
O longa-metragem capixaba “A Matéria Noturna”, de Bernard Lessa, estreia nos cinemas no dia 4 de abril.
A obra, ambientada em Vitória, conta a história do encontro de Jaiane, uma mulher negra que canta em rodas de samba e trabalha como motorista de aplicativo e de Aissa, um marinheiro moçambicano que precisa ficar alguns dias na Capital do Espírito Santo por conta de problemas mecânicos no navio.
>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
Jaiane experimenta um pouco da hostilidade do Brasil contemporâneo, enquanto Aissa se esforça para ter uma experiência real em solo firme. No Bar da Zilda, famoso reduto do samba no Centro de Vitória, eles se encontram e daí, nasce uma paixão.
Em 2019, o filme de Bernard Lessa, que ainda estava em finalização, venceu a Mostra Futuro Brasil do Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, quando foi exibido para convidados em sessão para projetos em andamento. A primeira exibição da obra final foi no Brasil Cine Mundi em 2023.
Além de imagens do Bar da Zilda, o longa também exibe cenas da Ilha do Boi e a Praia de Camburi.
SOBRE O DIRETOR
Bernard Lessa é produtor e realizador de cinema com base em Vitória. Ele é sócio fundador da Rede Filmes, realizou os curta-metragens Tejo Mar (2013); Sopro, Uivo e Assobio (2015) e A Casa Térrea (2017). A Mulher e o rio (2019), seu primeiro longa-metragem, estreou no 52º Festival de Brasília.
A Matéria Noturna (2021), segundo longa, foi premiado na Mostra Futuro Brasil, do 52º Festival de Brasília, como melhor filme e tem estreia programada para outubro no Olhar de Cinema. O Deserto de Akin, seu próximo filme, encontra-se em pré-produção.
CONFIRA A TRAILER
FICHA TÉCNICA
Direção e roteiro: Bernard Lessa
Produção: Bernard Lessa, Eduardo Cantarino e Vitor Graize
Montagem: Bernard Lessa,
Diretor de Fotografia: Safira Moreira
Elenco: Shirlene Paixão, Welket Bungué, Altamir Furlane, Suely Bispo, Sandra Chagas, Ivna Messinam, Luciene Camargo, André Félix, Melanie de Vales e Luís Gobbi
Produtoras: Rede Filmes, Dilúvio Produções, Pique-Bandeira Filmes e Kussa Production
Distribuidora: Olhar Distribuição.