Entretenimento e Cultura

Esfriou? Veja receitas de caldo e sopa que podem ser feitas em casa

A sopa fit de cenoura com laranja é uma ótima opção por conter vitamina C da laranja e da cenoura, além de ser rico em sais minerais, como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E

Redação Folha Vitória

Redação Folha Vitória
Foto: Divulgação

Estamos na última semana do outono, que está sendo marcada com quedas de temperaturas em todo o Espírito Santo. Por conta dessas condições climáticas, nada melhor do que se aquecer com pratos quentinhos e que trazem sensação de conforto.

Amados por grande parte dos capixabas, os caldos, sopas e cremes possuem valores nutricionais que fazem bem à saúde. O chef de cozinha Jonathan Nery Erlaches, deu algumas receitas e dicas que podem ser feitas em casa. 

Entre elas, um caldo de inhame com carne moída, que possui valores nutricionais que levanta a imunidade. Para quem está com dengue, ele eleva as plaquetas, além de ser uma ótima opção para não pegar um resfriado.

1- Caldo de inhame com carne moída

Ingredientes:

600 gramas de inhame descascado

300 gramas de carne (músculo ) moído

1 colher de sopa de manteiga

1 dente de alho picado

½ cebola picada

1 litro de água

2 colheres de sopa de molho inglês

1 colher de sopa de azeite de oliva

cheiro verde picado (a gosto)

sal e pimenta do reino (a gosto) açafrão (a gosto)

Modo de preparo :

Aqueça a manteiga numa panela média e refogue a cebola e o alho, adicione o inhame cortado em pedaços médios, acrescente 1 litro de água quente e tempere com sal, pimenta do reino e açafrão. Deixe cozinhar em fogo médio por aproximadamente 12 minutos ou até o inhame amolecer. Depois bata no liquidificador.

Tempere a carne moída com sal, pimenta do reino e molho inglês e, em seguida, refogue-a numa panela com azeite de oliva, até dourar. Quando a carne já estiver dourada, acrescente o creme de inhame batido no liquidificador, misturando bem. Ajuste o tempero, finalize com cebolinha verde picada.

Dica: Se quiser, substitua o alho comum pelo alho poró em rodelas finas.

Dica: Espere amornar um pouco para bater tudo (incluindo a água do cozimento) no liquidificador.


2 - Sopa fit de cenoura com laranja

Ótima opção de sopa, pois tem vitamina C da laranja e da cenoura, rico em sais minerais, como ferro e cálcio, vitaminas K, A, C, E, do complexo.

Ingredientes :

2 cenoura grandes cortadas com casca grosseiramente

 1 unidade de cebola em cubos

1/2 colher alho 

 2 colheres azeite

1 litro de água ou caldo de legumes se tiver 

Tomilho

Sal e pimenta a gosto

 1/2 colher de sopa de Gengibre ralado

Modo de preparo:

Em uma panela coloque o azeite, mas não deixe esquentar muito. Adicione a cenoura com casca cortada grosseiramente , dê uma refogada, depois adicione a cebola, o gengibre, o suco da laranja e complete com 1 litro de água. Desfolhe o tomilho , ajuste com sal e pimenta deixe cozinhar por 20 minutos. Espere esfriar um pouco e bata no liquidificador.

Dica: Se tiver pães integrais, é só cortar em cubos e levar ao forno com azeite e orégano por 10 minutos, será um bom acampamento para adicionar por cima da sopa.


3- Creme de Abóbora 

Ingredientes :

1/2kg abóbora picada

1 maçã sem casca e sem semente picada

1 cebola média picada

1 dente de alho

sal a gosto

1 colher (chá) açúcar

1 colher (de sobremesa) de curry

2 colheres de leite de coco

1 colher de Coentro 

Pimenta dedo de moça ou tabasco opcional

Modo de preparo :

Na panela grande, colocar todos os ingredientes, dar uma boa refogada e cobrir com água deixando cozinhar por 25 minutos, até sentir a abóbora macia. Após estar bem cozido, bater no liquidificador. Por fim, aquecer na panela e ajustar o tempero.

Dica: o leite de coco dará uma cremosidade a mais, nesse creme, e o coentro um frescor. 

.

Pontos moeda