Festival internacional de dança acontece no Parque Cultural Casa do Governador neste domingo
Os portões do Parque estarão abertos às 9 horas para o público em geral e às 8 horas para os ciclistas, com entrada permitida até o meio-dia
Os fãs de dança contemporânea têm uma agenda imperdível no próximo domingo (30).
O Parque Cultural Casa do Governador, na Praia da Costa, Vila Velha, recebe a 22ª edição do Festival Dança em Trânsito, evento que reúne grupos de dança contemporânea de diversos países, com o objetivo de democratizar a dança em todo o mundo.
>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!
No mesmo dia, haverá um encontro de ciclistas organizado pela Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), no qual será exibido um documentário sobre a reforma da Terceira Ponte e a construção da Ciclovia da Vida “Detinha Son”.
Os portões do Parque estarão abertos às 9 horas para o público em geral e às 8 horas para os ciclistas, com entrada permitida até o meio-dia.
Leia também: Festival internacional de dança contemporânea chega ao ES
Ao todo, serão disponibilizados 2 mil ingressos gratuitos na plataforma Sympla, a partir do meio-dia desta terça-feira (25), limitados a duas unidades por CPF.
Clique aqui e garanta o seu ingresso – lembrando que é necessário ter uma conta cadastrada na plataforma Sympla. Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso.
Dança em Trânsito
Criado há 22 anos, o Festival Dança em Trânsito tem o objetivo de promover um intenso intercâmbio entre artistas e companhias do Brasil e do exterior, percorrendo desde as grandes cidades até pequenas localidades no interior do Brasil, em teatros ou espaços públicos.
Ao todo, 31 companhias e artistas de mais de dez países ocupam palcos e espaços públicos de dez capitais brasileiras e 23 outras cidades com espetáculos e uma série de ações para a difusão e a democratização da dança, que incluem residências de criação e de intercâmbio profissional com criação e circulação; intercâmbios e valorização do folclore e cultura brasileira; workshops com criação; formação e geração de emprego para professores multiplicadores; rodas de conversa e oficinas pontuais.
Participam da edição capixaba do Festival Dança em Trânsito companhias e artistas, como Clémentine & Lisard, da Espanha; TF Cia de Dança, de São Paulo; Grupo Tápias e Márcio Jahú, do Rio de Janeiro, entre outros.
Encontro de Ciclistas
Como parte do evento, a partir das 8 horas, o Parque Cultural Casa do Governador abre as portas para o 1º Encontro de Ciclistas, um evento coordenado pela Semobi. O encontro promete reunir apaixonados pelo pedal em um dia de diversas atividades e cultura.
O destaque será a exibição do documentário sobre a concepção e execução das obras de ampliação da Terceira Ponte e a implantação da Ciclovia da Vida "Detinha Son". A partir das 08h, os participantes terão acesso ao parque e é necessário garantir seu ingresso na plataforma Sympla.
A Ciclovia da Vida tem desempenhado um papel crucial na mobilidade urbana, oferecendo uma alternativa segura e sustentável para a população.
Considerada um marco de transformação urbana, não apenas zerou o número de suicídios na Terceira Ponte, mas também se tornou uma alternativa sustentável para a mobilidade urbana. Essa rota ciclística promove um estilo de vida mais saudável e ativo, além de ser uma atração turística significativa.
A obra, que incluiu o alargamento da ponte e a adição de uma faixa por sentido, melhorou o fluxo de trânsito entre Vitória e Vila Velha, facilitando a conexão entre essas duas cidades. O encontro de ciclistas celebra essas conquistas e destaca a importância da infraestrutura cicloviária na construção do trânsito mais humano.
Esculturas
Além das atrações do Festival Parque Aberto, o público poderá conhecer também as 15 novas obras artísticas recém-lançadas no local.
Divididas em esculturas, instalações e projetos de intervenção, as produções foram realizadas por 17 artistas do Espírito Santo, de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. São trabalhos resultantes do edital lançado em 2023, para selecionar propostas artísticas visando às exposições permanentes e temporárias do parque.
Além de se adaptarem à área externa natural do parque, totalizando 26 obras, as produções se correlacionam e difundem trabalhos de artistas locais e nacionais, contribuindo para os campos das artes visuais, do meio ambiente e da tecnologia.
O parque
Instalado na Residência Oficial do Governo do Estado, o parque foi inaugurado em maio de 2022, como um espaço destinado ao público interessado na produção cultural local, tornando-se ainda a maior galeria de arte ao ar livre do Espírito Santo – que reúne hoje 26 obras de arte permanentes e temporárias, entre esculturas, instalações e site-specifics.
Ocupando uma área de 93 mil metros quadrados, o Parque Cultural Casa do Governador tem sua infraestrutura compartilhada pelas secretarias da Cultura (Secult) e do Governo (SEG). Aberto à visitação gratuita, o espaço propõe um diálogo entre arte contemporânea e natureza, segundo três eixos temáticos: ambiental, histórico e artístico.
Dica
Leve cadeiras ou cangas para uso durante o evento.
Regras do parque
Para garantir conforto e segurança aos visitantes, bem como preservar o local, conheça as regras do evento no Parque Cultural Casa do Governador:
Não há estacionamento no parque. Quem for de carro pode estacionar gratuitamente na garagem do Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes), próximo ao parque;
Crianças com menos de 12 anos não precisam de ingresso;
A entrada no parque será permitida até as 12 horas;
A permanência no parque será até as 13 horas (encerramento do evento);
O local disponibilizará food trucks com comidas e bebidas para venda.
É proibido retirar plantas do parque;
É proibido fumar no local;
É proibido entrar com bebidas alcoólicas;
Não é permitido usar área da praia;
É permitido entrar com cães, desde que devidamente na coleira;
É permitido entrar com bicicleta, mas não pode pedalar dentro do parque;
Não é permitido entrar de biquíni e sunga de praia.
Festival Parque Aberto
Atrações: Festival Dança em Trânsito
Data: domingo (30)
Hora: a partir das 9h
Local: Parque Cultural Casa do Governador, Rua Santa Luzia, Praia da Costa, Vila Velha
Entrada gratuita, mediante retirada de ingressos na plataforma Sympla.
Programação:
10h – Casa do Governador – área externa – Grupo Tápias (Rio de Janeiro, RJ) Coreografia/Performance: PORTÁTIL 30 min
11h – Casa do Governador – área externa – T.F. Cia de Dança (São Paulo, SP) Coreografia/Performance: RASTRO 20 min
11h30 – Casa do Governador – palco – Clémentine & Lisard (Barcelona, Espanha) Coreografia/Performance: SCOTOMA 23 min
12h – Casa do Governador – palco – Marcio Jahú (Rio de Janeiro, RJ)
A 22ª edição do Festival Dança em Trânsito é apresentada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, e conta com patrocínio master do Instituto Cultural Vale e patrocínio da Volkswagen Caminhões e Ônibus e Engie Brasil Energia.