Entretenimento e Cultura

Fim de uma era: bar mais antigo da Rua da Lama vai mudar de dono após 40 anos

O "Cochicho da Penha", conhecido pela coxinha de frango com queijo e música ao vivo, é comandado por Dona Conceição e Seu Geraldo, que decidiram vender o local

Cauã Vieira *Estagiário

Redação Folha Vitória
Foto: João Philippe

O bar "Cochicho da Penha", o mais antigo da Rua da Lama, em Jardim da Penha, Vitória, foi vendido após 40 anos de funcionamento.

Funcionando desde 1983, o bar é um sucesso principalmente entre universitários e foi palco de várias apresentações do cantor Sérgio Sampaio na década de 90.

O bar também é conhecido por sua coxinha de frango com queijo e por não aceitar cartão como forma de pagamento (só começou a aceitar em 2018).

O bar também é conhecido por sua música ao vivo e pelos únicos estilos musicais tocados: MPB, Jazz, Blues e Rock. 

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe da comunidade no WhatsApp ou entre no nosso canal do Telegram!

Os donos do local, Dona Conceição e Seu Geraldo, como são conhecidos pelos clientes, trabalham de segunda a sábado, das 18h as 2h, desde a abertura do estabelecimento.

E é o próprio Seu Geraldo que explica que o local ficará sobre administração do casal somente até o dia 15 de julho.

Em entrevista ao Folha Vitória, ele contou sobre a venda e seu sentimento após tantos anos de dedicação ao bar. 

"Ao contrário do que algumas pessoas estão falando, o bar não está sendo fechado, mas sim vendido. Estamos cansados, são 40 anos trabalhando e não aguentamos mais. Estou com 80 anos e trabalhamos aqui por 40. O sentimento é de muita tristeza, quase arrependimento, por vender o bar", contou o dono do Cochicho da Penha.

Seu Geraldo também contou que viu famílias se formando e filhos crescendo durante todos esses anos.

"Eu vi pais com seus filhos e depois os filhos com a idade dos pais. Realmente, esse lugar tem uma história gigantesca. Vivemos uma vida inteira aqui", completou.

Garçom há 20 anos se emociona

O "Cochicho da Penha" também possui outra figura histórica e querida pelos frequentadores do local. Seu Cerqueira, garçom que está há 20 anos no bar, disse que sente como se estivesse "perdendo uma família".

"O bar foi vendido e não sei se vou continuar, tudo vai depender da nova administração. Estou muito triste, muito mesmo. Sinto que estou perdendo uma família, conheci muitas pessoas nesse lugar. São um total de 20 anos trabalhando, não tem como não ficar triste", contou Cerqueira.

Alguns amantes do bar ainda estão com dúvidas sobre a venda. Perguntas como "a coxinha vai continuar?" e "o estilo musical do bar vai mudar?" são comuns entre os frequentadores. 

LEIA TAMBÉM: Jojo Todynho sofre tentativa de assalto em Paris

Um dos frequentadores assíduos do "Cochicho da Penha" é o vocalista da banda capixaba "The Windows", Alessandro Chakal. Ele contou que espera que o estilo musical do bar seja mantido. 

"Espero que o bar mantenha a qualidade musical. Certamente a comunidade e as tribos que sempre frequentaram o local nestas quatro décadas vão pressionar o estabelecimento a manter o nível musical", contou Alessandro.

LEIA TAMBÉM: Tony Ramos volta a atuar após internação e duas cirurgias

*Texto sob supervisão da editora Elisa Rangel

Pontos moeda