os escritores capixabas, reunindo em um único espaço várias obras que podem ser compradas diretamente com os autores
Autores capixabas têm agora um espaço para divulgação das obras literárias no Folha Vitória.
A página 'Vitrine Literária' já está disponível para que o público conheça os escritores locais e suas obras, que podem ser compradas diretamente com cada autor.
Quem é escritor tem a oportunidade de divulgar o trabalho na página do jornal. Quem seleciona as obras para divulgação é o curador e poeta Henrique Pariz. O escritor poderá entrar em contato pelo telefone (27) 9 8846 4289 ou pelo e-mail ([email protected]).
>> Vitrine Literária: Folha Vitória estreia página com obras de escritores capixabas
'Bonde', livro que o Janio Silva escreveu dentro do ônibus no trajeto para a faculdade e 'Fútil', poesias sobre vivências e sentimentos de João Martins são algumas das várias obras que já estão disponíveis na página do 'Vitrine'. Esses jovens autores capixabas têm algo em comum: são apaixonados por literatura.
Confira a página do Vitrine Literária!
"Comecei a escrever em 2012 junto com alguns outros amigos. Criamos um coletivo e começamos a desenvolver na região metropolitana da Grande Vitória sarau de poesias, oficinas de escritas criativas circulando por escolas", contou Janio.
Para João, o que o movimenta na hora de escrever é contar histórias.
"O que me faz escrever e essa necessidade de contar minhas histórias ou de criar histórias de pontos de vistas diferentes".
Levantamento da Biblioteca Pública do ES
De acordo com levantamento da Biblioteca Pública Estadual, o Espírito Santo tem mais de 4,3 mil livros escritos por capixabas. Uma vasta produção, porém, pouco conhecida.
Vitor Cei, que é professor e coordenador adjunto do Núcleo de Estudos e Pesquisas da Literatura do Espírito Santos (Neples) fala sobre as dificuldades.
"As leis de incentivo à cultura, tanto as municipais quanto as estaduais e federais são de fundamental importância, mas na maioria da vezes elas apenas param a publicação, ou seja, não estão comprometidas com a circulação do livro e com o alcance do público. O grande desafio hoje ainda é fazer com que o livro chegue ao leitor".
Muitos escritores do Estado esbarram na dificuldade para a divulgação das obras. Geralmente encontram mais oportunidade nos sebos, que vendem livros usados, e em espaços culturais independentes.
Mas agora os escritores locais também passam a contar com o Vitrine Literária e quem se interessar pelas obras vai poder comprar diretamente com cada autor. Para o curador da página e responsável pela seleção dos títulos, a iniciativa é importante para a valorização de quem se dedica à produção literária no Espírito Santo.
"Tivemos o cuidado de procurar a maior diversidade de autores e gêneros literários. O público vai achar romances, poesias e obras não literárias. A Vitrine dará voz aos autores do Espírito Santo e isso é muito importante", disse Henrique Pariz.
Com informações da repórter Luana Damasceno, da TV Vitória/ RecordTV