Entretenimento e Cultura

“Giro do Tagliatelle” e muitas delícias italianas na Festa do Imigrante em Santa Teresa

Um dos pontos altos é o “Giro Delle Tagliatelle”, que acontecerá no sábado e no domingo (com cinco rodadas)

Thamiris Guidoni

Redação Folha Vitória
Foto: Marcelo Pitta

A Festa do Imigrante Italiano de Santa Teresa, que marca os 150 anos da imigração italiana na primeira colônia de italianos do Brasil, acontece desta sexta (21) a domngo (23)

A estrutura está montada no Parque de Exposições e abre às 18 horas na sexta. Já no sábado e domingo, a festa começa às 10 horas.

>> Quer receber nossas notícias de Entretenimento 100% gratuitas? Participe do nosso canal do Telegram!

Um dos pontos altos é o “Giro Delle Tagliatelle”, que acontecerá no sábado e no domingo (com cinco rodadas). 

O tagliatelle é uma massa tradicional, de corte longo e reto, semelhante ao fettuccine, porém com maior comprimento. Preparado com todo carinho pelas “nonnas” do Circolo Trentino di Santa Teresa, a massa é colocada num caldeirão de um metro de altura. 

Leia também: Amado Batista, Barões da Pisadinha, Alemão do Forró e muito mais para curtir em Cariacica

Depois de ser fervido, o tagliatelle é “tombado” no molho - semelhante ao que acontece com a polenta em outros festejos. As porções serão vendidas a R$ 20 - e as verbas destinadas ao Circolo.

Casa de Massas, Santa Nona, Circolo Trentino e Costelitos também vão servir muitas delícias.

Foto: Marcelo Pitta

Cervejas da região, como Teresense e Três Santas, também estão confirmadas com bebidas artesanais na praça de alimentação, junto da Else, primeira cervejaria capixaba a obter registro no Ministério da Agricultura.

Destaque também para o vinho, com rótulos da região. Santa Teresa é a cidade que mais produz vinhos, espumantes e sucos de uva no Estado. 

De acordo com uma nota do governo federal, o município de 22,8 mil habitantes responde por cerca de metade da produção de todo o Espírito Santo. E houveram premiações recentes de vinhos feitos ali.

MÚSICA

O público também contará com shows. A entrada é gratuita. 

Na sexta-feira, às 19h30, acontece a solenidade de abertura da Festa do Imigrante, seguida por um concerto com a Banda da Polícia Militar do ES - com participação do tenor Eduardo Santa Clara. Às 22 horas, tem show com Luiz Paullo Forrozão e às 23h30, Leo Lima.

No sábado, a partir das 19 horas, tem show com Toni Boni e banda. Às 20h30 se apresenta o grupo de dança infantil e grupo folklorístico do Circolo Trentino. Às 21 horas, show com Ferrari e Banda. E às 23 horas, show com Os Carreteiros.

No domingo, a partir de meio-dia, o público poderá curtir o som da Banda Brasitália. Na sequência, os grupos folclóricos Piccolo Pavone - de Vila Pavão - e Granello Giallo - de Venda Nova do Imigrante se apresentam.

Às 16 horas acontece um ação solidária com prêmios que chegam a uma moto zero quilômetro e às 16h30 Michelle Freira sobe ao palco.


Pontos moeda