Entretenimento e Cultura

Morre o desenhista Ziraldo, criador do "Menino Maluquinho"

O também escritor e chargista morreu aos 91 anos, em seu apartamento no Rio de Janeiro. Causa da morte ainda não foi divulgada

Foto: Reprodução/ Rede Social

O escritor e desenhista Ziraldo, conhecido por criar personagens como “O Menino Maluquinho”, morreu na tarde deste sábado (06), aos 91 anos, em seu apartamento, localizado no bairro da Lagoa, Zona Sul do Rio de Janeiro.

Embora confirmada pela família, a causa da morte de Ziraldo, que também era chargista e jornalista, não foi informada até o momento.

O nome Ziraldo é uma mistura dos nomes dos pais do desenhista, que se chamavam Zizinha e Geraldo, respectivamente.

>> Quer receber nossas notícias 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Ziraldo Alves Pinto nasceu em 24 de outubro de 1932 em Caratinga, Minas Gerais.  Ao longo de sete décadas de carreira, deixou uma marca importante na cultura brasileira, com livros, charges e um dos principais veículos de crítica à ditadura militar, o jornal ‘O Pasquim’.

O Menino Maluquinho, sua principal obra, foi publicado em 1980, e virou adaptação para o cinema e para a TV, seriados, desenhos animados e até ópera. 

O livro, que vendeu milhões de cópias em todo o mundo, recebeu o prêmio Jabuti de literatura infantil de 1980.

Em 1958, ele se casou com a esposa, Vilma, com quem teve três filhos: as cineastas e dramaturgas Daniela Thomas e Fabrizia Alves Pinto e o compositor de trilhas sonoras Antônio Pinto. 

*Com informações do R7