Entretenimento e Cultura

Nem gay, nem hétero: jovens agora querem "agamia". Entenda o que é

Esse tipo de relação acontece, pois os jovens estão preocupados com questões mais atuais como aquecimento global, trabalho e redes sociais

Leiri Santana

Redação Folha Vitória
Foto: Reprodução/Freepik

Ficada séria! Essa é a nova tendência entre os jovens que não querem um namoro sério. 

Os jovens criaram uma nova modalidade de relacionamento, nem monogamia e nem poligamia. A tendência de chama "Agamia", e consiste em uma relação onde o casal não pretende casar e nem ter filhos. 

O diferencial dessa relação é fugir de tudo que seja tradicional, o noivado, o casamento, filhos e uma "família tradicional". O termo "agamia" significa sem união íntima ou casamento, o que resume esse novo tipo de relacionamento.

Uma pesquisa feita pelo IBGE, referente a 2023, mostra que o número de pessoas solteiras no Brasil era de 81 milhões, em contrapartida, às casadas, que somam 63 milhões. Esse novo comportamento é chamado de agamia. 

Em entrevista ao Jornal da USP, a professora Heloisa Buarque de Almeida, do Departamento de Antropologia da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP e pesquisadora do Numas (Núcleo de Estudos sobre Marcadores Sociais da Diferença), disse que as novas gerações buscam outras formas de relacionamentos, sem compromisso legal. 

LEIA TAMBÉM: Idosa tem mal súbito e morre em mesmo banco que Tio Paulo, no RJ

Esse tipo de relação não acontece somente no Brasil, outros países da América Latina também passam por essa mudança, assim como Estados Unidos e Japão.

Segundo ela, os jovens estão preocupados com questões mais atuais e sérias. A preservação do planeta, aquecimento global, sustentabilidade, entre outras questões de vanguarda. Parte dessas mudanças também está relacionada ao meio digital, através das redes sociais, o que retarda o início da vida sexual desses jovens. As novas famílias estão tendo uma nova formação, com dois pais, duas mães, casais vivendo em casas separadas, são inúmeras as alternativas de relacionamento. Em suma, houve uma mudança na leitura do que é o amor, a família e o mundo.

LEIA TAMBÉM: Dia das Mães: veja receitas baratas e simples para fazer no domingo

Diferença entre Poligamia e Monogamia

Existe uma grande diferença nessas relações, mas resumidamente a Poligamia permite um relacionamento com mais de uma pessoa, a monogamia não.

• Poligamia

A poligamia é o regime familiar que permite que a pessoa esteja casada com vários indivíduos ao mesmo tempo. O termo refere-se tanto ao homem que tenha várias esposas como à mulher que tenha vários maridos, uma condição que também se conhece como poliandria e que é muito pouco frequente.

No ocidente, esse tipo de relação não é permitido de forma oficial, ou seja, casamentos poligâmicos não são reconhecidos em cartório e nem nas igrejas. Se uma pessoa quiser manter relações formais com mais de uma pessoa, não poderá fazê-lo do ponto de vista institucional ou jurídico sem cometer uma ilegalidade.

• Monogamia

Monogamia é a relação estabelecida com um só parceiro. Pode se dar a partir do matrimônio ou de qualquer relacionamento estável e duradouro.

A relação monogâmica ocorre quando um indivíduo tem apenas um parceiro amoroso ou sexual, podendo essa união durar a vida toda, ou ser apenas durante um determinado período.

VAGA DE EMPREGO PEDE “EXPERIÊNCIA COM RELACIONAMENTO ABUSIVO” E VIRALIZA

Empresa justificou que isso iria “facilitar o atendimento dos clientes”. A exigência peculiar chamou a atenção dos internautas que debateu o caso nas redes sociais

Foto: Reprodução

Uma vaga para advogado júnior viralizou nas redes sociais por conta de um dos requisitos: “experiência com relacionamento abusivo”. A justificativa é que isso iria “facilitar o atendimento dos clientes”.

A exigência peculiar chamou a atenção dos internautas, resultando em diversos comentários e debates em várias plataformas, como Facebook, Instagram e Twitter.

“1 em cada 3 mulheres pode se candidatar pra vaga então”, provocou uma internauta, referindo-se à prevalência de violência contra a mulher.

De acordo com informações do “Notícias ao Minuto”, alguns questionaram se a frase poderia ter sido mal interpretada e sugeriram que, na verdade, a intenção era buscar experiência com casos relacionados a relações abusivas, e não necessariamente de vivência pessoal.

OUTBACK TEM PERDAS E COGITA VENDA DE FILIAL NO BRASIL; ENTENDA O QUE ACONTECEU

A empresa norte-americana Bloomin’ Brands enfrentou um prejuízo considerável nos três primeiros meses deste ano

Foto: Reprodução / Divulgação

Diante desse cenário desafiador, a empresa, sediada na Flórida, anunciou aos acionistas sua intenção de vender seu principal empreendimento fora dos Estados Unidos: o Outback no Brasil.

A Bloomin’ Brands comunicou aos acionistas que está em processo de exploração e avaliação de alternativas estratégicas para seus negócios no Brasil, visando maximizar o valor para os investidores. Entre essas alternativas, está a possibilidade de venda das operações no país. Para conduzir esse processo, a empresa contratou o Bank of America Securities como consultor financeiro.

Embora o plano seja avançar com o processo de maneira oportuna, ainda não há um cronograma definido para sua conclusão. A decisão sobre o futuro das operações da Bloomin’ Brands no mercado brasileiro será baseada em uma avaliação cuidadosa das opções disponíveis.

LEIA MAIS: Ariana Grande revela que atuar em "Wicked" foi marcante

BEBÊ DE 4 MESES SOFRE COMA ALCOÓLICO APÓS BEBER VINHO NA MAMADEIRA

Um bebê de apenas quatro meses foi hospitalizado em estado grave na Itália após ingerir vinho branco em sua mamadeira, o que resultou em um coma alcoólico

Foto: Reprodução / Divulgação

A mãe da criança, inadvertidamente, teria confundido a bebida alcoólica com água ao preparar a mamadeira com leite em pó para seu filho. As informações foram reportadas pelo portal italiano "Fanpage.it".

LEIA MAIS: Coreia do Sul proíbe consumo e venda de carne de cachorro

Após a ingestão do vinho, o bebê foi levado às pressas para o hospital e desde então permanece internado na unidade de terapia intensiva (UTI) desde a última segunda-feira (29). Felizmente, houve uma melhora em seu estado de saúde, e ele foi extubado na última quinta-feira (02), segundo informações de uma agência de notícias italiana.

O incidente ocorreu porque a bebida alcoólica estava armazenada em uma garrafa escura, o que dificultou a identificação do conteúdo pela mãe da criança. Assim que percebeu que algo estava errado com seu filho, ela o levou imediatamente ao pronto-socorro. O bebê foi admitido em um hospital na cidade de Brindisi, localizada no sul do país.

Após sua chegada ao hospital, os médicos realizaram uma lavagem gástrica na criança e, posteriormente, ele foi transferido e intubado no hospital pediátrico Giovanni XXIII, em Bari. As autoridades de Brindisi foram informadas sobre o incidente, e uma investigação está em andamento para esclarecer os detalhes do ocorrido. Por enquanto, as autoridades tratam o incidente como um acidente doméstico.

LEIA TAMBÉM: Receita simples: como fazer pão de queijo com 4 ingredientes na airfryer





Pontos moeda