Entretenimento e Cultura

Vital 2024: ingressos começam a ser vendidos neste mês. Veja a data

Carnaval fora de época está marcado para agosto com mudanças na estrutura e atrações de peso

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória

Os ingressos para curtir o maior carnaval fora de época do Sudeste, o Vital, começam a ser vendidos no dia 7 de maio! Os valores serão divulgados em breve.

Leia também: Vital 2024: maior carnaval fora de época do Sudeste terá de Leo Santana a Di Propósito. Saiba tudo

O Vital completa 30 anos em 2024, e para relembrar tantos anos de folia e criar novas lembranças, o evento chega com novidades! A começar pela data: dias 16 e 17 de agosto.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da nossa comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Este ano o Vital chega mais cedo com uma programação repleta de atrações renomadas e muito axé. São esperadas 45 mil pessoas para comemorar os 30 anos de Vital com nomes que fizeram história na festa como Bell Marques, Durval Lelys, Tomate, Xanddy Harmonia e Leo Santana.

"São atrações que fazem parte da história do Vital, que deram muitas alegrias e marcaram momentos na vida de muitas pessoas. Cada um foi selecionado para trazer a energia das primeiras edições nos anos 1990, como Durval e Bell, a turma que reforçou a história do axé como Tomate e Xanddy, e a nova geração, que é o Leo", detalha Lilian Moussallem, uma das sócias do Vital.

Assim, na sexta-feira (16), a folia será garantida por Bell Marques e Leo Santana que puxam o Bloco do Vital. No sábado (17), é a vez de Durval Lelys, Tomate e Xanddy Harmonia arrastarem uma multidão atrás do trio elétrico. Os portões serão abertos às 20h e a animação é garantida até às 6h em cada dia.

O corredor da folia também estará mais bonito e tecnológico. Além do show pirotécnico que acontece todo ano, os jogos de luzes vão funcionar de forma eletrônica para deixar o sambódromo ainda mais ornamentado. 

"A gente vai ampliar os investimentos na questão de efeitos especiais, de led, tudo para ampliar a experiência e a empolgação das pessoas durante o evento", detalha Pablo Pacheco, também sócio na produção do maior carnaval fora de época da região Sudeste.

MUDANÇAS NOS CAMAROTES

A segunda novidade deste ano está nos camarotes. O Vital ouviu os foliões, reduzindo o número e aumentando a distância entre os espaços exclusivos, para que todos possam curtir suas atrações sem se incomodar com o som do camarote vizinho.

"Dois camarotes deixam de existir. Eles ficavam no fim do percurso do trio ocupando os dois lados da avenida. Agora, um lado fica livre e a avenida ganha mais espaço para melhor manobra e permanência do trio. Do outro lado, em que permanece a estrutura, é que está a grande novidade deste ano: o Camarote Pega no Cavaco! Este é um camarote dedicado aos amantes de pagode e pagodão baiano, tendo atrações como Psirico, Parangolé, Kamisa 10, Di Propósito, além de algumas das melhores bandas capixabas de pagode", adianta o sócio Pablo Pacheco.

Mas estes não serão os únicos ritmos do espaço. Dentro do Camarote Pega no Cavaco, teremos um espaço voltado para o público universitário. Com o nome de Muvuka, ele contará com atrações de funk capixaba. Os nomes que vão se apresentar neste local ainda estão sendo definidos pela produção.

Além desta mudança, os artistas do trio terão mais tempo de apresentação em todo o circuito, aumentando o tempo de festa para a galera do Bloco Vital e dos camarotes aproveitar melhor os shows de Durval, Xanddy e companhia.

Outra novidade está no Camarote Fervô. Ele sai do fim do circuito do trio e passa para um espaço interno do prédio de alvenaria, no Setor K, logo no início do corredor da folia. 

Além disso, o camarote terá um bloco exclusivo na sexta-feira (16). Chamado "E Ferveu", ele terá um show exclusivo da banda Babado Novo ao fim da passagem do Bloco do Vital, seguindo por todo o corredor da folia.

Na programação, o camarote Fervô ainda terá Carla Cristina (ex-As Meninas) e DJs renomados do Tomorrowland. "O que os clientes podem esperar é um camarote muito mais exclusivo, cheio de experiências e repaginado", comenta André Vale, sócio do camarote Fervô.

"No total, serão cinco camarotes comerciais: Na Vista, Pega no Cavaco, Fervô, Barlavento/Laje do Repique e o Muvuka. Vale lembrar que cada camarote contará com suas atrações exclusivas. Banda Eva, É o Tchan, Psirico, Timbalada, Parangolé, Di Proposito, Kamisa 10, Arca de Noé DJ Set, Suba Crew e Frazão são alguns nomes escalados para a alegria dos camarotes", destaca a sócia Giulia Moussallem.

As arquibancadas também continuam como espaço democrático para a população. Além da venda de ingressos, novamente haverá a distribuição de ingressos solidários para moradores do entorno. A ação será realizada pela Prefeitura de Vitória numa data mais próxima do Vital.

As vendas de ingressos para arquibancada, bloco e camarotes comerciais, incluindo os combos, começam na próxima terça-feira, dia 7 de maio, pela plataforma Blueticket e em pontos de venda físicos. Os valores e a data de entrega dos abadás serão divulgados nos próximos dias.

CAMAROTES EMPRESARIAIS

Se você quer juntar a turma e formar o seu espaço, também há opções. Os camarotes empresariais continuam ocupando o prédio de alvenaria. São 40 espaços que serão comercializados pelo telefone 27 99962-4352 (Mirna).

Os lounges para 15 pessoas vão mudar de posição neste ano. Agora, eles ficarão em frente a arquibancada maior, próximo dos camarotes Moqueca 027 e Barlavento/Laje do Repique. 

Além de ter vista privilegiada para os trios, os lounges vão contar com um sistema de som que vai transmitir os shows do camarote Na Vista para a turma curtir com conforto. As vendas deste espaço também serão pelo telefone 28 99989-0780 (Victor).

Quem também estará no Vital é o camarote empresarial Moqueca 027, que vai operar de maneira diferenciada (com atrações e consumo à parte do restante do Vital). Sua programação e valores devem ser divulgados em breve pelos empresários responsáveis.

ALIMENTAÇÃO

Os demais espaços comerciais vão repetir a fórmula do ano passado e a venda de comidas e bebidas será através da pulseira cashless. Trata-se de uma carteira digital ativada por um chip presente na peça. Esta será a única forma de venda durante o Vital para todos os setores, exceto arquibancada e camarotes empresariais.

O folião vai até um caixa ou atendente, efetua sua compra com um valor simbólico, que será revertido em água no fim do evento, e coloca créditos que poderão ser usados nos quatro pontos de venda da pista, nos camarotes e na praça de alimentação. 

Vale lembrar que elas podem ser adquiridas quando o folião for buscar seus abadás (já podendo incluir os créditos e não precisar levar dinheiro ou cartão para a folia) e no dia do evento.

Não é obrigatória a ativação da pulseira na entrega dos abadás, mas vale ressaltar que ela será a única forma de obter bebidas e comidas durante o Vital. Os valores que não forem consumidos podem ser obtidos de volta após o fim do evento no site da tiqueteira responsável

pelas pulseiras. Em caso de perda, o folião deve reportar em um dos caixas para realizar a reativação de um novo chip. Esta solicitação deve ser feita mediante a apresentação de um documento com foto.

Para os foliões dos camarotes Na Vista, Pega no Cavaco, Muvuka e do Bloco do Vital, há outra novidade: uma praça de alimentação. Nela, será possível encontrar opções de pizzas, hambúrgueres e outras opções gastronômicas, além de servir como ponto de encontro amplo.

"Teremos uma praça de alimentação muito mais ampla e mais confortável e um ponto de encontro onde o público dos camarotes Na Vista, Universitário, Pega no Cavaco e Bloco do Vital vão poder se encontrar e até seguir para o bloco juntos", explica Pablo.

SEGURANÇA E MOVIMENTAÇÃO FINANCEIRA

Sabendo que segurança é fundamental para tornar a festa ainda mais perfeita, a produção reforça o esquema de segurança privada e a parceria com as forças públicas para que o folião trafegue tranquilamente no Sambão do Povo e no seu entorno.

"Serão 400 seguranças contratados, além da parceria com os órgãos de segurança pública. Novamente teremos uma operação integrada com a Guarda Municipal de Vitória e as polícias Civil e Militar, que trabalharão com câmeras e ajuda da Inteligência da Polícia. Tudo para facilitar o trabalho de ronda e fiscalização no entorno do evento", destaca Pablo.

Todo esse esforço para os 30 anos do Vital deve movimentar a economia capixaba. Em 2023, o evento movimentou R$ 50 milhões em Vitória de forma direta, em sua realização, e indireta, com serviços como hotel, transportes e alimentação pela cidade. Foram mais de 20 mil pessoas por dia no sambódromo. A previsão deste ano é chegar aos R$ 60 milhões.

VITAL 2024 - 30 ANOS

QUANDO: 16 e 17 de agosto, no Sambódromo de Vitória

ATRAÇÕES

Bloco do Vital: Bell Marques e Leo Santana (sexta) / Durval Lelys, Xanddy Harmonia e Tomate (sábado)

Camarote Na Vista: É O Tchan, Arca de Noé e mais uma atração (sexta) / Banda Eva, Timbalada e Suba Crew (sábado)

Camarote Pega no Cavaco: "Kamisa 10, Pisirico, mais atração local (sexta) / Di Propósito, Parangolé, mais atração local (sábado)

Camarote Fervô: DJs internacionais e Babado Novo no bloco E Ferveu (sexta) / Carla Cristina e DJs internacionais (sábado)

Camarotes Muvuka, Barlavento/Laje do Repique e Moqueca 27: ainda vão divulgar as atrações

INGRESSOS

Vendas começam no dia 7 de maio, valores serão divulgados nos próximos dias PONTOS DE VENDA: site Blueticket.com.br, no Na Vista (apenas nos dias 7 e 8), Nuvem Sublimação (a partir do dia 9)