Entretenimento e Cultura

Dias dos Namorados: veja como vão funcionar os restaurantes da Grande Vitória

Por conta do mapa de risco, que classifica os municípios de acordo com o contágio para o novo coronavírus, algumas cidades não poderão ter estabelecimentos abertos durante a noite

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação/Pixabay

Jantar romântico no Dia dos Namorados - no próximo sábado (12)- não será uma opção para quem mora em cidades classificadas como risco alto para a covid-19. Na Grande Vitória, os municípios de Vila Velha e Fundão estão nesta lista, portanto os bares e restaurantes só poderão funcionar das 10h às 16h. 

Para o comerciante Luiz Pereira, que tem um restaurante na Praia da Costa, a restrição é um balde de água fria.

"A baixa nas vendas vai ser muito grande durante este período de risco alto. As pessoas vão ter a tendência de atravessar a ponte para ter um dia ou uma noite melhor em Vitória", lamentou o proprietário.

Cariacica, Vitória e Serra estão na lista das cidades em risco moderado e, por conta disso, poderão funcionar das 7h às 22h. Um restaurante da Capital preparou um cardápio especial para receber seus clientes. 

"Fizemos um prato especial para este dia, composto por 3 entradas, 3 sobremesas e 3 pratos especiais para a escolha dos nossos clientes", explicou Gabriel Martins, chefe de cozinha. 

Para a segurança dos casais, os restaurantes devem seguir todas as recomendações e protocolos para não ocorrer contágio da covid-19. O Sindibares orienta a população a procurar locais com o selo de "restaurante responsável". 

Além disso, o presidente do sindicato, Rodrigo Vervloet, lamenta as restrições para alguns restaurantes da Grande Vitória. 

"Claro que lamentamos as restrições de horários, isso acaba limitando nosso atendimento e nossa demanda. Com horários mais folgados poderíamos dividir toda essa procura."

 O município de Viana é o único da Grande Vitória na lista de risco baixo, segundo o mapa da Sesa. Por isso, não há restrições de funcionamento para bares  e restaurantes, mas todos os estabelecimentos devem manter os protocolos de segurança.

Fiscalização 

Para evitar o funcionamento de bares e restaurantes além do horário permitido, a Prefeitura de Cariacica vai realizar uma fiscalização integrada com a Polícia Civil, Militar e Corpo de Bombeiros. 

A Prefeitura da Serra não montou um esquema especial, mas vai seguir com a fiscalização de rotina feita pelos bairros da região.

A fiscalização no município de Vila Velha vai acontecer de maneira normal, caso algum estabelecimento descumpra a ordem de funcionamento será notificado e em questão de insistência após a notificação o estabelecimento será fechado. 

Pontos moeda